sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

A história do judô na Índia e como ele foi popularizado

Judoca indiano Avtar Singh 

Uma forma de arte marcial moderna, o judô foi apresentado ao mundo por um homem chamado Jigoro Kano, do Japão, no início da década de 1880. 
Acredita-se que tenha se originado de outra arte marcial japonesa, o JuJutsu, o Judô, desde então, evoluiu como um esporte de combate e também é uma característica regular dos Jogos Olímpicos desde os Jogos de Tóquio em 1964. 

Com o foco principal no grappling e wrestling, o judô também era conhecido como Kanō Jiu-Jitsu antes de ser introduzido nas Olimpíadas. A pessoa que pratica judô é chamada de 'judoca', e a vestimenta usada durante a prática é chamada de 'judogi'.

História do Judô na Índia

A história do judô na Índia é muito vaga e em grande parte não documentada. Quando você se senta para dar uma olhada adequada na origem desta arte marcial japonesa na Índia, as informações disponíveis na Internet são bastante contraditórias. 

Embora uma grande parte do povo acredite que o judô tenha se originado na Índia durante o ano de 1929, certas evidências indicam que o esporte também era praticado na Índia antes de 1929. 

Seja qual for o caso, nos tempos modernos, o crédito pela popularização da arte marcial do judô na Índia vai para o lendário poeta Rabindranath Tagore. Sim, o poeta que escreveu o hino nacional indiano é creditado pelo judô na Índia. 


Extremamente inspirado por Jigoro Kano - o fundador do judô, Tagore convidou um treinador de judô chamado Takagaki para demonstrar o esporte em seu ashram, Shantiniketan, durante 1929. Embora se acredite que este seja o início do judô na Índia, também há peças da evidência de um certo Sr. AFS Barodawala ter alcançado a faixa preta no esporte em 1930 após aprender com uma dupla japonesa que costumava ficar em Mumbai naquela época. 

Mas, os registros oficiais do Kodokan - a sede mundial do judô, dão crédito a Shri. Deshpande foi o primeiro indiano a obter a faixa preta de judô no ano de 1932.   

Embora essas sejam algumas informações altamente contraditórias sobre a origem do judô na Índia, a primeira federação nacional para o esporte foi certamente criada no ano de 1965.

Fundada em 1965, a Federação de Judô da Índia levou a arte marcial a um crescimento mais rápido e a novas alturas no país. A Federação Internacional de Judô reconheceu a federação indiana no mesmo ano e o primeiro torneio nacional do esporte foi realizado na Índia durante o ano seguinte, em 1966.

A Índia participou de seu primeiro evento internacional de judô durante os Jogos Asiáticos de Seul em 1986 e conquistou três medalhas de bronze para encerrar uma campanha de sucesso no esporte. O que se deve notar aqui é o fato de que esta foi a primeira vez que o judô foi jogado nos Jogos Asiáticos. A Índia competiu no judô nas Olimpíadas pela primeira vez durante os Jogos de Barcelona de 1992 e, desde então, competiu no esporte em todas as edições do evento quadrienal. 

Por: The Bridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada