quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Holandês Tsjakadoea sobe no ranking após sucesso no Masters de Doha


Os holandeses têm 15 atletas qualificados para as Olimpíadas de Tóquio, alguns ainda lutando por uma vaga contra seus companheiros, mas um nome já está garantido na lista: Tornike Tsjakadoea. 

Não é um nome holandês típico, os pais de Tsjakadoea se mudaram para a Holanda há 26 anos da Geórgia, o que não era incomum na época. Ele mora lá com três irmãs e um irmão mais novo, que também se interessa por judô.  

Começando com apenas cinco anos, veio com naturalidade e, apesar de ser ativo também no futebol, o judô acabou vencendo. Parece quase inevitável, com a herança georgiana, que o judô tenha um lugar tão profundo visto que o esporte é tão popular no país, com alguns dos atletas mais fortes do mundo. No início, sem dúvida, foi incentivado pelo pai, pois também foi judoca quando mais jovem. 

O lado georgiano influenciou, Tsjakadoea até viaja uma vez por ano para o alto nível de prática, para visitar a família e não esquece de falar da comida incrível. 

Com a aproximação das Olimpíadas de Tóquio, olhamos para trás, para esse ciclo e para onde Tsjakadoea esteve durante as últimas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Na verdade, ele estava ganhando o título europeu júnior em Málaga.

"As Olimpíadas sempre foram um sonho para mim, então em 2016 eu sabia que 2020 era o verdadeiro objetivo a ser perseguido e sabia que seria um caminho muito difícil, mas agora estou no caminho certo."


O impacto neste difícil caminho foi seu comprometimento com o esporte e no início ele lutou para encontrar motivação, mas assim que seu treinamento começou a dar frutos e os resultados vieram, tudo mudou. A primeira grande conquista de Tsjakadoea veio em 2018 com um ouro no Grande Prêmio de Cancún. Embora ele tenha provado seu valor no circuito europeu com várias medalhas no Aberto da Europa, foi o primeiro passo importante para ele no IJF World Tour. 

"Sim, em 2018 ganhei minha primeira medalha no tour mundial da IJF. Acho que porque levei minha carreira mais a sério do que antes, minhas ações mudaram. Antes disso, eu era um pouco preguiçoso e às vezes pulava o treinamento por causa da manhã porque eu não queria sair da cama. Agora, também não quero sair da cama, mas sei que tenho um trabalho a fazer em Tóquio! "

Desde que o bloqueio foi aplicado no ano passado, não tem sido uma tarefa fácil para muitos atletas, a preparação parece completamente diferente do normal. O centro nacional de treinamento em Papendal foi fechado nos primeiros meses e deixou alguns atletas no limbo, alterando drasticamente suas rotinas diárias. Em seguida, a FIJ anunciou que haveria um Grand Slam em Budapeste. 

“Teve um judoca aposentado que nos ajudou, estávamos com um grupo pequeno, ele tinha alguns suprimentos de força e condicionamento para treinar, então fizemos isso por alguns meses antes de podermos voltar ao tatame. O tempo era um pouco estranho para mim. Além disso, devido às regras do coronavírus, era muito diferente.  "

O Grand Slam de Budapeste e o Campeonato Europeu não saíram como planejado para Tsjakadoea, mas como muitos, ainda estava em processo de retorno à 'normalidade' e vimos muitas surpresas, a prova de que a competição é um elemento obrigatório de preparação. Para muitos destes e a falta de torneios impactaram nas performances. Particularmente no Europeu, essa derrota foi difícil por se tratar de uma partida muito tática.

"É judô, e com judô tudo pode acontecer. Claro, às vezes depende de como você perde uma luta. Mas você só aprende com situações como essa, então pode colocar melhor na próxima competição."

Ele foi capaz de deixar isso para trás e realmente teve um desempenho brilhante durante o evento Masters em Doha. Conseguir o bronze foi uma grande conquista e um marcador para sugerir que ele está de volta ao jogo e que tudo está acontecendo normalmente. Ainda existem alguns eventos no horizonte antes dos Jogos, incluindo um Campeonato Europeu e Mundial, esperamos ver os holandeses novamente em sua melhor forma. 

"A equipe holandesa está muito entusiasmada. Temos uma grande equipe e estou muito orgulhoso por fazer parte desta equipe!"

Por: JudoNoticias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada