sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Judoca canadense Kelita Zupancic, grávida, se aposenta


Depois de representar o Canadá por doze anos no palco internacional do judô, Kelita Zupancic se aposentou de sua carreira atlética. Embora a decisão não tenha sido fácil, Zupancic tem muitos projetos novos e empolgantes pela frente no próximo capítulo de sua vida. Recentemente, Sally Conway e Alice Schlesinger se aposentaram, assim como as decisões do ano passado de Ami Kondo, Kathrin Unterwurzacher, Riki Nakaya, Dirk van Tichelt, Laura Vargas Koch entre outros.

Sua aposentadoria oficial ocorreu no dia 1º de setembro, data prevista para o retorno aos treinos em preparação para um eventual retorno às competições de judô.

“Foi de partir o coração! Venho fazendo isso em tempo integral há 12 anos, mas estava ficando cada vez mais difícil no meu corpo. Amo o judô tanto quanto sempre, mas não me sentia mais tão apaixonada por ele. Era hora de seguir em frente e abrir caminho para a próxima geração”, explicou ela.

Travis e Kelita aguardam a chegada da primeira filha do casal
Reprodução mídia social de Kelita Zupancic

Apesar de sua decisão de partir o coração, a judoca de North York teve muitas notícias felizes para compartilhar no ano passado. No verão passado, ela se casou com seu parceiro de longa data, o judoca americano Travis Stevens, e o casal encantado agora está esperando um bebê - uma menina que nascerá em julho. “Travis e eu estamos prontos há um tempo e estamos muito animados por estarmos juntos nesta nova aventura. É um sonho tornado realidade para nós dois. ”

Zupancic pratica judô desde os cinco anos de idade e esperava disputar sua terceira Olimpíada em 2020. No entanto, o adiamento dos Jogos e a eclosão da pandemia COVID-19 a levaram a alterar suas prioridades. Ao longo de sua carreira, a ontariana deixou sua marca no mundo do judô: Duas Olimpíadas (Londres 2012 e Rio 2016), onde se classificou em nono e sétimo respectivamente na categoria até 70kg; cinco Campeonatos Mundiais da FIJ, com uma melhor sétima colocação pessoal em 2014; e um total combinado de 24 medalhas de Grand Slam e Grand Prix internacionais.

Carreira de sucesso

Zupancic também teve grande sucesso nos inúmeros Campeonatos Pan-americanos que participou, ganhando um total de sete medalhas, incluindo ouro em 2010, 2013 e 2015. Também em 2015, ela foi coroada campeã diante da multidão da cidade natal Toronto nos Jogos Pan-americanos .

“Sinto-me muito realizada como atleta e tenho orgulho da minha carreira! Pude perseguir minha paixão por muitos anos e realizar meus sonhos esportivos. Tive muita sorte e estou feliz por encerrar minha carreira com uma nota positiva ”, disse ela, com um tremor em sua voz.

E a cereja do bolo: Zupancic conheceu o “amor da vida dela”, Travis Stevens, por meio do judô. Os dois judocas se conheceram em uma competição logo após as Olimpíadas de Londres e estão juntos desde então. “O judô realmente me deu muito, inclusive meu parceiro maravilhoso. Me sinto muito realizada e não poderia pedir mais ”, disse ela.

Nunca longe do dojo

Apesar de ter se aposentado como atleta, Zupancic insiste que ela ficará perto dos tatames. Além de buscar sua nova carreira de treinadora, ela continuará promovendo o esporte no Canadá e nos Estados Unidos junto com Stevens, que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas do Rio.

Frequentemente acompanhada por seus cães Trapper e Snow, todos os dias Zupancic vai ao dojo de Boston, onde ela e Stevens são membros há alguns anos, para ensinar seu esporte favorito para a próxima geração de judocas.

Por: JudoInside

Foto: Gabriela Sabau / Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada