sábado, 6 de fevereiro de 2021

França: Intercâmbio amistoso entre o Judo Clube de Gamaches e Judô Messias de São Paulo, Brasil


Para manter o vínculo com seus membros, e abri-los um pouco mais para o mundo, o Judo Clube de Gamaches decidiu montar, em 2021, um intercâmbio amistoso com o Brasil, através da Associação de Judô Messias, que completou 72 anos de existência em 02 de fevereiro.

Julien Destoop, presidente do Judo Clube de Gamaches, no Somme, e Adrien Tueur, professor, estão em contato desde janeiro de 2021 com um clube de São Paulo, Brasil, para realizar um intercâmbio amistoso. 

“O projeto nasceu durante o segundo confinamento”, explica o professor Adrien Tueur , “estávamos em busca de ideias com o presidente para impulsionar um pouco o clube”.

Tudo começou aleatoriamente de uma discussão

E foi por acaso que surgiu o projeto Brasil. “Tive uma conversa inócua com um dos meus vizinhos em Amiens”, lembra o professor. “O nome dele é Jean-Pierre Dupontreué e ele faz judô. Gosta de viajar, tem família e contatos no Brasil ”.

Por meio dele, Adrien Tueur e o presidente Julien Destoop entram em contato com Mauricio Neves, professor do Judo Clube Messias, em São Paulo . O desejo deles: estabelecer uma troca amigável.

Para isso, cada um dos dois clubes listou seus alunos, por faixa etária, para então colocar um jovem francês em contato com um jovem brasileiro.

Posteriormente, também estão previstas vídeo aulas de judô . A única dificuldade é determinar um horário adequado a todos, sendo a diferença de tempo entre a França e o Brasil de quatro horas.

Reuniões reais?

Com o objetivo de o intercâmbio ser acima de tudo amistoso, o clube Gamaches prevê a entrega de camisetas com sua efígie acompanhadas de desenhos e cartas das crianças ao clube paulista. É o vizinho do professor Adrien Tueur, que em breve irá ao Brasil, que vai oferecer esses presentes. “Ele vai voltar com mais ou menos a mesma coisa nas malas”, acrescenta o professor do Gamachois. Depois, depois do Covid-19, “o objetivo final é que os brasileiros venham para a França”, para um encontro real. Por outro lado, não se considera o inverso, por ser “difícil de montar e muito caro”.

Descoberta cultural e enriquecimento

Adrien Tueur explica: "É principalmente para crianças que fazemos isso".

Intercambiar, conhecer outra cultura, aprender mais sobre o Brasil, ter a mente aberta, abrir-se um pouco mais para o mundo ... Isso só pode ser enriquecedor, disse Adrien Killer

Será também uma oportunidade para os jovens trabalharem o inglês , usado pelos dois clubes para conversar (a língua nacional no Brasil é o português).

“Essa troca serve para agregar valores, já aplicados aqui, como a abertura e a tolerância”, destaca Julien Destoop. “É também uma experiência nova e humana para os jovens”, acrescenta Adrien Tueur.

Atualmente, apesar da crise de saúde, o Judo Clube de Gamaches está vendo seu número de associados aumentar. “Faz sete anos que nunca tivemos tantos”, insistem o presidente e o professor. Ao longo da temporada 2020-2021, eles são quase 70 licenciados.

Por: Blandine Thoreux -  L´éclaireur - França


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada