quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

FIJ: All Japan Judo Championship - Tradicionalmente Emocionante


Para todos os entusiastas do judô e não apenas os japoneses, o All Japan Judo Championship for Men and Women é imperdível no calendário.

Tradicionalmente o evento acontece no Budokan durante um período de descanso em meio ao Circuito Mundial de Judô (abril), mas este ano o evento foi realizado no final da temporada (26 a 27 de dezembro) a portas fechadas, no Kodokan. Mesmo assim, a competição atraiu muitos torcedores, duas semanas após a já lendária partida pela seleção olímpica de -66kg, entre Hifumi Abe e Joshiro Maruyama.

Depois de longos meses de inatividade dos melhores atletas do país, podíamos temer que o nível ficasse um degrau abaixo do que estamos acostumados, mas não foi assim e a competição atingiu um nível geral muito bom.

O Campeonato Japonês Masculino, 'Zen Nihon', foi realizado pela primeira vez em 1948, quando o Campeonato Japonês Feminino de Judô 'Kougouhai' foi realizado pela primeira vez em 1986.

Até agora é o atual presidente da AJJF e do NOC japonês, o lendário Yasuhiro YAMASHITA, que mais títulos conquistou, com 9 medalhas de ouro consecutivas entre 1977 e 1985. No feminino, no topo do ranking de medalhas, está Maki TSUKADA, também com 9 títulos consecutivos, entre 2002 e 2010.

O vencedor mais jovem foi Noriko ANNO, de apenas 16 anos e 11 meses, em 1993.

O Campeonato Japonês de Judô 'Zen Nihon' e o Campeonato Japonês Feminino de Judô 'Kougouhai' é uma competição nacional de judô com apenas uma categoria: absoluto. Antes que o judô ganhasse amplo reconhecimento internacional como esporte olímpico, as competições eram organizadas sem categorias de peso. Assim, essas duas competições mantêm a tradição do absoluto. O judoca japonês considera esta competição um dos três maiores títulos, junto com o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos. O judoca ganha o direito de participar da competição ao se classificar por meio de suas respectivas eliminatórias regionais de peso aberto.

Dado o formato da competição, fica sempre curioso para saber se pesos mais leves podem interferir na hierarquia dos pesos pesados. Este foi o caso várias vezes e até o momento os homens mais leves a ganhar o Zen Nihon foram medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964 (-80kg), Isao OKANO (1967, 1969) e o medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 (-80kg) Isao Sekine SHINOBU (1972). Já no feminino, a campeã mais leve foi em 1986, Kaori HACHINOHE (-61kg).

Por último, mas não menos importante em nossos destaques estatísticos, está Yasuyuki MUNETA, que participou 13 vezes do evento entre 1999 e 2013.

Aproveite o show da edição 2020 do evento:

Todos os homens do campeonato japonês - 'Zen Nihon'


Campeonato Japonês Feminino 'Kougouhai'


Ambos os vídeos estão atualmente definidos como estreias, prontos para ir ao ar em 12 de fevereiro.

A produção deste vídeo foi apoiada pelo programa SPORT FOR TOMORROW. É uma contribuição internacional por meio de iniciativas esportivas, lideradas pelo governo japonês, que promove o esporte para mais de 10 milhões de pessoas em mais de 100 países, o que levou a Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão. Seu objetivo é transmitir os valores do esporte e promover o movimento olímpico e paralímpico para pessoas de todas as gerações, em todo o mundo.

Filme SPORT FOR TOMORROW: CLIQUE AQUI

Página inicial: CLIQUE AQUI

Atividades de Budo do Esporte para o Amanhã: CLIQUE AQUI

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada