segunda-feira, 7 de junho de 2021

Russo é ouro e ouve música de Tchaikovsky no pódio do Mundial de judô


Campeão mundial do peso ligeiro (60kg), neste domingo, no Mundial de judô, o russo Yago Abuladze ouviu, do topo do pódio, o concerto para piano e orquestra nº 1, de Tchaikovsky, em vez do hino de seu país. Por causa do escândalo de doping desencadeado depois das Olimpíadas de Inverno em Sochi 2014, no país, atletas russos não podem competir sob a bandeira da Rússia. Nas Olimpíadas de Tóquio, a delegação competirá sob o nome de ROC, um acrônimo para o Comitê Olímpico Russo.

A música de Pyotr Tchaikovsky (1840-1893) foi um pedido do comitê do país, acatado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Apesar do banimento ao país, atletas russos que se enquadrarem em critérios de lisura poderão participar da competição como esportistas neutros.

A peça de Tchaikovsky já foi utilizada anteriormente em uma edição dos Jogos Olímpicos. Em Moscou 1980, ela era executada durante o revezamento da tocha.

O compositor foi o primeiro russo a ser reconhecido internacionalmente e atuou como regente em apresentações nos Estados Unidos e em outros países da Europa. O concerto para piano e orquestra nº 1 foi escrito por Tchaikovsky de novembro de 1874 a fevereiro de 1875. A estreia foi em Boston, em 25 de outubro de 1875.

Escândalo russo
De acordo com a Corte Arbitral do Esporte, as autoridades russas adulteraram um banco de dados do laboratório de testes de Moscou antes de entregá-lo aos investigadores da Wada, a Agência Mundial Antidoping, no ano passado, que continha evidências prováveis ​​para processar violações de doping de longa data. Isso foi a gota d'água, depois de todo o escândalo que já tinha ocorrido em 2015, após os Jogos de Sochi. Na ocasião, veio a público o escândalo de doping institucionalizado no país, inclusive com suporte do governo local.

Foto: Emanuele Di Feliciantonio - FIJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada