sexta-feira, 11 de junho de 2021

FIJ: Portugal - bravo desde o início

Treinamento de Campo de Coimbra

O ano de 2020 já está comprometido com as nossas memórias mais duradouras e é tema de documentários, artigos, pesquisas e notícias. Seu impacto não deve ser subestimado e agora, conforme nos aproximamos de um ressurgimento da normalidade, podemos ver onde heróis trabalhadores têm preenchido as lacunas em nossas vidas, vivendo com coragem e estratégia e se recusando a ceder ao pior do ano desapareceu.

O Presidente da Federação Portuguesa de Judô, Jorge Fernandes, foi inequivocamente progressista na sua abordagem, corajoso desde o início da pandemia.  

“O governo nos autorizou a começar de novo em junho de 2020; em retrospectiva, um passo inicial na pandemia, mas um bom passo.

Começamos com campos de treinamento e trabalhamos duro para estabelecer um protocolo de trabalho de proteção contra o coronavírus. No início foi difícil e tivemos de reavaliar o processo quando o Jorge Fonseca e o Wilsa Gomes deram positivo no estágio de Coimbra, no final daquele primeiro mês. Eles voltaram para casa para se isolar e pudemos reiniciar e continuar nosso programa. Testes positivos no início tornaram-se uma ferramenta útil. Ele destacou as lacunas e a necessidade de aderência estrita aos protocolos. A seleção nacional não teve nenhum teste positivo desde então. "


“Aumentámos a oferta e agora gerimos acampamentos 3-4 dias por semana, ficando sem centros em Lisboa e Coimbra. Todos os membros da seleção nacional estão lá, juniores e seniores. Cadetes que conseguem conciliar a vida escolar, também junte-se. O número normal é de 35 ou mais, por campo, mas nas férias escolares tivemos até 170. "

“Agora temos muitos visitantes, incluindo seleções da Eslovênia, Itália, Suécia, Bélgica, Espanha, Suíça e Brasil. O Brasil planejava ficar por um mês, mas acabou ficando por 70 dias e pôde se juntar a nós para nossa primeira competição de volta , que foi a Copa Kobayashi em setembro. ”

Aquele evento ofereceu à Seleção Brasileira a chance de competir uma vez antes do reinício do Tour Mundial de Judô na Hungria em outubro de 2020, oportunidade que foi muito bem recebida. 

Judoca brasileiro e português dividem o pódio na Copa Kobayashi de 2020

Catarina Rodrigues, Diretora de Eventos Esportivos da Federação Portuguesa de Judô, disse: “Temos seguido o protocolo internacional da Covid estabelecido pela IJF desde aquela primeira Copa Kobayashi e temos feito isso em todos os eventos desde então. Está funcionando! Também testamos alguns processos para ver o que mais pode funcionar, por exemplo, na Copa Kobayashi em setembro, os vencedores das medalhas se presentearam com as medalhas, em vez de ter uma pessoa a mais em contato com eles. Foi divertido para aquele evento. ”

A lista de eventos que já decorreram e vão decorrer em Portugal desde o início da pandemia, está a aumentar. A Copa Kobayashi foi a primeira, em setembro de 2020, mas foi seguida rapidamente pelo evento nacional sênior interno em outubro. Houve outra pausa, devido à gestão da Covid em todo o país, mas a PJF conseguiu organizar o Campeonato Europeu em abril de 2021, o Cadet International Open em maio e agora está organizando uma Copa da Europa de Juniores para julho e, em seguida, de volta à edição de 2021 de a Copa Kobayashi.

O grande desafio deste ano, porém, será a organização do Campeonato Mundial de Veteranos e Kata em outubro. Este é um grande negócio! Com cerca de 1000 concorrentes possíveis e os agora básicos protocolos da Covid, é um puzzle logístico digno de um plano militar, mas quem o consegue fazer, mesmo neste clima, é Portugal. Catarina e a sua equipa são espertas, precisas e experientes e Lisboa dará as boas-vindas a todos os que comparecerem.

Catarina Rodrigues e Jorge Fernandes no jantar de boas-vindas ao Campeonato do Mundo, junho de 2021

Então, por que Portugal escolheu avançar com tanta força e consistência? 

Fernandes continuou: “Decidimos que é aconselhável manter os jogadores e árbitros em casa. As viagens representam os maiores riscos no momento, então se nos tornarmos super proficientes em eventos de preparação, podemos eliminar muito desse risco para nossos jogadores e fornecer experiências competitivas em casa. Realizar os acampamentos semanais e as competições regulares significa que até mesmo nossos cadetes e juniores estão sempre renovados, fortes e prontos para competir. Eles têm treinado o tempo todo.

Para a seleção nacional toda esta formação é totalmente financiada, mas para os mais novos pagam-se uma taxa até vermos empenho e depois os convidamos a entrar nas mesmas condições que os membros da nossa seleção. Eles podem ganhar seu lugar. Portanto, há alguma motivação adicional para continuar aumentando os padrões.

Desde o Natal começamos a realizar seminários e acampamentos para veteranos, além da provisão da seleção nacional e agora isso acontece uma vez por mês também, então é um programa muito dinâmico, no geral. ”

Catarina acrescentou: “Com este tipo de treino temos realmente 'equipa Portugal' com as categorias de idade a ficarem confusas e há um sincero espírito de equipa. Os atletas experientes puxam os mais novos para cima, todos ajudam todos. É uma ótima atmosfera.

Para os torneios, devido à Covid, não podemos ter muitos voluntários envolvidos; é muito arriscado ter pessoas de fora em contato com nossa equipe. Então, em vez disso, usamos esse treinamento para nos ajudar. Isso significa que temos uma nova geração de voluntários de organização treinados e qualificados. ”

A Seleção Feminina Belga gosta de competir em Portugal

Portugal está gerando mais de uma geração de judocas experientes e treinados, que podem estar envolvidos como competidores, organizadores, oficiais e muito mais. Isso é inteligente! Esta é uma maneira impressionante de sair de um período de crise global, de certa forma até mais forte do que quando começou. Sua bravura está valendo a pena. 

Atual campeão mundial de Portugal até -100kg, Jorge Fonseca compete hoje. 

Todas as fotos são da Federação Portuguesa de Judô

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada