sexta-feira, 18 de junho de 2021

FIJ: Koka Kids Judo Books para todas as idades e níveis


Não importa onde estejamos no mundo ou quão diferentes sejamos, no judô falamos a mesma língua. A forma de ensinar, entretanto, pode ser diferente. Existem inúmeros exercícios criativos e metodologias para ensinar. Com a 'IJF World Teaching Tour', a IJF Judo for Children aborda grandes exemplos de ensino de todo o mundo. Neste artigo, vamos nos concentrar em Nicola (Nik) Fairbrother e sua iniciativa Koka Kids.

Quem é Nik?
Nik Fairbrother ganhou a prata olímpica em 1992. Um ano depois, ela alcançou sua ambição de se tornar campeã mundial em Hamilton. Durante sua carreira competitiva, ela também ganhou três títulos europeus e em 1994 foi eleita a Melhor Judoca Europeia em todas as categorias de peso feminino. Quando ela se aposentou das competições, ela queria retribuir o esporte que tanto lhe dera. Ela criou o Koka Kids.

Ganhe com gratidão e perca com graça
 Nik começou o judô quando ela tinha apenas 8 anos, no m Pinewood Judo Club. Ela foi ensinada pelo Sensei Don Werner, 7º Dan. “Don era um professor incrível que me ensinou muito sobre a vida e também sobre o judô.” Nik diz que seus dias como judoca júnior estão cheios de ótimas lembranças. “O que mais me lembro daqueles dias foi o espírito fantástico do clube, os bons momentos viajando no microônibus do clube, a camaradagem e a amizade. O judô me ensinou a ser quem sou hoje. Isso me deu a base para acreditar em mim mesma e me mostrou como me esforçar para ser o melhor que posso ser pessoalmente e como competir com honra e graça. Me ensinou como ganhar com gratidão e perder com graça. Acho que judô e vida são a mesma coisa. Muito do que aprendemos no tatame pode ser aplicado à vida. ”

Valor favorito do judô
 Para a pergunta 'Qual é o seu valor favorito para o judô e por quê?' Nik respondeu: “CORAGEM!” Nik era tímido quando criança e o judô a ajudou a ter mais coragem para fazer coisas pequenas, mas importantes. “Coragem não envolve necessariamente apenas os grandes momentos da vida. Geralmente é necessário para tarefas diárias, como falar na frente de um grupo de pessoas ou ter a coragem de seguir seus próprios princípios. Com um pouco de coragem tudo se torna possível. ”


Koka Kids: ajude os professores e inspire o judoca
 Nik fundou o Koka Kids há mais de 20 anos. Os objetivos principais eram educar e envolver as crianças por meio do judô, com a esperança de aumentar a participação. “Esses objetivos ainda me orientam em tudo que faço com o negócio hoje.” 

Nik criou e imprimiu milhares de livros e revistas de judô. Seu objetivo é duplo. “Em primeiro lugar, é ajudar os treinadores de judô. O treinador de judô é uma pessoa ocupada. Talvez algumas das pessoas mais ocupadas que conheço sejam treinadores de judô e simplesmente não tenham tempo para criar recursos adicionais. ”

Em segundo lugar, ela quer inspirar o judoca júnior. “Espero que uma criança lendo um dos livros se inspire, que algo nos livros desperte a paixão pelo judô e faça com que ela volte ao tatame para mais. Recentemente, um treinador que deu livros a todos os seus membros como um presente durante o bloqueio me disse: 'O livro foi muito bem recebido e um dos meus filhos conseguiu aprender o-soto-guruma usando o livro e seu uke caseiro!' Não é uma ótima notícia? ”

Um livro de judô para todas as idades e níveis
 Durante o bloqueio, Nik criou uma nova gama de livros de judô para crianças, oito no total. “Cada um dos livros cobre uma área diferente de aprendizado, como aprender como evitar a queda, osae-komi básico (contenção) ou movimentos de base mais avançados e arremessos.” Um dos livros que ela escreveu se chama “40 lances de judô” e é um guia de 100 páginas para o gokyo completo, que também é totalmente ilustrado. Neste livro, cada técnica é dividida em pelo menos quatro estágios, para mostrar a pegada, a entrada, o levantamento e a finalização do arremesso. “Este livro também tem um recurso online de apoio no site Koka Kids, onde todos os arremessos de judô são animados. Para as crianças mais novas, existem dois livros de colorir que estão a revelar-se muito populares. ”



85 Japanese Judo Words
 O livro com o qual Nik está mais animado é '85 Japanese Judo Words '. “Este projeto começou como um livro direto com 85 comandos de judô japoneses comuns e seus significados em inglês, como uma forma de ajudar as crianças a entender a terminologia do judô, mas se desenvolveu em muito mais do que um livro.” Há uma versão interativa online do livro, incluindo um vídeo para os treinadores usarem como recurso de ensino em seus dojos. Ambos os recursos são gratuitos para os treinadores usarem e compartilharem com seus membros.

A chave do sucesso de Nik…
 Não é emburrecer o material. “Embora os livros sejam visualmente atraentes, brilhantes e parecidos com desenhos animados, eles na verdade contêm informações de judô de alto nível. Existe algo para todas as faixas etárias. Uma criança de 5 anos pode aprender simplesmente com as ilustrações dos desenhos animados, enquanto um judoca avançado de 12 anos vai aprender as pepitas de informações e dicas, algumas das quais eu usei enquanto treinava para meus títulos mundiais. Acho que o Koka Kids é lançado no nível certo e na qualidade de que as crianças precisam. ”

O futuro do Koka Kids
 No futuro, Nik espera traduzir os livros para diferentes idiomas. Dessa forma, os livros se tornarão um recurso verdadeiramente internacional para todos os judocas.

Mensagem de Nik para outros professores
 “Gostaria de agradecer a todos que estão trabalhando no judô no nível de base e gostaria que soubessem que seu trabalho terá um impacto por toda a vida nas crianças que estão ensinando.”

Por: Nicolas Messner e Esther Stam - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada