quarta-feira, 30 de junho de 2021

FIJ: Um campeão, um livro, uma lição de vida


Clarisse Agbegnenou é mais do que um nome nas estatísticas do judô internacional. Ainda ativa, ela é uma das maiores campeãs da história do esporte com cinco títulos mundiais até o momento. Como se não bastasse, enquanto finaliza sua preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, ela está envolvida em muitos projetos diferentes que têm em comum seu amor pelo compartilhamento. O mais recente é seu livro, 'Lute para ser você mesmo - O Conselho de um Campeão', publicado pela Rageot. Apesar do foco no treinamento, ela ainda fica feliz em falar sobre esse lindo projeto.


"A editora entrou em contato comigo há alguns meses porque queriam contar minha história. Eles me explicaram que eu tinha algo a contribuir. Francamente, fiquei um pouco surpreso porque disse a mim mesmo que, no final das contas, minha vida não era tão emocionante quanto parecia, mas no auge dos meus 28 anos também percebi, depois de muita introspecção e principalmente olhando um pouco para trás, que havia conquistado coisas lindas que mereciam ser compartilhadas.

Rapidamente, com minha amiga e agente Nádia, começamos a trabalhar, acompanhados pela editora. Fizemos muitas videoconferências para determinar o que posso dizer e comentar. Cada vez, em sessões de duas ou três horas, avançávamos. Também tive que perguntar às pessoas ao meu redor porque não conseguia me lembrar de tudo e precisava da ajuda delas para completar minha história.

Tive que me aprofundar em cada momento que vivi, principalmente nos mais difíceis. Nunca é fácil enfrentar suas próprias falhas, mas então percebi que esses são os momentos em que aprendi a me recuperar.

No final, tudo foi muito rápido, pois começamos o trabalho de coleta de informações e redação do World Judo Masters em Doha, em janeiro, e o livro agora está pronto para ser lançado  em 7 de julho . Posso dizer que o ritmo era como um esporte radical. ” Clarisse ri. 


“Para mim, o livro foi um meio interessante e importante. Não sou boa com datas, costumo esquecer, mas agora com isso me lembro de tudo, tenho tudo em mãos. Eu realmente tive que me esforçar algumas vezes para encontrar rastros da minha vida e percebo que é importante lembrar.

É uma mensagem forte para os jovens. Por meio deste livro, quero que eles entendam que tudo é possível e que, com esforço, podemos fazer grandes coisas. Todo mundo tem que enfrentar o curso de sua vida, mas no final podemos sobreviver. Estou falando principalmente para jovens agora, mas também espero poder me dirigir a um público muito mais amplo, incluindo pais e professores. Quero que este trabalho faça parte de um verdadeiro processo educacional.


Agora que o livro está para ser lançado, gostaria despretensiosamente que os leitores se lembrassem de que muitas pessoas passam pelas mesmas fases da vida que eu. Gostaria que eles dissessem a si mesmos que, mesmo quando você tem facilidade, deve sempre trabalhar, que não deve deixar que sua vida seja ditada. Frequentemente, as crianças são guardadas em caixas, como eu às vezes, mas, ao nos darmos os meios para fazer isso, podemos fazer grandes coisas.

O livro será publicado em francês, mas sonho que também possa sair em inglês, pelo menos, até em espanhol, para atingir ainda mais pessoas. Atletas de outros países já me fizeram essa pergunta e acho que seria uma coisa boa.

No momento, não tenho outros projetos de escrita, porque meu objetivo final, neste momento, são os Jogos Olímpicos, mas nunca se sabe! Gostei de trabalhar neste projeto.


Você sabe, na minha cultura, aprendi a não falar muito sobre mim. O que ficou para trás, ficou para trás. Mas posso dizer que estou orgulhoso do que conquistei. Sem este livro, ninguém saberia. Às vezes me dizem que tudo parece fácil para mim, que sou bom, mas toda essa jornada não foi isenta de sofrimento. Não gosto de focar em derrotas e meu objetivo é sempre ir mais longe, mais alto, mais rápido. Nem sempre fui ajudado e cometo erros e escolhas ruins, mas no final eles me construíram como sou hoje. "

É difícil não pensar em tudo isso ao ouvir Clarisse. A pentacampeã mundial tem muito a dizer e compartilhar, mas por enquanto deve seguir o caminho do tatame. Desejamos-lhe boa sorte e aguardamos o lançamento do seu livro, à venda na França a  partir de 7 de julho  e porque não mais globalmente no futuro?

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada