domingo, 20 de junho de 2021

FIJ: Ruvalcaba vs Maldonado - O Capítulo Mais Recente


O último capítulo de uma das maiores rivalidades do judô foi escrito no Grande Prêmio de Judô da Federação Internacional de Esportes para Cegos, em Warwick, Grã-Bretanha, no domingo, 20 de junho.

A campeã paralímpica Lenia Ruvalcaba do México e a campeã mundial brasileira Alana Maldonado se enfrentaram mais uma vez na final dos -70kg feminino, para dar aos fãs um gostinho da ação que virá na Paraolimpíada de Tóquio 2020.

Maldonado teve a vantagem, entrando na luta mais fresco. Ruvalcaba suportou exaustivos 3 minutos de gol de ouro na semifinal contra o Vasila Aliboeva, que só terminou quando o uzbeque se lesionou.

Tanto Ruvalcaba quanto Maldonado tiveram suas chances no tempo normal na final, mas nenhum deles conseguiu marcar. À medida que o relógio marcava para ouro, era o brasileiro com mais energia, mas infelizmente para Maldonado, Ruvalcaba conseguiu cavar fundo e agarrar o ponto decisivo.

A vitória significou claramente uma grande quantia para o mexicano, depois de perder o pódio no Grande Prêmio de Baku no mês passado. Ruvalcaba comemorou em lágrimas nos braços de seu treinador.

A estreante da Geórgia em 2021, Ina Kaldani, conquistou sua segunda medalha consecutiva no Grande Prêmio do ano com o bronze. Aliboeva se recuperou o suficiente de sua lesão anterior para fechar os medalhistas.

A medalhista de bronze mundial da Itália Carolina Costa forçou a brasileira Meg Emmerich a cometer um erro na categoria feminina acima de 70kg. Depois de Costa registrar um placar, alguns momentos depois Emmerich tentou virar-se, mas perdeu o equilíbrio e caiu de costas. Costa aproveitou para garantir o ippon, faltando apenas oito segundos para o término do cronômetro. A brasileira Rebeca Silva e a ucraniana Anastasiia Harynk ficaram com o bronze.

A medalhista de prata mundial da Ucrânia Iryna Husieva executou um enorme ippon e conquistou o ouro na categoria até 63kg feminino contra Nafisa Sheripboeva (UZB).


A relativa novata Liana Mutia mostrou mais uma vez porque ela poderia lutar pelo pódio em Tóquio, ganhando seu primeiro bronze no Grande Prêmio. Daí a quinta colocação em Baku e o título pan-americano na estreia continental, em 2020. Em Warwick Mutia enfrentou a medalhista europeia sueca Nicolina Pernheim, batendo-a por ippon. A espanhola Marta Arce Payno completou o pódio.

Com o início das categorias masculinas, o francês Helios Latchoumanaya teve um grande dia no tatame na categoria de -90kg masculino, mostrando grande forma faltando pouco mais de dois meses para os Jogos Paralímpicos. Ele superou Zhanbota Amanzhol do Cazaquistão, ele próprio animado depois de derrotar o campeão mundial da Ucrânia Oleksandr Nazarenko no início da competição.

No entanto, Nazarenko terminou o dia com uma medalha de bronze, batendo Shukhrat Boboev do Uzbequistão.

Houve um confronto totalmente britânico entre Cameron Bradley e Elliot Stewart pelo bronze. Uma luta dura terminou com o medalhista mundial de bronze Stewart levando o lugar do pódio e a dupla compartilhando um abraço e um sorriso.

Revaz Chikoidze, da Geórgia, forçou o cubano medalhista de bronze do Rio 2016, Yordani Fernandez Sastre, a bater na final do masculino acima de 100kg. Depois de perder para Fernandez Sastre na semifinal, o sul-coreano Gwang Geun Choi, campeão paraolímpico de -100kg, garantiu o bronze. O brasileiro Wilians Araujo venceu Jack Hodgson e levou o outro lugar do pódio.

Kanan Abdullakhanli do Azerbaijão venceu Sulaymon Alaev do Uzbequistão pelo ouro na categoria de -100kg masculino.

O medalhista de bronze mundial da Grã-Bretanha, Chris Skelley, voltou da decepção no início do dia para reivindicar o bronze com um lançamento impressionante contra o companheiro de equipe de Alaev Sharif Khalilov. Oliver Upmann, da Alemanha, garantiu o outro bronze.

O campeão mundial sul-coreano Jung Ming Lee não enfrentou o campeão paralímpico Eduardo Avila Sanchez na final da categoria até 81kg. Lee ficou com o ouro por omissão depois que Avila Sanchez se retirou devido a lesão. A situação foi a mesma em uma das partidas pela medalha de bronze, já que o britânico Daniel Powell também se machucou, dando a vitória ao Cazaquistão Galymzhan Smagululy. O ucraniano Dmytro Solovey, no entanto, lutou contra o cubano Gerardo Rodriguez Reyes pelo outro bronze, vencendo por ippon.

O Grande Prêmio IBSA de Judô de 2021, em Warwick, ocorreu de 19 a 20 de junho. Foi a última chance para o judoca ganhar pontos no ranking mundial para se qualificar para as Paraolimpíadas de Tóquio em 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada