sábado, 12 de junho de 2021

MUNDIAL 2021 - Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman faturam bronze para o Brasil


O Brasil conquistou duas medalhas de bronze neste sábado, 12, último dia de competição individual do Mundial que acontece em Budapeste e fecha o ranqueamento olímpico para Tóquio. A dobradinha veio com as pesos pesados Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza, que perderam apenas uma luta e garantiram as medalhas brasileiras no evento. Rafael Silva "Baby" também lutou pelo bronze, mas terminou em quinto lugar. Eles e o restante da equipe retorna ao tatame neste domingo para a competição por equipes mistas. 

A conquista de Maria Suelen foi um dos momentos de grande emoção neste Mundial. Pela primeira vez na carreira, ela conseguiu desbancar sua grande rival, Idalys Ortiz, de Cuba, e quebrou um tabu histórico no judô. Antes disso, Sussu bateu Yelizaveta Kalanina (Ucrânia), Mercedes Szigetvari (Hungria) e caiu para Wakaba Tomita (Japão), nas quartas. Em seguida, a brasileira se recuperou na repescagem, vencendo Nihel Cheikh Rouhou (Tunísia), que se lesionou durante o combate, e foi para o bronze com Ortiz. 

Mais agressiva, Suelen chegou a projetar a cubana duas vezes e só no golden score conseguiu a pontuação decisiva. 

Já Beatriz, caminhou até a semifinal, batendo Lea Fontaine (França), Ivana Maranic (Croácia) e Nihel Cheikh Rouhou (Tunísia). O único revés foi contra a mesma japonesa que derrotou Suelen, Tomita, em combate apertado vencido pela japonesa por ippon nos últimos segundos. Na luta pelo bronze, Bia imobilizou Jula Tolofua (França) e conquistou sua primeira medalha em Campeonatos Mundiais Sênior. Essa foi sua segunda participação em Mundiais. 

Rafael Silva fica em quinto

Na chave masculina, Rafael Silva também teve um bom desempenho, vencendo todas as suas lutas preliminares até as quartas de final. Ele bateu Andy Granda (Cuba), Sungmin Kim (Coreia do Sul) e Yakiv Kammo (Ucrânia) até parar no japonês Kokoro Kageura, na semifinal. Na luta pelo bronze, Baby recebeu três punições e a medalha foi para Roy Meyer (Holanda). 

O Brasil ainda teve David Moura em ação neste sábado, na chave masculina. Ele estreou com boa vitória por waza-ari, dominando a luta contra Cemal Erdogan, da Turquia, e avançou às oitavas. Nessa fase, Moura não conseguiu encaixar seu jogo no duelo com o finalndês Martti Puumalainen, e acabou caindo duas vezes para o adversário, o que decretou o fim do Mundial para o brasileiro.  

Nas redes sociais, David agradeceu o apoio dos torcedores e deixou uma mensagem também ao seu compatriota e concorrente pela vaga olímpica, Rafael Silva.  

“É galera. Momento difícil. Não deu. Só quero agradecer demais a torcida e o carinho de todos. Parabéns pela vaga, Rafael Silva, você é um monstro”. 

Os quatro pesos pesados brasileiros lutaram esse Mundial buscando a classificação para Tóquio. Além do ranking olímpico, para disputas equilibradas como no caso dessas categorias, a CBJ utilizará outros critérios para definir que levará a vaga.  

A apresentação oficial da equipe olímpica será no próximo dia 16 de junho, às 14h, em transmissão ao vivo no Canal Brasil Judô, no youtube. 

O Mundial continua neste domingo, 13, com a competição por equipes mistas. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada