sexta-feira, 11 de junho de 2021

Branco Zanol: Budapeste e a Lucidez


São Paulo, junho de 2021.

Ralaram muito, abriram mão de muito e muitos itens de suas vidas pra terem pelo menos, o LÚCIDO direito de sonhar!!  

São reais as chances de carimbar o passaporte pra Olimpíada de Tóquio.

Todos que  subirão no tatami de Budapeste nesse mundial de judô, carregam suas estratégias, cicatrizes, dores e  expectativas  OLÍMPICAS!!

Budapeste estará lá!
Linda, toda iluminada e com seus castelos maravilhosos!

Perdi uma final em BUDAPESTE faltando 2 segundos, isso mesmo!
2 segundos!

Sentado na cadeira de técnico, o saudoso sensei João Gonçalves ficou uma fera comigo, luta ganha, era só respirar, rodar e esperar.

Eu errei tentando buscar o ippon a qualquer custo,  num ato imaturo, vaidoso e de total estupidez , dei oportunidade pra ser contra golpeado.

O OURO ficou com o romeno Crotoro, Eu com a PRATA e o holandês Huzinga com o BRONZE, Huzinga se tornaria dono de 3 medalhas olímpicas, entre elas o OURO nas OLIMPÍADAS de Sidney.

( A vida é dinâmica, é como a letra da música do LULU, passa como um TUFÃO)

Dentro da luta de judô parece ser ainda mais dinâmica que a própria vida,  os medos e a cabeça girando em cada pegada no kimono e em cada movimento.

Para enfrentar o Francês é uma estratégia, para lutar com o Alemão é outra, para lutar com o Russo que é canhoto montamos mais uma, ..."e naquele dia nenhum deles vieram com o formato de luta que imaginávamos e tudo tem que ser mudado na hora, já dentro da luta, com o avião em pleno vôo, tínhamos  que encontrar mais fôlego e ainda também surpreender o adversário!

Torcedores e técnicos gritando, todo barulho da torcida do ginásio se mistura com as expectativas dos seus últimos 4 anos de treinamento ou até mesmo de toda uma vida no peito, nesse momento pulsa tudo dentro do nosso sangue!" 

O melhor a fazer é lutar, competir com tudo que tem, mais um pouco, e bem mais, pois não basta ir no seu limite, terá que passar dele, assim foi a vida de quem conseguiu ficar pra história,  e assim são os Deuses  olímpicos com o olimpismo! E assim é a pessoa comum que pratica o olimpismo todos os dias pra enfrentar o maior tatami, o tatami da vida com suas perdas e injustiças, alegrias e lágrimas, tempo e contra tempo, harmonia e caos!

Certezas e reviravoltas!

Tudo acontece no mundo competitivo, é uma imitação total da vida cotidiana, o mundo real.

Focar unicamente na luta, só na única disputa, uma de cada vez, como se fosse a última, o derradeiro momento da vida e pra isso você terá que entrar "pra dentro de si mesmo" , e não só pra dentro do tatame! Pra bem dentro de suas próprias vísceras!! Luta por luta, jamais pense na segunda sem antes passar pela primeira! 

O coração fervendo de vontade, mas,  a cabeça fria, racional e com sua picada venenosa e certeira!

Atacar é importante, e se defender não é covardia!

Os 2 tem a mesma importância dentro de uma guerra! "Eu quando jovem era só coração e ataque, triste equívoco da minha parte!" 

Força Brasil!

Nem toda Vitória durará para sempre, e não existe derrota que não nos torne ainda mais fortes pra enfrentar o maior tatame, a sua vida, dramas que cedo ou mais tarde aparecerão!  (A VIDA ADULTA PÓS CARREIRA)

Então, tudo sempre será válido por essas almas gigantes que vocês já possuem!

(Se alma não é pequena, tudo vale a pena -  F.Pessoa)

Branco Zanol - Judoca olímpico

Por: Edson Sakomura - Equipe Branco Zanol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada