sábado, 19 de junho de 2021

Austrália: Judô para prestígio e diversão!


O Campeonato Mundial de Judô Hungria 2021 veio e se foi, com novos campeões agora no topo do mundo, remendos nas costas vermelhas e um olhar final para Tóquio como nosso próximo destino, um destino final neste ciclo inesperado de 5 anos.

On-line, pode parecer que apenas um estreito fio de judô competitivo está sobrevivendo, com a maioria dos países ainda restringindo o esporte competitivo de contato total. A Austrália, no entanto, tendo sido rigorosa e protetora desde a pandemia na primavera do ano passado, está vendo um ressurgimento e enquanto o Mundial estava em plena atividade, também estava seu Campeonato Nacional, sendo disputado pela primeira vez em dois anos .

Verificando a configuração

Kate Corkery, presidente da Judô Australia, estava animada para falar sobre o evento, “O Judô na Austrália voltou à vida no Nationals Gold Coast no último fim de semana. Havia sons familiares e maravilhosos da multidão aplaudindo e ippon sendo marcado, enquanto amigos que estavam ausentes por dois anos puderam se abraçar como se o tempo não tivesse passado ”. 

Em um ambiente agora muito familiar, como nenhuma situação vem sem referência a Covid nesta época, o judoca do estado de Victoria não estava presente, preso em um confinamento e incapaz de viajar.  

“Através dos gritos, das lágrimas, das vitórias e das derrotas reconhecemos que o tempo tinha passado e sentíamos saudades dos nossos colegas de Victoria, por isso, embora fosse familiar, não era o mesmo. No entanto, havia esperança de que este era o começo de uma reconexão por meio de nosso amor pelo judô ”, disse o presidente do judô da Austrália.

Emma Taylor, CEO da Judô Austrália foi prática e clara ao ajudar nas operações do evento, “A oportunidade de voltar ao tatame no Campeonato Nacional de Judô de 2021 foi emocionante para nossa comunidade. Ficamos arrasados ​​porque nossa família vitoriana não pôde comparecer, devido às restrições de fronteira lideradas por Covid e espero que possamos nos reunir em breve.

Já se passaram 2 anos desde nosso último evento nacional e as mudanças feitas nos últimos 18 meses, devido à Covid, foram evidentes. Em 2019, nosso evento teve cerca de 1.000 inscrições. Em 2021, tivemos quase 800 inscrições originalmente, que caíram para 650 quando nossos membros vitorianos não puderam comparecer. ”

Judô em alta no Campeonato Nacional da Austrália

Com uma entrada a dois terços da capacidade normal, parece que embora a pandemia tenha apresentado um custo, também está passando e realizar o evento foi corajoso, progressivo e necessário, a exemplo da IJF, que trouxe de volta o World Judo Tour desde outubro de 2020. Como nos eventos da IJF, o reinício australiano não foi considerado levianamente e mudanças no protocolo tiveram que ser feitas para garantir a segurança de todos os participantes. 

Emma Taylor continuou: “A comunicação e a conscientização sobre os sintomas de Covid foram fundamentais nos estágios iniciais da organização. Uma vez no local, encorajamos o distanciamento social e obrigamos a limpeza regular dos tapetes. A equipe de gerenciamento de eventos concluiu os planos de segurança. A Austrália tem tido sorte em nossa gestão geral da Covid e com tudo no lugar, foi ótimo ter nossa comunidade de judô de volta ao tatame, competindo. ”

A Judo Australia também tomou a decisão de remover pontos do ranking do evento e fazer tudo sobre o prestígio e diversão do evento em si, garantindo acesso justo aos sistemas de seleção nacional para o estado de Victoria e garantindo que o espírito do evento fosse envolvido apenas em valores de judô e judô. 

Judogi, medalhas e sorrisos

Anna Rasmussen, a treinadora principal de Queensland, disse: “Queensland é conhecida como o Estado do Sol, no entanto, a Covid-19 lançou uma nuvem negra sobre nosso esporte e nos atingiu com força. Perdemos muitos judocas, pelo menos temporariamente, enquanto todos administrávamos a crise de saúde com prioridade. Muitos de nossos atletas de elite não puderam viajar internacionalmente para tornar seu judô mais forte.  

A comunidade de judô de Queensland é grata pelo que podemos conquistar agora e nunca nos debruçarmos sobre o passado. Estamos avançando para promover nosso esporte dinâmico e explosivo, seguindo nosso código moral e integrando essa disciplina para o resto da vida. ”

Angus Baird, do clube de judô da UWA, na Austrália Ocidental, disse: “Eu vi a oportunidade de competir com os melhores do país. Você não pode testar seu judô e medir sua qualidade relativa sem uma variedade de parceiros e oponentes e se isso for importante para você, você aproveitará todas as oportunidades para fazer isso, então viemos. ”

Parece unânime que esta etapa é bem-vinda tanto a nível administrativo como para treinadores e atletas. Rourke Thiedeman de 12 anos, um competidor tanto em eventos individuais quanto em equipes mistas, disse: “Os eventos de equipe são meus favoritos, eles são tão emocionantes e todos nós treinamos uns aos outros e torcemos por nossos amigos e todos em nosso estado foram muito barulhentos. Perdemos, mas não importava, ainda era minha parte favorita do torneio. ”

Times mistos na Austrália

Rourke participou na competição de equipes mistas, que foi a primeira do gênero a nível nacional. Tendo agora competido nesse formato, ele está ansioso para assistir a competição olímpica de equipes mistas em Tóquio em apenas algumas semanas. 

Celeste Knoester, treinador principal da Austrália Ocidental e um dos treinadores de Rourke disse: “Normalmente, teríamos mais de 110 atletas, mas este ano tivemos 45 do estado. Normalmente nosso clube ganharia tantas medalhas! No total, perdemos cerca de 20% dos atletas do nosso país com o Victoria fechando e eles geralmente são uma força a ser reconhecida. 

É uma pena não podermos ter toda a gente presente, mas no final das contas temos que levar a competição de onde pudermos. 

Tenho orgulho dos meus atletas por todo o esforço que fizeram. É fácil ver quem se apaixonou pelo esporte, são os que aparecem dia após dia sem questionar o mundo circunstâncias."

Um evento de sucesso pode abrir caminho para outros eventos no futuro próximo. Muito foi conquistado no último fim de semana na Gold Coast!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada