terça-feira, 8 de junho de 2021

MUNDIAL 2021 - Eduardo Katsuhiro cai para o campeão mundial e agora focará na disputa por equipes mistas


O objetivo do peso leve do Brasil, Eduardo Katsuhiro Barbosa, no Campeonato Mundial de Judô que está sendo disputado em Budapeste, Hungria, nesta semana, era buscar um bom resultado para assegurar uma vaga direta nos Jogos Olímpicos de Tóquio.  

Os planos, contudo, foram abreviados no segundo combate do judoca brasileiro contra ninguém menos do que o georgiano Lasha Shavdatuashvili, que fechou o dia com o título mundial. Ele já tinha um ouro olímpico no 66kg e um bronze no 73kg, de Londres e Rio, respectivamente. Com isso, Eduardo terá que aguardar o fechamento do ranking olímpico para saber se ficará com uma das cotas continentais, que hoje está com Eduardo Yudy Santos (81kg), que luta nesta quarta em busca de uma vaga direta.  

“Pensando na classificação para as Olimpíadas, agora ficou meio complicado. Não sei como vão ficar as pontuações ainda. O que posso fazer agora é contribuir para a equipe na competição por equipes. Vou me empenhar para vencer todas as lutas e trazer essa medalha para o Brasil”, projetou. 

A disputa por equipes mistas é a grande novidade do Judô neste ciclo olímpico e estará em Tóquio também. O Brasil tem uma prata e um bronze em Mundiais e é o número dois do mundo no ranking das equipes atualmente. Ao todo, seis pesos integram a equipe: 57kg, 70kg, +70kg, 73kg, 90kg e +90kg. A competição fecha o Mundial no dia 13 de junho.  

Vitória “na regra” na estreia  

Em sua primeira luta em Budapeste, Eduardo conseguiu uma vitória inusitada contra o argelino Fethi Nourine. Com um sangramento na boca, Nourine precisou sair do combate para receber atendimento médico e não teve condições de continuar a luta.  

“Venci em cima da regra. Quando a pessoa é atendida pelo médico três vezes ela é desclassificada. Ele estava com a boca sangrando e precisou ser atendido. Assim, venci minha primeira luta”, explica.  

Em seguida, ele precisaria passar por Shavdatuashvili para se manter “vivo” na disputa por um lugar no bloco final. O combate desenvolveu-se de forma equilibrada e o placar permaneceu zerado no tempo regulamentar. No Golden score, porém, o Georgiano conseguiu projetar Katsuhiro e marcar o ippon para sair vitorioso. 

“O Lasha é um adversário forte. Já tinha lutado e treinado com ele. Então, era um adversário que eu já conhecia bastante, estava confiante. Hoje eu estava num dia bom, estava me sentindo bem. Mas, infelizmente, o resultado não veio”, concluiu. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada