quinta-feira, 10 de junho de 2021

FIJ: É tudo sobre a imagem

Gabriela Sabau (ROU), Emanuele Di Feliciantonio (ITA), Marina Mayorova (RUS), Lars Moeller Jensen (DEN)

A IJF Judo Gallery é um arquivo de beleza, um registro em camadas de vitória após vitória após feliz vitória e, portanto, é também um diário de derrotas, mudanças de planos, confirmações de nível e uma representação gráfica da evolução do judô.


Seja a evolução do esporte, de uma carreira, de uma troca acelerada, eles vão capturar.

Estamos acostumados a uma excelente qualidade de imagem com linhas perfeitas e cores imaculadas. Podemos ver rostos contorcidos descrevendo os sentimentos exatos de seus proprietários em um único instantâneo de tempo e às vezes podemos até ler sua história de fundo daquela fotografia perfeitamente selecionada.

Produzir esse trabalho de alta qualidade repetidamente pode nos levar a nos tornarmos complacentes, negligenciando o reconhecimento do processo que é seguido para atingir esse pináculo, mas devemos reconhecê-lo. É a melhor fotografia de esportes, é arte, é progresso tecnológico e é manutenção de registros.

Fotógrafo X

“Normalmente fico exatamente no meio porque posso ver os dois atletas e ter uma visão completa do tatame. É o melhor ângulo para cobrir tudo no tatame. ”


São horas e horas de concursos todos os dias e é possível fazer 10 fotos em um único segundo, então como é possível selecionar os momentos certos, entre milhares, sem perder muitos? 

“Você tem a sensação de que o grip está preparando algo, então você começa a atirar. Uma explosão de fotos para um lance pode ter de 7 a 10 fotos. Destes, escolhemos um, o melhor. Normalmente é o meio da técnica.

Os ajustes da câmera são feitos antecipadamente, com luz e cor. Para cada local, testamos a câmera. Durante o evento a iluminação não muda por isso verificamos no início da competição, na madrugada do dia 1.

O local: tecnologia vasta, complexa e interligada

Verificar o local tem que ser a primeira coisa que fazemos: verificar a situação para se colocar no tapete, verificar o espaço da mesa e as conexões de internet ”.

Então o local está pronto e as câmeras estão prontas. Eles viram e sentiram um momento que vale a pena capturar. Qual o próximo?

“As melhores fotos são quando estão no ar ou talvez a gente escolha o final da troca, para que você possa ver a técnica ou a posição final de pontuação com clareza, para sugerir a força que estava envolvida. Podemos ter 100 fotos de um concurso. Seleciono 1 ou 2 enquanto ainda está fresco na memória e me lembro exatamente do momento que acho que terá a melhor imagem. Entre uma luta e a próxima já selecionei essas, descartei as demais e estou pronto para trabalhar na próxima luta. ”


É um ritmo incrível de trabalho e nos Campeonatos Mundiais é mais do que uma semana de trabalho sustentado e de alta octanagem, produzindo as imagens que formarão o diário de bordo da vida dos atletas. Do primeiro ao 8º dia, a qualidade não muda e o cansaço ou as limitações de tempo não são sequer reconhecidos como possíveis razões para aceitar menos do que a perfeição. O requisito é claro. 

“No nosso site temos um sistema de upload realmente eficiente, com a possibilidade de etiquetá-los com a luta, o round, os atletas e muito mais. No final de cada dia, as fotos estão online e podem ser pesquisadas com estes diferentes critérios. Teremos também disponibilizado fotos, ao longo do dia, aos nossos colegas que estão a escrever artigos no local, a trabalhar na mesma velocidade que nós. A equipe é bem treinada e possui linhas de comunicação claras para garantir que as fotos certas cheguem às pessoas certas no momento certo. Devido às verificações iniciais, a fase de edição é mínima, geralmente com apenas um corte e uma verificação rápida do equilíbrio de cores. ”

Um time feliz.

E é isso! De milhares de imagens possíveis, uma seleção de apenas algumas dezenas. Essas imagens serão usadas, copiadas e salvas por muitos anos e muitos que as apreciam não vão pensar no processo incrivelmente técnico que foi dominado profissionalmente por um punhado de fotógrafos esportivos especializados. É apropriado, porém, que as pessoas encarregadas de arquivar esses atletas de elite sejam elas mesmas da elite no que fazem. E eles são! Como evidenciado em cada seleção final de fotos. 

Fotos: Gabriela Sabau, Marina Mayorova, Emanuele Di Feliciantonio e Lars Moeller Jensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada