sábado, 19 de junho de 2021

IBSA: Sandrine Martinet e Giorgi Kaldani impressionam em Warwick


A campeã paralímpica francesa Sandrine Martinet conquistou o ouro em seu retorno ao tatame no Grande Prêmio de Judô da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) 2021 em Warwick, Grã-Bretanha, no sábado, 19 de junho.

Martinet, a detentora do título de -52kg feminino, perdeu o Grande Prêmio do mês passado em Baku, no Azerbaijão, mas não deu sinais de enferrujamento por não competir desde setembro de 2019.

Uma partida difícil contra a ucraniana Yuliia Ivanytska terminou com Martinet segurando sua oponente por ippon.

A medalhista de prata do Rio 2016, Ramona Brussig, da Alemanha, venceu sua disputa pela medalha de bronze contra a brasileira Giulia Pereira por ippon. Lobar Khurramova, do Uzbequistão, ficou com a outra medalha de bronze.

Os resultados completos podem ser encontrados clicando aqui. Toda a ação também pode ser assistida no canal do IBAS no YouTube aqui.

Giorgi Kaldani, da Geórgia, impressionou mais uma vez na categoria masculina de até 73kg, encerrando um grande dia de ação na Universidade de Warwick.

Kaldani virou o jogo contra o campeão mundial do Uzbequistão e o judoca mais bem classificado, Feruz Sayidov. Sayidov liderava a menos de 10 segundos do fim e parecia estar no controle, mas Kaldani conseguiu forçá-lo a cometer um erro com ippon, conseguindo derrubá-lo.

Kaldani fez um grande sucesso desde sua estreia em 2019, ganhando mais recentemente o ouro no Grande Prêmio IBAS de Judô em Baku, no Azerbaijão, em maio.

O espanhol Alvaro Gavilan Lorenzo e o ucraniano Rufat Mahomedov completaram o pódio.


feminino
 campeã asiática do Uzbequistão e medalhista de bronze paralímpica Sevinch Salaeva precisava do período de ouro contra Basti Safarova do Azerbaijão nos -52kg feminino, para triunfar no final, executando um lançamento de quadril perfeito para garantir o ouro.

A medalhista de prata da Alemanha, Ramona Brussig, conquistou o bronze depois que a canadense Priscilla Gagne se retirou da partida devido a uma lesão. A ucraniana Nataliya Nikolaychyk, atualmente em 14º lugar no ranking mundial, mostrou grande técnica para conquistar a medalha de bronze contra a brasileira Karla Cardoso, a nº 5 mundial.

A brasileira Lucia Araujo acabou de chegar ao ouro na partida contra a argentina Laura Candela Gonzalez no grupo feminino de até 57kg. Depois de uma disputa acirrada que chegou ao ponto de ouro, até mesmo uma crítica de vídeo viu um lance de Araujo como limite, mas após uma consideração cuidadosa foi premiado com o waza-ari.

A bielorrussa Elena Bogdanova e Dayana Fedossova do Cazaquistão foram as medalhas de bronze.

Masculino
 Com um minuto no cronômetro, ainda não houve placar, apesar dos melhores esforços dos dois judocas na final dos -60kg masculinos. Marcos Blanco, da Venezuela, mostrou grande resistência aos ataques do número 2 do mundo georgiano, Zurab Zurabiani, e continuou voltando para mais, lançando suas próprias tentativas em resposta. No final, porém, Zurabiani foi o vencedor ao segurar Blanco para ippon.

O uruguaio Henry Borges ficou encantado com a medalha de bronze contra o espanhol Borja Pahissa. A Espanha teve mais sorte na outra partida pela medalha de bronze, graças a Luis Daniel Gavilan Lorenzo.

Uchkun Kuranbaev, do Uzbequistão, provou ser forte demais para o espanhol Sergio Ibanez Banon na disputa pela medalha de ouro masculina de -66kg, conquistando a vitória.

Marcos Jose Falcon Tovar levou apenas oito segundos para conquistar o segundo bronze da Venezuela. Em um grande dia no tatame para o judoca das Américas, Luis Jabdiel Perez Diaz, de Porto Rico, conquistou o último lugar no pódio.

No final do dia Esther Stam, comentando ao vivo no evento, disse: "O melhor judoca foi Kaldani da Geórgia no grupo de -73kg. Em todas as lutas ele estava atrás e ainda poderia voltar no último minuto. Ele até derrotou o atual campeão mundial. Acabou de subir para o peso de -73kg em Baku e venceu todas as partidas desde então. Além disso, o Pan-América se saiu excepcionalmente bem, com a maior surpresa vindo da equipe da Venezuela, com 2 medalhas e algumas muito técnicas e atraentes judô."

O 2021 IBSA Judo Grand Prix continua em Warwick no domingo, 20 de junho, concluindo com mais oito eventos de medalhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada