quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Mundial Veteranos 2021: Denis Weisser - Calma e Otimismo


Denis Weisser tem tudo de um homem com pressa, mas não é. Engenheiro civil, dirige uma empresa com mais de quinze funcionários. É também Diretor da Comissão de Veteranos da IJF e acaba de chegar a Lisboa para o Campeonato Mundial de Veteranos, que começa quinta-feira, dia 21 de outubro, na capital portuguesa. Depois de visitar o estádio onde serão disputadas as competições, ele comentou sobre sua atuação como chefe da Comissão de Veteranos e sua trajetória como judoca.

“A minha primeira sensação é de alívio porque finalmente a família dos veteranos está de volta. O último campeonato mundial foi realizado há dois anos em Marrakesh, no Marrocos, mas desde então não nos encontramos, devido à pandemia global. realmente muito feliz por estar aqui em Portugal, nesta bela cidade de Lisboa. O clima e a hospitalidade aqui são maravilhosos. É muito bom ver tantos amigos de novo, sejam eles atletas, dirigentes, árbitros ou organizadores locais. Eu não sei quanto tempo isso vai durar, então poder ficar juntos, enfim, nos dá muita energia. Depois dos cadetes, juniores e obviamente os seniores do Tour Mundial de Judô, era realmente hora de os veteranos encontrarem seus caminho de volta para o tatame também. "

Se os longos meses que acabaram de passar foram difíceis para todos, a comunidade de veteranos também sofreu muito, "mantive contato com todos e também sei que os veteranos continuaram trocando muito, usando todos os meios de comunicação possíveis. .Há alguns meses que discutimos as melhores soluções para retomar as nossas actividades. Graças à Federação Portuguesa de Judo, conseguimos concretizar este campeonato do mundo, no mais estrito respeito pelas medidas sanitárias. Entretanto, íamos ficar o mais adequado possível. "

Lisboa, Portugal

To understand the state of mind that animates the whole community, it is necessary to know that, "The Veterans represent a group at the same time both disparate and truly united. The profiles of community members are very varied. It is necessary to understand that those who made the trip to Portugal, given the global situation, are pioneers and they will lead many other judoka in their wake. Nothing would have been possible without a very close collaboration between all the entities of the IJF, from the Presidential Office and President Vizer himself, through to all the committees involved, the organising federation and the participating federations. The safety of all participants is our top priority."

Durante os próximos quatro dias, Denis Weisser estará ansioso para assistir ao judô praticado pelo mais velho, "Meu interesse realmente está no judô bonito e tenho certeza que veremos alguns ippon judô incríveis. Temos judocas muito boas presentes e eu estou muito optimista. Visitei o local esta manhã e estou impressionado com o trabalho que está a ser feito pelos nossos amigos portugueses. Espero um espectáculo de muito alto nível ”.


Por definição, os veteranos representam o judoca mais velho, ou seja, o judoca com mais experiência, mas se o judô está no centro de todas as discussões obviamente, não é só o que conta, "Os participantes do Mundial comparecem com suas famílias . A competição é importante para todos, claro; há títulos mundiais no final, mas é diferente de qualquer outro evento. Para cadetes, juniores e seniores, os atletas vêm com suas delegações. Aqui vêm com a família ou amigos e eles venha para encontrar, não adversários, mas amigos acima de tudo. "

Denis Weisser está à frente da Comissão de Veteranos há dois anos, "Este é o meu segundo campeonato mundial à frente da Comissão e posso dizer que todos nós, estamos convencidos de que esta competição é realmente especial porque ilustra perfeitamente o ideia de uma vida dedicada ao judô. Eu assumi o lugar de Andre Bondor que liderou os veteranos por muitos anos. Ele passou muito para mim e eu trabalho com uma comissão muito eficiente, em perfeito acordo com outras comissões da IJF como esporte, arbitragem , eventos ou a mídia. "


Apesar de continuar aprendendo todos os dias, Denis já tem séria experiência no campo do judô, “Comecei o judô com treze anos. Fui o primeiro da minha família a praticar esse esporte e não tive muito apoio dos meus pais, que demorei dez anos para vir me ver no judô mas na verdade agradeço, porque consegui seguir meu caminho, sem interferências. Eu era livre. Aos 19 anos fui tesoureiro do meu clube de judô na Bavária. Aos 20 eu fui o treinador e depois o presidente aos 24 anos. Ainda sou presidente do meu clube. Sou engenheiro civil e por isso tive que completar muitos anos de estudo, mas devo dizer que quase 50% do que preciso na minha vida profissional, Aprendi com o judô. É uma verdadeira escola de vida. Ao dizer isso, penso na resistência, na resistência e até na força de vontade. O judô me ensinou. "

Todo esse trabalho, Denis faz voluntariamente, “É um compromisso profundo. Tenho minha vida profissional e minha vida pessoal na qual estou perfeitamente realizado. O judô é uma questão de desejo e amor. Considero que sendo mais forte no judô, você se torna mais forte na vida. Procuro sempre dar o meu melhor e quando isso não é possível procuro soluções para me melhorar. ”

Se seu interesse está obviamente voltado para os veteranos, Denis olha em outra direção, "Os jovens, por todos os motivos que mencionei agora, me interessam muito também. Há muitas lições a serem aprendidas com o estilo de vida do judoca. Hoje Tenho 51 anos e há dois anos ainda competia no time do meu clube com jovens atletas, inclusive meu próprio filho. Adorei isso. Foi uma outra forma de dar a ele algo que o servirá por toda a vida ”.

Não, Denis Weisser definitivamente não tem pressa. Ele aborda todos com uma calma filosófica: "Não me pressiono. Sei que passamos por um período difícil, mas vamos sobreviver. Este campeonato mundial em Lisboa é um sinal muito encorajador. Eu sei o próximo está chegando e com o tempo será ainda maior e mais forte, mas de momento é Lisboa que me interessa e a todos os atletas que fizeram a viagem. ”

Por fim, só há uma coisa pela qual Denis Weisser tem pressa: estar na beira do tatame para acompanhar a competição.

Você também pode se divertir! VETERANOS DIA 1 STREAMING LINKS:
Preliminares comentados https://youtu.be/Rv8AqCxxGP4 

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada