terça-feira, 5 de outubro de 2021

Inaugurado o Centro de Treinamento de Kosovo


Kosovo teve uma excelente Olimpíada e conquistou seu terceiro título olímpico em apenas dois Jogos Olímpicos. O pequeno país é um gigante do judô e Kosovo agora tem seu próprio centro de treinamento de judô. Um novo centro foi inaugurado na terça-feira, 28 de setembro, na presença do presidente da IJF, Marius Vizer, da presidente do Kosovo, Sra. Vjosa Osmani, e de muitos representantes do esporte e da política.

O ouro olímpico é um sonho para muitos atletas. Você já conseguiu três vezes, sem falar nas medalhas mundiais. Este centro de treinamento será mais uma ferramenta para o desenvolvimento e desempenho à disposição do judoca Kosovan e do país como um todo. "

De referir que os atletas kosovares merecem verdadeiramente este novo centro de formação, localizado em Peja, tendo em conta os resultados obtidos por competidores que brilham cada vez que saem para o cenário internacional. Na verdade, toda a delegação de Kosovo nos Jogos de Tóquio era composta de judocas.

Tudo começou há alguns anos com a atuação de Majlinda Kelmendi, a primeira campeã olímpica da história do Kosovo, em todos os esportes. Foi em 2016 no Rio. Neste verão, dois novos atletas adicionaram seus nomes ao panteão do judô internacional, como Distria Krasniqi, 25, e Nora Gjakova, 28, conquistaram o ouro em suas respectivas categorias de -48kg e -57kg nos Jogos de Tóquio.

Este feito excepcional é fruto do árduo trabalho desenvolvido durante anos pela Federação de Judô do Kosovo, liderada por Agron Kuka, cujo irmão é o emblemático técnico da seleção nacional. Ambos também estiveram presentes na inauguração do centro de treinamento. Hoje o país tem cerca de 1,8 milhão de habitantes e também muitas escolas e clubes de judô, tendo o judô se tornado um verdadeiro esporte nacional. Kosovo agora tem uma nova ferramenta de desenvolvimento exemplar.

Em seu discurso, o Presidente Vizer disse: "Ao longo dos anos, Kosovo se tornou um modelo de desenvolvimento esportivo e educacional. Os resultados alcançados pelos atletas nacionais são fruto do trabalho diário de entusiastas do judô e do esporte, que desde o início tiveram o apoio inabalável das autoridades do país.

Driton Kuka explica: “No início tive que atuar como treinador, psicólogo, fisioterapeuta. Não tínhamos condições para um esporte de alto nível, com um salão com goteiras e tapetes ruins. A situação mudou, graças a o apoio da Federação Internacional de Judô e das autoridades do país. O judoca agora poderá treinar em um local leve, com um lindo tatame vermelho e dourado ”.

Durante a cerimônia, Driton Kuka recebeu a Medalha da Presidência do Kosovo por suas realizações.

Em apenas alguns anos, o judô Kosovan conquistou um lugar de preferência entre a elite internacional. Os resultados de Majlinda, Distria e Nora não só possibilitaram hastear a bandeira nacional com honra, mas agora inspiram toda uma nova geração de crianças que sonham apenas com uma coisa: ser, por sua vez, campeãs mundiais e olímpicas como seus heróis nacionais .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada