sábado, 9 de outubro de 2021

Mundial Junior: Resultados do último dia


Enquanto o último dia do Campeonato Mundial de Juniores individual terminou em apoteose e enquanto existe agora a competição de equipes mistas para fechar definitivamente a edição de 2021 da competição, Michael Tamura, Diretor de Esportes da IJF responsável pelos juniores, comentou durante uma semana cheio de lições.

-78 kg: Série de Ouro para Anna Monta Olek

Anna Monta Olek (GER) e Real Van Heemst (NED) se classificaram para a primeira final do quarto dia de competição do Mundial de Juniores. Para ambas foi um momento potencialmente muito especial, já que poderia ser a primeira medalha de ouro da Alemanha em Olbia e para Van Heemst seria uma grande confirmação da boa forma da delegação holandesa que já conquistou uma medalha de ouro e uma de prata. Quaisquer que fossem os resultados, as duas atletas dominaram as rodadas preliminares com consistência e concentração. Olek e Van Heemst já se conheciam muito bem. Elas se conheceram há algumas semanas durante o Campeonato Europeu de Juniores, na final e a judoca alemã venceu. Quais seriam os resultados desta vez?

Mais uma vez Anna Monta Olek executou a final perfeita, marcando um primeiro waza-ari com seu uchi-mata destro, seguido imediatamente no chão para ippon.

Anna Monta Olek disse: " Foi a mesma final do Campeonato da Europa. Agora estamos começando a nos conhecer, então antes da final eu disse a mim mesma, 'faça exatamente o mesmo da última vez.' Consegui e funcionou. Além disso, a Alemanha ganhou o bronze. Que dia final excelente! "

A segunda competidora alemã da categoria, Raffaela Igl, também marcou presença no bloco final. Ela enfrentou Yelyzaveta Lytvynenko (UKR) por uma vaga no pódio e, após um belo trabalho de base, derrubou sua oponente pelo ippon e pela medalha de bronze.

Na segunda disputa pela medalha de bronze, Liz Ngelebeya (FRA) se opôs a Eliza Ramos (BRA). A menos de um minuto do final, Ngelebeya fez o waza-ari e parecia em boa posição para vencer, mas alguns segundos depois Eliza Ramos também marcou com um o-soto-gari para o waza-ari. Era a vez do golden score, em uma partida mais indecisa do que nunca. Eventualmente, foi Ramos quem marcou o segundo e libertador waza-ari para ganhar a medalha de bronze.

Resultados finais
1. OLEK Anna Monta ( GER )
2. VAN HEEMST Yael ( NED )
3. IGL Raffaela ( GER )
3. RAMOS Eliza ( BRA )
5. LYTVYNENKO Yelyzaveta ( UKR )
5. NGELEBEYA Liz ( FRA )
7. DOLGILEVICA Una ( LAT )
7. PARAGULGOVA Madina ( KAZ )

-100 kg: Desta vez é ouro para Sulamanidze

O Uzbequistão e a Geórgia são dois grandes jogadores do World Judo Tour, então encontrar competidores vindos desses dois países não foi uma surpresa. A sessão da manhã inteira foi dominada pelos dois judocas, Sukhrob Rajabov (UZB) Ilia Sulamanidze (GEO), que moveu muito peso para limpar o patch na frente deles.

Tivemos que esperar até o último minuto para ver o primeiro placar da final, quando Ilia Sulamanidze executou um okuri-ashi-barai perfeito. Já vencedor de várias medalhas do World Judo Tour, da medalha de bronze do campeonato mundial sênior em Budapeste este ano e um ex-medalhista mundial júnior de prata, 2021 é o seu ano para se tornar também o novo campeão mundial júnior.

Ilia Sulamanidze disse: " Antes da final, o meu treinador falava muito e eu disse: 'Não se preocupe, estou pronto.' Comecei devagar e depois de 2 minutos comecei a empurrar. Depois, joguei como esperava. "

A primeira medalha de bronze foi disputada entre Viktor Adam (SVK) e Matvey Kanikovsiy (RUS) e foi o russo quem marcou o primeiro waza-ari e continuou dominando a partida antes de marcar um ippon soberbo com ashi-guruma para selar o acordo.

Outro competidor uzbeque também esteve presente no bloco final: Utkirberk Toroboyev. Ele se classificou para a segunda disputa pela medalha de bronze, para lutar contra o alemão Kilian Kappelmeier e durante uma partida difícil marcou dois waza-ari para ganhar o que ainda era a primeira medalha do time uzbeque antes da final.


Resultados finais
1. SULAMANIDZE Ilia ( GEO )
2. RAJABOV Sukhrob ( UZB )
3. KANIKOVSKIY Matvey ( RUS )
3 TUROBOYEV Utkirbek ( UZB )
5 ADAM Viktor ( SVK )
5 KAPPELMEIER Kilian ( GER )
7 SAPARBAEV Khamzat ( FRA )
7. JAPARIDZE Mikheil ( GEO )

+ 78 kg: Coralie mostra maestria para ganhar ouro

Marit Kamps, da Holanda, não foi uma surpresa, já que chegou como a cabeça-de-chave aqui em Olbia. Ela se juntou a Coralie Hayme da França na final. Na verdade a judoca francesa foi semeado em segundo lugar e isso também não foi uma surpresa, em uma categoria onde os atletas estão cada vez mais apresentando uma capacidade física e técnica incrível e uma grande habilidade de arremesso.

O mínimo que se pode dizer é que Coralie Hayme dominou a final. Nunca realmente em perigo, ela controlou os kumi-kata perfeitamente, empurrando Kamps para serem penalizados duas vezes e no momento certo, a lutadora francesa executou um tai-otoshi baixo para acertar waza-ari, que ela manteve até o gongo final, por um bem merecido título mundial júnior. O domínio de Hayme nesse nível de competição foi bastante impressionante. Nada parecia incomodá-la e ela aplicou as táticas perfeitas.

Coralie Hayme disse: " Eu estava pensando muito o dia todo, em todas as competições. Antes da final, disse a mim mesma, 'tenha orgulho', então, para ter orgulho, tive que dar tudo. Eu poderia ter sido mais móvel, mas estava tudo bem. Ela fez o que eu esperava antes do concurso. Eu não queria alcançar a pontuação de ouro ou contar com shidos então tentei marcar e consegui e agora estou orgulhoso e feliz. "

Apesar de muitas dificuldades, a Venezuela é um dos países que coloca atletas em condições de ganhar medalhas com regularidade, aqui com Amarantha Urdaneta, mas também no Circuito Mundial de Judô. Ela enfrentou Hilal Ozturk da Turquia; um país que tem uma forte história recente no peso pesado feminino. Em menos de 45 segundos, o resultado foi conhecido, com Ozturk marcando waza-ari com uma técnica de maki-komi, seguido de uma imobilização para ippon.

Lea Fontaine, também da França, esperava uma posição melhor na finalização, mas ela teve que se limitar a disputar o bronze contra Elisabeth Pflugbeil da Alemanha. O mesmo cenário ocorreu aqui como durante a primeira disputa pela medalha de bronze, com um primeiro waza-ari de Fontaine seguido por uma imobilização para ippon e uma nova medalha para a delegação francesa.


Resultados finais
1. HAYME Coralie ( FRA )
2. KAMPS Marit ( NED )
3. OZTURK Hilal ( TUR )
3. FONTAINE Lea ( FRA )
5. URDANETA Amarantha ( VEN )
5. PFLUGBEIL Elisabeth ( GER )
7. BULAVINA Ruslana ( UKR )
7. ALBOROVA Alana ( RUS )

+ 100 kg: Com Inaneishvili, Geórgia ganha seu quarto ouro

A última categoria do dia e do torneio individual viu dois países já com pelo menos uma medalha de ouro cada, lutando pelo título final. Na verdade, antes do início do dia, a Geórgia, representada por Saba Inaneishvili, apontava para o segundo lugar no ranking nacional, já com duas medalhas de ouro, com a Hungria, representada pelo atual Campeão Europeu, Richard Sipocz, sentado com uma , até aqui.

A final foi uma partida tática entre os homens mais fortes da época e eles precisavam do período de pontuação de ouro para determinar o vencedor. Durante o tempo normal, apenas shido foi dado e nenhum dos ataques, de qualquer lado, parecia ser perigoso, até que Saba Inaneishvili saltou em um pequeno espaço para marcar um waza-ari e adicionar a quarta medalha de ouro para a Geórgia. A Geórgia terminou em primeiro lugar no ranking de medalhas.

Saba Inaneishvili disse: " Claro que queria ganhar, mas você sabe, minha mãe veio me ver e é a primeira vez que nos vemos em cinco anos. Ganhei por mim e por ela.

No final, meu plano era esperar e ficar longe dele até que ele ficasse cansado e depois forçar muito. Missão cumprida! É o dia mais feliz da minha vida. "

Quanto à final dos -100kg, tanto Geórgia com Irakli Demetrashvili quanto Uzbequistão com Shokhrukh Mamarasulov se classificaram para a disputa por medalhas, mas desta vez apenas um conseguiu subir ao pódio com o bronze. Mamarasulov assumiu uma forte liderança com um maki-komi para waza-ari, mas depois Demetrashvili produziu um dos arremessos mais poderosos da semana. Depois de se envolver com o-uchi-gari, ele concluiu com um enorme ko-soto-gari que deixou Mamarasulov de costas para o ippon e uma nova medalha para a Geórgia.

A Alemanha garantiu uma medalha, com Yvo Witassek e Losseni Kone qualificados para a segunda disputa pela medalha de bronze. É sempre difícil marcar contra um companheiro de equipe quando você sabe exatamente e perfeitamente o que ele está fazendo. Witassek produziu um poderoso o-soto-gari que Kone tentou desesperadamente contra-atacar, mas não foi o suficiente e o primeiro waza-ari inicialmente dado foi transformado em ippon e a medalha de bronze para Witassek.


Resultados finais
1. INANEISHVILI Saba ( GEO )
2. SIPOCZ Richard ( HUN )
3. DEMETRASHVILI Irakli ( GEO )
3. WITASSEK Yvo ( GER )
5. MAMARASULOV Shokhrukh ( UZB )
5. KONE Losseni ( GER )
7. NDAO Yves ( BEL )
7. LEMES DA SILVA Daniel ( BRA )

Fotos: Gabriela Sabau e Marina Mayorova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada