O grande encontro educacional anual da família do judô, baseado nos valores do judô, é agora. No dia 28 de outubro de 2021, milhões de judocas de todo o planeta se encontrarão física e ou digitalmente, para comemorar o Dia Mundial do Judô 2021. Este ano é o tema 'SOLIDARIEDADE' que foi escolhido e que norteará todas as ações que serão realizadas Fora.
Apesar das dificuldades devido à pandemia COVID-19, a família do judô nunca esteve tão unida para superar essas provações e provou isso da maneira mais bonita possível durante os recentes Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. Como se a catástrofe não bastasse, o mundo enfrentou outras pragas destrutivas; As crises políticas que jogaram milhares de refugiados nas estradas e as crises climáticas que põem em perigo a própria natureza da vida, continuaram a enxamear sobre nossas cabeças. No entanto, nem tudo é sombrio e há muitos motivos para ter esperança e sonho.
Celebrar a solidariedade entre os povos no âmago de nossas sociedades, para além das diferenças, faz parte desta esperança que a comunidade do judô faz questão de promover.
Em 2020, celebramos o WJD em torno do tema 'Juntos somos mais fortes'. Que melhor tema para completar isso do que o da solidariedade; uma solidariedade que queremos ativa e real.
O envolvimento da Federação Internacional de Judo e de muitas federações nacionais, bem como de sindicatos continentais, em projetos como Judo pela Paz, Judo para Refugiados, Judo para Crianças, Judo para Todos e mais, ilustra este desejo de dizer e fazer, para que O sonho de Jigoro Kano Shihan de criar uma sociedade mais justa não permanece uma utopia.
Com a noção de solidariedade, é importante associar as do altruísmo, da generosidade e da caridade. Sozinhos não podemos fazer muito, mas juntos se torna possível derrubar montanhas.
No dia 28 de outubro de 2021, celebraremos a capacidade da família do judô de se unir em torno de seus valores e de compartilhá-los com o maior número possível de pessoas. Convidamos você, no seu nível, seja no nível individual, seja no do seu clube ou da sua federação, a pensar em solidariedade dizendo a si mesmo que a mão que você estende hoje pode ser a que você precisa amanhã.
Conte-nos sobre seus projetos de solidariedade. Diga-nos o que isso significa para você e envie suas imagens para press@ijf.org para que possamos compartilhá-las com o maior número possível de pessoas. Use as seguintes hashtags em suas redes sociais: #WJD # WJD2021 #SolidarityJudo #judo e marque a Federação Internacional de Judô em suas postagens .
Instagram: @judogallery e @judogallerykids
Facebook e Twitter: @judo
Freqüentemente, a solidariedade é limitada dentro de um grupo, entre seus membros. Alguns gostariam até de reduzi-lo a um eu que não corresponde ao que o judô nos ensina. No judô, temos o compromisso de atuar juntos na medida em que nossas capacidades de ação permitirem. Falar e agir solidariamente é estar aberto aos outros, é ter uma abordagem filosófica e humanista da sociedade, é dar para receber melhor e assim manter um círculo virtuoso benéfico para todos.
Mais informações: CLIQUE AQUI
Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!