quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Mundial Junior: França - somos uma equipe


Só poderemos tirar conclusões destes Campeonatos Mundiais de Juniores em poucos dias, mas já podemos dizer que a seleção francesa será observada de forma consistente após os muito bons resultados dos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em Olbia, o judoca tricolor ainda pode estar no centro das discussões. Conhecemos Amina Abdellatif, medalhista europeia e olímpica, bem como Yacine Douma, campeão europeu, ambos agora treinadores da seleção júnior francesa. Eles nos explicaram o que esperam da competição.

Yacine Douma ajuda seus atletas durante o aquecimento

Yacine e Amina concordam em um ponto: "Temos uma grande equipe júnior" e isso talvez seja o mais importante, enfatiza Amina: "Não queremos um grupo; estamos construindo uma equipe, porque embora estejamos trabalhando em uma esporte individual, cada indivíduo é fortalecido pelo poder da equipe. "

É certo que, durante anos, a equipe da França provou que são capazes de se transcender em grandes momentos, como foi o caso neste verão em Tóquio. Quando tudo apontava para o Japão para conquistar o ouro da equipe mista, foi o judoca comandado por Clarisse Agbegnenou e Teddy Riner que conquistou a cobiçada medalha.

“Durante o último Campeonato Europeu de Juniores, organizado no Luxemburgo, funcionou bem para os nossos atletas, tanto masculinos como femininos. Para os rapazes ainda estou um pouco preocupado. Tínhamos dois títulos e ainda podíamos esperar melhores resultados, porque alguns dos nossos concorrentes não correspondeu às nossas expectativas, mas foi um resultado geral muito bom. 

Tudo é possível aqui na Itália ”, explica Yacine Douma.“ É um grande trampolim para os Jogos de Paris em 2024 e os de Los Angeles quatro anos depois. Todos esses meninos estão treinando muito. Às vezes ainda estão um pouco sensíveis, precisam de ganhar experiência ao mais alto nível e é por isso que estes campeonatos são tão importantes. ”

Para Amina Abdellatif a observação é idêntica: “Em Olbia esperamos medalhas, claro, mas acima de tudo queremos empenho e vontade de vencer. Se der certo, será uma grande recompensa por todo o trabalho realizado nos últimos três anos. Começamos trabalhando com esses atletas há alguns anos e aos poucos, estamos construindo o futuro da seleção da França. Temos esperanças reais. A equipe é formada por meninas que têm força e experiência e para as quais esta é a última competição nesta idade Muitos deles já estão no World Judo Tour sênior e têm bons resultados lá, mas também temos jovens estreantes. Cada um traz para a mesa sua experiência e habilidade e isso enriquece a todos ”.

Amina Abdellatif acompanha as primeiras partidas do Mundial de Juniores

Dito isso, a seleção francesa se segurou para conquistar o título de times mistos no final do fim de semana: "Sonhamos com esse título para o nosso judoca. Eles o merecem e têm potencial para imitar os mais velhos. Se conquistamos o título mundial no domingo, será a estreia do judô francês nessa categoria, mas é um campeonato e não é a mesma coisa que um torneio e principalmente durante as competições coletivas; sabemos que tudo pode acontecer ”, afirma Yacine.

“É claro que ainda estamos na euforia dos Jogos de Tóquio e nos bons resultados do Campeonato Europeu Júnior e isso é um ponto positivo, mas devemos focar no futuro porque o futuro começa hoje”, conclui Amina.

Em alguns dias, um novo passo será dado. Será um com sorrisos para o judoca francês? Vamos descobrir em breve, mas certamente o espírito de equipe vive nesta equipe da França.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Jakhongir Toshpulatov e Nicolas Messner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada