Foram quase vinte meses de paralisação do Calendário Nacional do judô até esta quarta-feira, 20, dia do retorno oficial das competições da CBJ com a realização do Campeonato Brasileiro Sub-21 feminino, em Pindamonhangaba, São Paulo. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas no Hotel Colonial Plaza, transformado na “bolha” de isolamento preventivo durante todos os dias de operação.
Ao final, o Rio de Janeiro se consagrou campeão geral, com três ouros, e todas as atletas medalhistas conquistaram uma vaga na Seletiva Olímpica Nacional - Paris 2024, que acontecerá em dezembro.
As lutas das sete categorias aconteceram todas no mesmo dia. No período da manhã, lutaram as judocas dos pesos Ligeiro (48kg), Meio-Leve (52kg) e Leve (57kg), tendo como campeãs Aléxia Nascimento (MS/48kg), Thayná Lemos (RJ/52kg) e Bianca Reis (DF/57kg).
A tarde, foi a vez das judocas mais pesadas, das categorias Meio-Médio (63kg), Médio (70kg), Meio-Pesado (78kg) e Pesado (+78kg). Maria Eduarda Diniz (RJ/63kg), Luana Carvalho (RJ/70kg), Beatriz Freitas (SP/78kg) e Ana Júlia Damasco (MG/+78kg) foram as campeãs.
Além das medalhas, das superações e das conquistas individuais de cada participante que esperou mais de um ano e meio para voltar ao tatame, o grande vitorioso do dia foi o judô brasileiro.
“Esse retorno era muito esperado e o protocolo, os cuidados que tivemos aqui, nos deu muita segurança para poder fazer essa volta ao judô competitivo. Não poderia ter sido de maneira melhor”, avaliou o Sensei Milton Pablo da Silva, técnico responsável pela seleção de Goiás.
“A saudade de subir no dojô era enorme. Hoje, estar aqui, para mim, é um sonho realizado. Estar aqui é receber uma dose de esperança de volta”, concluiu a jovem Ana Silva, atleta da Bahia.
As competições nacionais continuam em novembro e dezembro com mais quatro eventos. Brasileiro Sub-21 Masculino, Brasileiro Sênior Feminino e Masculino e a Seletiva Olímpica Nacional - Paris 2024. Todas elas serão no mesmo formato bolha, em Pindamonhangaba.
Por: Assessoria de imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!