quinta-feira, 7 de outubro de 2021

A energia dos jovens italianos


O que podemos ver em seu estilo que lhes dá uma vantagem? Há um sentimento em Olbia de que a equipe italiana está maximizando a vantagem de jogar em casa ao estar extremamente bem preparada. É provável que todos esses atletas desejem impressionar em casa, ganhar prêmios para seu país e compartilhar o espírito de equipe que advém da vitória comunitária.

Assunta Scutto com -48kg, segunda colocada no ranking mundial, não ofereceu nenhuma fragilidade, enfrentando potências como França e Rússia com confiança e energia. É essa energia que parece ser usada como um uniforme em toda a equipe italiana. Ela foi para a final, com sua companheira de equipe de -52kg seguindo o exemplo.

Assunta Scutto: ouro

Giulia Carna, 8ª no ranking mundial, enfrentou a forte judoca francesa Devictor, que está sentada à frente dela na segunda colocação, na final deste Mundial de Juniores. Carna teve poucos problemas nas rodadas anteriores, mas tanto as quartas-de-final quanto as semifinais foram para o placar de ouro. A tática pode mudar nesses momentos e a resolução pode ser desafiada, mas não para esses jovens italianos. Carna manteve o mesmo ritmo do início ao fim daquelas longas lutas e se manteve explosiva, atacando o tempo todo. Este estilo é uma reminiscência da atual heroína da Itália, a dupla medalhista olímpica Odette Giufrida e por que não imitar isso? Faz sentido. Giuffrida sem dúvida inspirou esta próxima geração de jovens mulheres italianas.

Misturando-se com sua heroína caseira

Podemos notar, também, que a preparação italiana incluiu um trabalho focado no livro de regras; uma abordagem sensata. O judoca está atento ao limite, agarra-se positivamente e avança constantemente, não deixando espaço para erros. Claro, eles podem ser derrotados neste xadrez físico, mas não estão oferecendo derrotas facilmente e o cumprimento das regras é uma grande parte disso. Carna usou a vantagem com perfeição em sua semifinal contra o Kosovan, para garantir que sua vitória fosse registrada. 

O condicionamento físico foi muito falado desde o reinício do World Judo Tour e poderia ter sido esquecido como um assunto de conversa para os nossos juniores também, quando eles pisaram no palco mundial pela primeira vez nesta nova era, mas de novo os italianos mostram ao mundo que não há desculpa. Eles estão em forma, forte, determinado e educado e esses são os elementos que se combinam para fazer campeões.

Giulia Carna

Além das finais, há uma imagem de profundidade emergente. Até -48kg, Asia Avanzato lutou e conquistou a medalha de bronze, tendo perdido apenas para Scutto, sua compatriota, no dia. Ter um grupo perseguidor atrás dos números um é importante e ter um banco de jogadores, além de excelência, oferece teorias sobre o sistema, o treinamento e o espírito de equipe na Itália. 

Ainda não podemos definir o quadro final de medalhas na Sardenha, mas podemos ver onde o desenvolvimento consistente da equipe italiana está pintando uma bela impressão. Um ouro, uma prata e um bronze do dia 1 em Olbia não é uma maneira ruim de inspirar a equipe nos próximos dias.

Duas medalhas para a Itália até -48kg em Olbia

Fotos: Gabriela Sabau e Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada