terça-feira, 19 de outubro de 2021

Mundial de Veteranos: Bom Dia Lisboa!


Durante a próxima semana, o coração do judô mundial vai bater em Lisboa, Portugal. Após as façanhas do judoca no Tour Mundial de Judô em Paris durante o Grand Slam de Paris no último fim de semana, são de fato os veteranos, depois os especialistas em kata, que participarão do World Veterans (21 a 24 de outubro) e Kata (26 de outubro) -27 de Outubro) Campeonatos, na capital portuguesa.

Com a chegada a Lisboa de atletas de todo o mundo e também de dirigentes da Federação Internacional de Judô, a instalação do pavilhão está em pleno andamento. Por enquanto, se os sons de martelos e chaves de fenda ainda preenchem o ambiente, o Pavilhão 1, Estádio Universitário de Lisboa, já está enfeitado com as cores do evento e em breve haverá sons de pés descalços no tatame e quedas que ressoarão .

O Presidente da IJF, Marius Vizer, declarou: " A Federação Portuguesa de Judô continua forte, bem organizada e determinada face aos enormes desafios globais. A deslumbrante localização costeira e o clima agradável durante todo o ano oferecem o cenário perfeito para o judoca se reunir e celebrar o melhores partes de uma vida no judô. Nossos veteranos esperaram pacientemente pelo seu evento de pico do ano ressurgir e com os esforços extraordinários dos organizadores locais, a edição de 2021 do Campeonato Mundial para Veteranos promete ser inesquecível. "


Jorge Oliveira Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judô, disse: " É uma grande honra receber pela primeira vez o Campeonato Mundial de Veterano e Kata em Lisboa! A Federação Portuguesa de Judô está empenhada em fazer deste Campeonato Mundial de Veterano e Kata uma referência , não só a nível organizacional, mas também do ponto de vista desportivo.

Este evento acontecerá em um contexto distinto devido à pandemia global que o mundo inteiro ainda enfrenta, mas isso apenas deu ao nosso Comitê de Organização Local uma motivação extra para fazer um evento memorável, mesmo sob esta circunstância. Gostaríamos também de assegurar a todos que todas as medidas de segurança e proteção serão tomadas para garantir a saúde e proteção de toda a família do judô. "

Visita de inspeção dos especialistas da IJF e do comitê organizador

Os recém-chegados a Lisboa podem notar isso imediatamente. Recolhidos no aeroporto, são conduzidos pelo circuito de testes PCR para entrar na bolha da saúde que garante a segurança de todos. Como o estádio está localizado não muito longe do hotel onde todos residem, o transporte e, portanto, os contatos potenciais com o mundo exterior são reduzidos ao mínimo necessário. Se isso parece tirar um pouco da magia de um evento de classe mundial, o espetáculo dos próximos Campeonatos Mundiais não será interrompido de forma alguma e podemos esperar uma competição de alto padrão.


A categoria dos veteranos é parte integrante da grande família do judô. Muitas vezes encontramos ali ex-estrelas de nível mundial que não perderam o gosto pela competição, como foi o caso de Mark Huizenga (NED). Hoje um dos pilares da Academia IJF, foi Campeão Olímpico em 2000. Em 2015, quando voltou às competições, conquistou o título mundial de veterano, admitindo que as coisas eram mais complicadas do que ele imaginava. Existem também centenas de judocas que simplesmente querem participar desse grande festival de judô que é o campeonato mundial e dar o melhor de si. Em poucos dias também nos encontraremos com a família de especialistas em kata, uma dimensão intrínseca à prática do nosso esporte.

Tudo está, portanto, a ser montado em Lisboa para uma grande celebração do judô de gerações e práticas. A partir de quinta-feira, 21 de outubro, os primeiros competidores pisarão no tatame da arena que promete ficar linda. Boa sorte a todos e viva o judô!

Fotos: Nicolas Messner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada