sábado, 23 de outubro de 2021

Mundial de Veteranos 2021: O Grande Sonho de Portugal


Os dias de Jorge Oliveira Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judô, são muito corridos. Desde quinta-feira, 21 de outubro, tem sido um observador atento ao andamento do Campeonato do Mundo de Veteranos que decorre em Lisboa.


“A competição já começou e estou muito contente com isso. Isto prova que é perfeitamente possível organizar grandes eventos em Portugal, respeitando a segurança de todos. Já organizámos provas para cadetes e juniores e no passado mês de Abril o Campeonato da Europa, mas esta é a primeira vez que organizamos o palco para uma competição de nível mundial.

Desde que assinamos o contrato entre a Federação Portuguesa e a IJF no passado mês de Junho, durante o Campeonato do Mundo de Budapeste, temos trabalhado muito. Em primeiro lugar, fechamos e negociamos contratos com os patrocinadores e autoridades e ao mesmo tempo nos organizamos para que a preparação dos nossos atletas nacionais fosse ótima. É um campeonato de veteranos, mas é um campeonato mundial e se conseguirmos bons resultados teremos repercussões positivas a todos os níveis.

Há anos sonhamos em organizar esta competição. Quando os organizadores anteriores se retiraram, nós imediatamente nos inscrevemos. Inicialmente, esperávamos ter mais de 600 concorrentes. Estamos mais perto dos 400, mas a pandemia atrapalhou tudo e podemos estar muito satisfeitos.


A categoria dos veteranos tem uma dimensão social muito importante. Em Portugal, os veteranos são muito ativos porque temos uma grande tradição de misturar novas e velhas gerações de judocas. Os concorrentes ficam acima de tudo felizes por se reencontrarem, mas também são pessoas que têm uma vida profissional e pessoal rica. Não é fácil para eles estarem longe de casa agora.

O estádio que escolhemos para este evento é ideal, localizado muito perto do aeroporto e do hotel onde todos residem. Acho que alcançamos algo bom. Estou muito orgulhoso do trabalho realizado por nossa equipe, em colaboração com a IJF e a Comissão de Veteranos. O quarto é muito bonito.

Para atender perfeitamente aos protocolos sanitários, conseguimos até montar um laboratório de análises no hotel. Os resultados são imediatos e isso torna as coisas um pouco mais fáceis. "

A categoria dos veteranos tem uma dimensão social muito importante

Jorge Oliveira Fernandes é Presidente da Federação Portuguesa há cinco anos. Este Mundial de Veteranos, que será seguido na próxima semana pelo Campeonato Mundial de Kata, parece portanto ser um passo necessário antes de outros projetos, “Temos cerca de 15.500 judocas no país, mas podemos desenvolver mais. Temos 'Judô para Todos os projetos e outras ideias de educação. As coisas obviamente não têm sido fáceis nos últimos meses, mas estamos avançando. Hoje estamos organizando esses dois campeonatos mundiais, mas também gostaríamos de organizar um Grand Prix ou um Grand Slam no Mundial de Judô Tour e sonhar ainda mais, porque não ter um dia a honra de organizar os campeonatos mundiais seniores em Portugal. Antes disso iremos sem dúvida passar por outras etapas para os cadetes e os juniores mas vamos sonhar grande. ”

Jorge Oliveira Fernandes pode voltar à competição de veteranos por enquanto. O que é certo é que sua federação está acumulando muita experiência e isso pode muito bem ser uma vantagem para eles.

Por:  Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada