As categorias femininas trouxeram uma nova energia ao tatame no último dia do Mundial de Veteranos. As faixas etárias F1-9 e M2 estiveram hoje em acção, em Lisboa, para lutarem pelo título de campeão do mundo.
Os veteranos são muito apaixonados pelo judô. Não é seu trabalho em tempo integral, ao contrário do caso dos atletas profissionais. É a vida deles!
Lisa Capriotti, dos EUA, voltou à competição pela primeira vez após cirurgia e conquistou o bronze na categoria F3 -57kg. “É um evento muito motivador. A competição feminina está repleta de judocas talentosas e estou muito honrado em participar aqui. Ganhei a medalha de ouro em 2016, mas depois me machuquei. Esta é a minha primeira prova depois da lesão e estou muito feliz com o resultado. Com certeza participarei da próxima edição deste evento. ”
O veterano medalhista de prata mundial na categoria M2 -90kg, Bekzod Turaboev do Uzbequistão, também está muito animado. Para ele, este evento não se trata apenas de conseguir uma medalha, mas de dar um exemplo ao judoca do Uzbequistão. Ele é o vice-presidente da Federação de Judô do Uzbequistão, responsável pelo judoca profissional. Bekzod comentou: “Espero que, ao ganhar a prata aqui hoje, possa motivar o judoca uzbeque a sempre buscar o melhor. O judô faz parte de nós e não importa a nossa idade, devemos sempre nos respeitar, não só no tatame, mas também fora dele. No geral fico muito feliz e grato pela oportunidade de estar aqui! ”
Também não se trata apenas de pessoas que ainda trabalham no judô após a carreira profissional. A medalha de ouro na categoria F4 -57kg é uma cirurgiã plástica que decidiu reiniciar as atividades de judô no início deste ano. Aqui está o que Catarina Diniz de Portugal tem a dizer sobre isso: “Estou muito feliz por ter ganhado a medalha. Estou fora do judô há 19 anos e decidi participar desse campeonato e foi um recomeço muito bom. É sempre um prazer ganhar, mas o mais importante é a forma como estamos quando estamos aqui, com um ambiente muito amigável. Sou cirurgião plástico e não treinei por muito tempo. Retomei meu judô no início deste ano e estou muito feliz com a medalha de ouro que ganhei. ”
Isto conclui o Campeonato Mundial de Veteranos de 2021 em Lisboa. Desejamos muita sorte a todos os judocas e estamos ansiosos para vê-los nos próximos eventos de judô.
Clique aqui e confira os resultados do 4º dia de competição
Por: Jakhongir Toshpulatov - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau e Marina Mayorova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!