terça-feira, 12 de outubro de 2021

FIJ: Primeiro Dojo do Butão


O Butão comemorou a inauguração do primeiro dojo de judô construído para esse fim no país, em 9 de outubro de 2021. Devido à pandemia, a inauguração foi realizada online, com a presença de participantes do Butão, Japão, Índia e Europa.


O Ministro das Relações Exteriores do Butão, Lyonpo Tandin Dorji deu as boas-vindas ao Embaixador do Japão, Sr. Satoshi Suzuki, ao Japão, que compareceu de Nova Delhi. O presidente da Kodokan, Haruki Uemura, conectado da Itália e o presidente da AJJF, Yasuhiro Yamashita, do Japão. Muitos outros convidados compareceram de diferentes partes do mundo para testemunhar a ocasião histórica.

O Embaixador Suzuki lembrou que o Rei do Butão, Sua Majestade Jigme Khesar Namgyel Wangchuck era apaixonado pelo judô enquanto era príncipe herdeiro e sentia que a força, a autodisciplina e a natureza não agressiva do judô eram adequadas ao espírito butanês. O presidente Uemura expressou sua satisfação com o novo marco no desenvolvimento do judô na região. Ele também expressou seu grande desejo de visitar o novo dojo muito em breve.

O presidente Yamashita comentou sobre as mudanças pelas quais o judô do Butão havia passado desde os primeiros dias, quando ouviu falar do judoca butanês treinando em esteiras no pátio. Ele parabenizou a Associação de Judô do Butão (BJA) por suas grandes realizações em um curto período de tempo.


O professor Yamasaki, que apoiou a Associação de Judô do Butão no recrutamento do primeiro técnico de judô no Butão, falou sobre a história e o crescimento do judô lá. O professor Yamasaki também ponderou sobre a questão de 'o que faz as pessoas felizes?' Ele concluiu que buscar a felicidade de outras pessoas, não apenas a própria, leva à felicidade. Nesse sentido, o ideal de jita kyoei deve estar no cerne da felicidade. 

O presidente Kazuo Ichino da Associação de Amizade Kobe Butão expressou sua felicidade ao ver o novo dojo. KBFA tem sido uma organização ativa apoiando muitos projetos do Butão.

Ngawang Namgyel, que participou dos Jogos de Tóquio 2020 como o primeiro atleta olímpico de judô do Butão, falou sobre sua experiência no grande palco e sua jornada no futuro.


"Sou um judoca do Butão. Tive a sorte de poder competir na competição de judô dos Jogos Olímpicos no início deste ano em Tóquio, no Japão. Hoje, por ocasião da cerimônia de abertura de nosso novo salão de judô em Thimphu, Butão , Estou feliz. Gostaria de começar expressando minha gratidão a todos que ajudaram a Associação de Judô do Butão e a mim pessoalmente, dando-nos a oportunidade de representar nosso país no maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos. Foi uma experiência tremenda e uma oportunidade única na vida. Portanto, estendo minha sincera gratidão ao COI, ao CON, à IJF, à AJJF, ao Grupo SEISA do Japão, ao BJA e aos fundadores do judô no Butão , Sr. Karma Dorji e Madame Rie. Também gostaria de agradecer ao meu treinador, Sensei Yusuke Utashiro, por seu apoio, trabalho árduo,entusiasmo e paciência.


Obrigado a todos os ex-treinadores que me ajudaram a começar no judô e me trouxeram onde estou hoje: Sensei Michihiro Yamasaki, Sensei Yoshihiro Horiuchi e Sensei Miyu Uchida. Claro, Sensei Pema Dargay do Butão, que tem estado comigo durante meus 10 anos no judô, um agradecimento especial a ele. Obrigado também Sabrina Filzmoser, quatro vezes olímpica, capitã da equipe austríaca de judô e embaixadora internacional do judô, por seu apoio de longa data ao judô no Butão e na região do Himalaia. Seu apoio à nossa equipe abriu tantas oportunidades para nós e permaneceremos eternamente em dívida com você.

Se crianças e jovens treinam judô, eles não apenas acharão a atividade divertida, mas também inculcarão um senso de autodisciplina que os manterá absortos, permitindo-lhes fazer melhor uso de seu tempo. No processo, eles estão melhorando sua saúde física e mental também.


Nos primeiros anos, o judô no Butão não era desenvolvido e era um esporte desconhecido em nosso país. No entanto, com o esforço contínuo e o apoio de nossos fundadores, Sr. Karma Dorji e Madame Rie, mais pessoas sabem sobre o judô no Butão agora. Nós, membros da Associação de Judô do Butão, nos esforçaremos para espalhar o judô de maneira adequada por todo o Butão nos próximos anos. 

O novo dojo é quase 3 vezes maior do que o antigo dojo da Escola Pelkhil. Com espaço para duas áreas de competição, é grande o suficiente para que judocas de todas as idades e níveis treinem juntos com segurança. Para manter o orçamento pequeno, o design do dojo foi mantido muito simples, mas com a possibilidade de atualização posterior. O alpendre da entrada, que antecede a estrutura mais moderna, foi construído com detalhes arquitetônicos tradicionais butaneses. Esses detalhes são baseados no sistema de construção em madeira utilizado em todo o país. 

Por enquanto, o Butão conta com dois clubes de judô. O segundo clube fica na Escola Secundária Zilnon e ainda não tem um dojo dedicado. É certo que o novo dojo ajudará no desenvolvimento do esporte no Butão. ”

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada