O dia 2 no #JudoKata trouxe novas emoções e adicionou à história dos eventos de kata em todo o mundo. Hoje estiveram em jogo em Lisboa três categorias: Katame-no-kata (Sub-23), Kime-no-kata (sénior) e Kodokan Goshin-jutsu (sénior). Desempenhos espetaculares usando armas (Kodokan Goshin-jutsu) foram exibidos além de outras técnicas tradicionais de kata.
O Sr. Franco Capelletti, Presidente da Comissão de Kata da IJF e décimo dan da IJF, destacou o alto nível da competição: “É um evento de judô muito bonito aqui em Lisboa. O nível técnico de todos os participantes é ótimo. Temos mais de 100 pares participando, o que é um ótimo resultado para o nosso evento. Estamos trabalhando muito juntos para tornar os eventos de kata mais emocionantes para o público e esperamos ver ainda mais participantes no futuro ”.
Outro evento importante aconteceu no pódio da #JudoKata hoje. O Diretor de Educação e Treinamento da IJF, Sr. Mohamed Meridja, premiou o Presidente da Federação Portuguesa de Judô, Sr. Jorge Oliveira Fernandes, com a placa dourada da IJF.
O Sr. Meridja comentou: “A organização dos Campeonatos Mundiais de Veteranos e Kata foi colocada em um nível muito alto aqui. A Federação Portuguesa de Judô garantiu que tudo correu muito bem, desde o local da competição até à logística do evento. Eles estão prontos para receber eventos internacionais ainda maiores e estamos muito gratos ao Presidente da PJF, Sr. Fernandes. ”
Favorito da casa e medalhista de prata no Katame-no-kata juniors, João Baptista comentou: “É a minha primeira medalha num grande evento de judô e estou muito feliz. Estou especialmente feliz por ganhar esta medalha em casa. Agradeço a todos os meus amigos, treinadores e familiares que me apoiaram esse tempo todo. ”
Victoria Kraska (FRA), medalha de ouro no Katame-no-kata juniors, declarou: "Com meu parceiro, Dylan Meddour, estamos muito felizes por termos conquistado dois títulos em duas categorias diferentes (primeiro dia com Nage-no-kata) e estamos orgulhosos por todos os esforços que colocamos nisso. Somos gratos aos nossos treinadores e nossas famílias que nos apoiaram. ”
Enquanto o diretor da comissão de Kata da IJF, Daniel De Angelis, explicou: "É claro que o Japão continua sendo a referência em termos de kata, mas é muito interessante notar que mais e mais países estão chegando ao topo. As lacunas entre todas as nações estão aumentando menor e isso é muito bom. Depois do primeiro dia, já estávamos satisfeitos com o nível dos juniores. Isso foi definitivamente confirmado hoje. Muitos países estavam interessados em trazer mais jovens especialistas em kata no próximo ano, porque isso agora é um fato, vamos continuar a desenvolver essa categoria de idade. Quero mais uma vez sublinhar a perfeita organização proporcionada pela Federação Portuguesa. Fizeram um excelente trabalho para realizar um evento perfeito. ”
Michel Huet Kata Diretor de Coordenação da Comissão, acrescentou: "É significativo o suficiente para sublinhar o desempenho da dupla francesa de juniores Victoria Kraska e Dylan Meddour, que venceram as duas categorias de juniores que foram contratadas pela primeira vez durante este Campeonato Mundial de Kata. No total tivemos 24 países e 11 deles ganharam uma medalha. Mesmo que alguns países não tenham podido vir devido às restrições de viagens, estamos satisfeitos com os resultados. O país anfitrião, Portugal, ganhou duas medalhas e mostrou que leva a sério esta competição. Isso é muito interessante para o futuro do kata e para o desenvolvimento da disciplina em todo o mundo. "
Estamos nas vésperas do Dia Mundial do Judô. Ao longo do ano, judocas de alto nível tiveram resultados incríveis. Assistimos a eventos excepcionais do World Judo Tour, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos em Tóquio, apesar da situação de pandemia. Os cadetes, os juniores e mais recentemente os veteranos e agora os especialistas em kata provaram que o judô está vivo e é capaz de produzir o melhor judô.
Durante o período difícil da pandemia, os valores do judô estiveram no centro das atenções de toda a família do judô. Nos últimos dois dias, os kata foram a catálise de uma incrível reação química que une as pessoas para melhor.
Como a Solidariedade foi escolhida como tema do Dia Mundial do Judô deste ano, podemos assegurar que todos os participantes do Campeonato Mundial de Kata mostraram empenho, dedicação e, em última instância, solidariedade ao longo da competição.
Atletas que não puderam viajar com suas armas para participar da competição, por exemplo, viram outros competidores pegando as suas. Testemunhamos também a incrível história de Tony Walby, do Canadá. Isso é solidariedade. Isso é judô. Parabéns a todos os atletas, parabéns aos vencedores e feliz Dia Mundial do Judô a toda família do judô!
Por: Jakhongir Toshpulatov e Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!