quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A comunidade Kata comemora o Dia Mundial do Judô de 2021


No rescaldo do Campeonato Mundial de Kata de 2021 em Lisboa, Portugal, todos os participantes, atletas e dirigentes reuniram-se para uma discussão final em torno de vários temas relacionados com o desenvolvimento do kata em todo o mundo, mas também para celebrar o Dia Mundial do Judô.


Para Daniel De Angelis, diretor da comissão de Kata da IJF, este seminário foi particularmente importante, “Não esperava tantos participantes. Mais de 80 pessoas estiveram aqui e, portanto, todas as nações presentes nos campeonatos mundiais puderam participar das discussões. A competição já foi um grande sucesso e este seminário só confirma isso.

Tivemos que organizar o seminário no formato COVID, é claro, e isso não atrapalhou as discussões, que foram muito produtivas. Desde 2014, em Málaga, não conseguíamos reunir toda a família kata e foi a primeira vez desde 2018 em Cancún, no México, antes da pandemia, que tivemos a possibilidade de estar juntos em um seminário aberto a todos os participantes.

Estamos realmente muito felizes. Franco Capelletti, presidente da Comissão de Kata da IJF, está muito satisfeito. Gostaria de agradecer a ele e também à Federação Portuguesa de Judô que assumiu o desafio de organizar o campeonato. Eles realmente fizeram um trabalho incrível. Meus agradecimentos também ao presidente Marius Vizer, que nos apoiou e nos permitiu garantir que o kata pudesse continuar a se desenvolver, apesar da situação de saúde global.

Acho que o que mais marca todos os observadores, é a atitude e o rigor que cerca os especialistas em kata. Há um ambiente impregnado de ética que é um prazer ver, mas sobretudo e particularmente neste dia especial para toda a família do judô, uma solidariedade inabalável que emana dos nossos grupos ”.

Michel Huet, Diretor de Coordenação da Comissão de Kata, não poderia concordar mais com as palavras de Daniel De Angelis, acrescentando o comentário: “Tivemos uma excelente participação durante o seminário, assim como aconteceu durante a competição. Dividimos o programa em vários temas:

1 - Apresentação do kodomo-no-kata para crianças nas versões japonesa e francesa. 2 - Um live com o Kodokan do Japão por ocasião da celebração do Dia Mundial do Judô, durante o qual os princípios gerais do judô foram relembrados. 3 - Uma explicação e uma troca sobre as modificações das regras de julgamento do kata, que serão feitas futuramente.

Feliz dia mundial do judô

Também tivemos uma demonstração de Wolfgang Dax-Romswinkle (GER - medalha de prata em ju-no-kata aqui em Portugal) sobre o 'Projeto Educativo Kata'. Esta é uma plataforma que ensinará a jovens e iniciantes o básico do nage-no-kata. O lançamento do projeto está previsto para a primavera de 2022 e segue um pedido de Franco Capelletti para encontrar soluções para popularizar os katas. "

A notável participação e força da comunidade kata brilharam ao mostrar a promessa de participação e sucesso contínuos. Sendo parte integrante da grande família do judô, todos os participantes ficaram felizes por finalmente poderem se encontrar em ótimas condições sanitárias para discutir sua paixão pelo judô. Com esta nota muito positiva e com espírito de solidariedade, todos disseram 'adeus e até breve', esperando que o kata continue a se desenvolver e prosperar. 

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada