quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Mundial Junior: Resultados do Primeiro Dia


É o primeiro campeonato mundial organizado após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020! O Campeonato Mundial de Juniores, Olbia 2021, entregou judô impressionante ao longo do primeiro dia do evento. Ser cabeça-de-chave sempre oferece mais chances de estar presente na fase final de um evento internacional. Mesmo assim, nem sempre isso é 100% garantido, principalmente com os juniores que às vezes ainda buscam seu próprio estilo de judô.

Pouco antes do início do bloco final, a cerimônia de abertura do evento aconteceu na presença do Prefeito de Olbia, Sr. Settimo Nizzi, o Presidente da Federação Italiana de Artes Marciais de Karatê de Judo Wrestling, Sr. Domenico Falcone e o Presidente da IJF , Sr. Marius Vizer.

Da esquerda para a direita: Marius Vizer, Settimo Nizzi e Domenico Falcone

Settimo Nizzi declarou: " Hoje é a abertura do grande evento que esperamos há tanto tempo. Depois dos Campeonatos Mundiais de Veteranos e Kata que foram realizados nesta cidade há alguns anos, estamos felizes em receber o família internacional do judô a Olbia novamente. O judô é muito popular entre nossa população. O esporte une as pessoas. Agradeço ao presidente da IJF, Marius Vizer, que nos deu a oportunidade de sediar este campeonato. Agradeço à Federação Italiana e ao Judô da Sardenha por organizá-lo. Tenho certeza que teremos o prazer de fazer parte de uma grande competição, que ilustrará os valores do esporte. ”

O Sr. Domenico Falcone disse: " Estou muito feliz em dar as boas-vindas a todos vocês em Olbia. Este é o primeiro campeonato mundial após os Jogos Olímpicos de Tóquio e os futuros campeões começarão sua carreira de judô aqui. Obrigado a Marius Vizer pela confiança. Obrigado a o prefeito de Olbia e as autoridades da Sardenha. Obrigado aos organizadores e todos os voluntários. Desejo a todos boa sorte e sucesso. "

Em seguida, o Sr. Marius Vizer tomou a palavra, “ É um grande momento para organizar o Campeonato Mundial Júnior, durante o tempo de Covid. Quero agradecer a todos os participantes e às federações nacionais por todos os seus esforços. Desejo também dirigir todas as nossas considerações ao Presidente da Câmara da cidade de Olbia e à região da Sardenha, bem como à União Europeia de Judo, à Federação Italiana de Judo e a todos os envolvidos no sucesso deste evento. Bem-vindos a todos vocês e declaro aberto o Campeonato Mundial Júnior de 2021 em Olbia, Sardenha, Itália. "

-48kg: Bravo Scutto para Itália

Para o país anfitrião de um campeonato mundial, garantir uma medalha desde o primeiro dia é sempre muito importante. Ao se classificar para a final de -48kg, Assunta Scutto (ITA) conseguiu trazer um sorriso aos rostos de toda a delegação italiana. Mas talvez a parte mais difícil tenha ficado, contra a russa Irena Khubulova, que também se classificou para a final.

Em menos de um minuto, a Itália já podia dizer que esta edição do Mundial de Juniores foi um sucesso, pois Assunta Scutto fez um claro ippon com uma técnica de osae-komi-waza aplicada na orla da área de competição. 

Assunta Scutto disse: " Tenho tantas emoções que é difícil explicar. Hoje era o meu dia, mas não sabia disso esta manhã. Queria ganhar porque é um título mundial e porque estou em casa. Eu estava tão nervoso na primeira rodada que se tornou minha disputa mais difícil. O resto foi simplesmente perfeito. "

A primeira disputa pela medalha de bronze viu a segunda chance para a Itália subir ao pódio, com Asia Avanzato enfrentando Anastasiia Balaban (BUL), vencedor da Copa da Europa Júnior de Praga em julho de 2021. Com as partidas pela medalha de bronze ocorrendo no início do No bloco final, Asia Avanzato (ITA) ficou muito feliz em oferecer a primeira medalha à sua delegação, após acertar um waza-ari com um low-o-soto-gari. É um bom começo para a Itália.

Rafaela Batista (BRA), medalhista de prata no Campeonato Pan-Americano Júnior 2021 e Léa BERES (FRA), medalha de bronze no último Campeonato Europeu Júnior, se classificou para o segundo concurso de medalhas de bronze. 38 segundos foram suficientes para a brasileira conquistar o bronze, após aplicar um shime-waza que não deu chance à francesa.


Resultados finais
1. SCUTTO Assunta ( ITA )
2. KHUBULOVA Irena ( RUS )
3. AVANZATO Ásia ( ITA )
3. BATISTA Rafaela ( BRA )
5. BALABAN Anastasiia ( BUL )
5. BERES Lea ( FRA )
7. NASCIMENTO Alexia ( BRA )
7. GOMEZ ANTONA Gemma Maria ( ESP )


-60 kg: pontuações de Sardalashvili para a Geórgia

Romain Valadier Picard era o óbvio favorito e cabeça-de-chave da categoria, tendo vencido o Campeonato Europeu de 2021 com estilo e o francês começou muito bem, mas encontrou um adversário forte e tático com Turan Bayramov (AZE) nas quartas-de-final, que derrotou o judoca francês depois que este foi penalizado pela terceira vez por ter saído do tatame. A regra é clara: quando você está perto do limite, você precisa escapar. Valadier Picard fez isso atacando do lado de fora, quando poderia simplesmente ter evitado a borda do tapete. Assim, Turan Bayramov enfrentou o georgiano Giorgi Sardalashvili, na final.

Sardalashvili conquistou o título mundial de juniores após realizar um contra-ataque para waza-ari, inscrevendo seu nome na lista de futuros heróis georgianos.

Giorgi Sardalashvili disse: " O segredo do judô georgiano é o trabalho árduo. Treinamos e ouvimos nossos treinadores. Eu treino com Lasha Bekauri; temos o mesmo treinador. Hoje eu queria ser tão bom quanto ele " .

Decepcionado com a derrota nas quartas-de-final, Romain Valadier Picard encontrou os recursos para vencer sua repescagem para entrar na disputa pela medalha de bronze contra Yam Wolczak de Israel, que ele também venceu com um belo waza-ari, marcado com um kata- preciso guruma.

A segunda disputa pela medalha de bronze viu Sherzod Davlatov (KAZ) e Kamoliddin Bakhtiyorov Kamoliddin (UZB) competindo por um lugar no pódio. Com um movimento de ombro excelente, Davlatov conquistou a medalha de bronze.


Resultados finais
1. SARDALASHVILI Giorgi ( GEO )
2. BAYRAMOV Turan ( AZE )
3. VALADIER PICARD Romain ( FRA )
3. DAVLATOV Sherzod ( KAZ )
5. WOLCZAK Yam ( ISR )
5. BAKHTIYOROV Kamoliddin ( UZB )
7. SHATIRISHVILI Shakro ( GEO )
7. PARCHIEV Abu-Muslim ( RUS )

-52 kg: França sobe no topo do pódio da medalha com Devictor

Mais uma vez o país-sede qualificou uma atleta para a final, com Giulia Carna conquistando sua passagem após convincentes vitórias sobre Sheily Lopez (GUA), Teresa Santos (POR), Marina Castello Diez (ESP) e Erza Muminoviq (KOS). Para enfrentá-la na final estava Chloe Devictor da França, que teve um caminho sério e consistente para chegar lá, tendo sido semeada a número dois no início do dia.

Supermotivada pela vitória de seu companheiro de equipe Scutto na categoria inferior, Carna pisou no tatame convencida de que poderia conseguir o mesmo feito, mas Devictor não tinha a mesma opinião. Durante uma partida bastante tática, a francesa pressionou para que fosse penalizada e contra-atacou por um waza-ari, que ofereceu a primeira medalha de ouro do campeonato para a seleção francesa.

Chloe Devictor disse: " Nas quartas de final tive uma partida muito tática e outra muito física na semifinal. A final foi tática e física. Durante todo o dia tive de lutar contra estilos difíceis e diferentes e senti que meus adversários estudei meu judô. Foi difícil, mas ótimo. Temos um bom time, somos amigos e damos o ritmo desde o primeiro dia. Isso significa que estamos fazendo a coisa certa. ”

No primeiro concurso de medalha de bronze, Sabina Aliyeva (AZE) competiu com Binta Ndiaye (SUI), que acabou conquistando a medalha. 

O segundo concurso de medalha de bronze viu Ariane Toro Soler (ESP) e Erza Muminoviq (KOS) competindo por uma medalha. A medalha foi para Kosovo via Erza Muminoviq, que pode ser uma das próximas estrelas do judô em seu pequeno país.


Resultados finais
1. DEVICTOR Chloe ( FRA )
2. CARNA Giulia ( ITA )
3. NDIAYE Binta ( SUI )
3. MUMINOVIQ Erza ( KOS )
5. ALIYEVA Sabina ( AZE )
5. TORO SOLER Ariane ( ESP )
7. CASTELLO DIEZ Marina ( ESP )
7. ENKHBAATAR Nomintuya ( MGL )

-66 kg: Rússia ganha sua primeira medalha de ouro com Naguchev

A última final do dia foi contra Abrek Naguchev (RUS) e Lennart Slamberger (GER), depois de terem derrotado, respectivamente, Maxime Gobert (FRA) e Radu Izvoreanu (MDA) na fase semifinal.

Slamberger parecia forte e confiante em seus ataques, mas Naguchev, menor que seu oponente, estava apenas esperando. Quando o competidor alemão cometeu seu primeiro erro do dia, o campeão russo não desistiu e rebateu Slamberger para ippon e conquistou a medalha de ouro para a Rússia.

Abrek Naguchev disse: " A razão pela qual ganhei é porque perdi minhas duas grandes competições anteriores e nunca senti um sentimento tão grande de vingança. Me senti intocável hoje, então esta é a chave, nunca desistir. "

O primeiro concurso de medalha de bronze viu Yevhen Honcharko (UKR) e Radu Izvoreanu (MDA) competindo por uma medalha mundial júnior. O vencedor foi decidido rapidamente quando Honcharko rebateu seu oponente para um ippon claro.

O segundo concurso de medalha de bronze foi contra o mexicano Robin Jara e o francês Maxime Gobert. Não foi uma vitória fácil para Gobert, que marcou primeiro com um tai-otoshi bem executado, mas o francês voltou passo a passo e impôs sua força antes de encerrar no chão com uma chave de braço para ippon e uma primeira medalha em este nível de competição.


Resultados finais
1. NAGUCHEV Abrek ( RUS )
2. SLAMBERGER Lennart ( GER )
3. HONCHARKO Yevhen ( UKR )
3. GOBERT Máximo ( FRA )
5. IZVOREANU Radu ( MDA )
5. JARA Robin ( MEX )
7. ABDUSALIMOV Abdulbosit ( UZB )
7. PEREIRA Matheus ( BRA )

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau, Marina Mayorova e Emanuele Di Feliciantonio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada