terça-feira, 26 de outubro de 2021

FIJ: Kata - As formas

Ju-no-kata

Conforme descrito por Jigoro Kano, o fundador do judô, existem essencialmente duas formas de praticar o judô: randori por um lado com sua variante na competição e kata.

Kata significa literalmente "forma". É praticado de acordo com um sistema pré-estabelecido de exercícios codificados, enquanto randori, que significa “prática livre”, é praticado livremente. O objetivo do kata é, portanto, aprender os fundamentos das técnicas.

Durante o Campeonato do Mundo de Kata, que decorre atualmente em Lisboa, Portugal, os atletas inscritos podem realizar 5 kata (Nage-no-kata, Katame-no-kata, Ju-no-kata, Kime-no-kata, Kodokan-Goshin -jutsu), dois dos quais (Nage-no-kata e and katame-no-kata) também estão acessíveis pela primeira vez a competidores juniores com menos de 23 anos.


Nague-no-kata

Nage-no-Kata (formas de arremesso)

Três técnicas representativas são escolhidas de cada um dos cinco Nage-waza: Te-waza, Koshi-waza, Ashi-waza, Ma-sutemi-waza e Yoko-sutemi-waza.

Katame-no-Kata (formas de agarrar ou segurar)

Cinco técnicas de modelo são escolhidas de cada um dos três Katame-waza: Osaekomi-waza, Shime-waza e Kansetsu-waza.

Kime-no-Kata (Formas de técnicas decisivas)

Isso é para aprender as técnicas para uma luta combativa séria. Consiste nas técnicas em posição ajoelhada (Idori, 8 técnicas) e em pé (Tachiai, 12 técnicas).

Kodokan-Goshin-jutsu (Formas de Autodefesa Kodokan)

Isso consiste em uma "seção desarmada" e uma "seção de armas". A "seção desarmada" consiste em doze técnicas, enquanto a "seção de armas" consiste em nove técnicas.

Ju-no-Kata (formas de gentileza e flexibilidade)

Esta é uma composição expressiva e ginástica dos métodos de ataque e defesa em uma série de ações lentas e moderadas. Consiste em três componentes, Dai-ikkyo (Conjunto 1), Dai-nikyo (Conjunto 2) e Dai-sankyo (Conjunto 3), cada um deles tem cinco técnicas.


Com base na nomenclatura Kodokan também existem:

Itsutsu-no-Kata (Formas de "Cinco")

Essas formas expressam o mecanismo de ataque e defesa de forma elevada. É composto por cinco sequências de movimentos que expressam artisticamente o poder da natureza.

Koshiki-no-Kata (formas clássicas)

Kano Shihan avaliou muito as formas do Kito-ryu Jujutsu, pois representam a essência do ataque e da defesa. Portanto, ele deixou as formas como Kodokan Koshiki-no-Kata, com poucas mudanças. Consiste em 14 técnicas Omote (frontais) e 7 técnicas Ura (costas).



Seiryoku-Zenyo-Kokumin-Taiiku (Formas de Educação Física Nacional de Máxima Eficiência)

Ele contém aspectos de educação física e artes marciais e tem formas de ataque e defesa. Consiste em 8 movimentos de Tandoku-renshu (prática Solo) e 9 movimentos de Sotai-renshu (prática Duo).

Recentemente, a Federação Internacional de Judô juntamente com o Kodokan e a Federação Francesa de Judô desenvolveram um kata para crianças: Kodomo-no-Kata (CLIQUE AQUI)

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada