quinta-feira, 3 de junho de 2021

FIJ: Um congresso híbrido oferece novos níveis de inclusão


O 2021 IJF Congress, realizado no dia 2 de junho no Intercontinental em Budapeste, foi uma verdadeira vitória para todas as melhores consequências de viver em uma era pós-Covid, reunindo uma comunidade de judô, tanto face a face quanto online. Este evento híbrido é o primeiro de seu tipo e possui possibilidades tecnológicas totalmente exploradas.

O Congresso foi traduzido ao vivo para 6 idiomas, oferecendo canais em inglês, francês, espanhol, árabe, russo e húngaro e, embora isso mostre inclusão, foi dado mais um passo, para também priorizar as questões das mudanças climáticas, evidenciado pelo fato de todo o evento ser sem papel , facilitado pela colaboração entre a IJF e a Huawei. 

A Huawei forneceu tablets para todos os delegados, para permitir a votação segura online, em conjunto com o sistema de votação segura da Lumi Company. Lumi é um líder mundial, empregado pelo COI e com um notário e uma equipe de escrutinadores presentes, ao vivo online, o sistema funcionou de forma tranquila e eficiente.

O formato híbrido reuniu mais do que o dobro do número mínimo de delegados necessário para garantir que o Congresso fosse quorativo e isso por si só mostra o poder da evolução. 

Apenas uma nuvem pairava sobre a reunião, a dos obituários. Despedimo-nos formalmente do judoca que nos deixou no ano passado e refletimos sobre suas grandes contribuições para nossas vidas. Tudo fará falta e tudo permanecerá em nossos pensamentos.

Assim que todos os delegados tiveram a oportunidade de se familiarizar com a tecnologia do evento, o Presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, abriu a reunião, 


“Caros membros do CE, presidentes, secretários gerais, delegados e família do judô, estamos aqui, hoje, juntos e tenho o prazer de apresentar a vocês nossas atividades nos últimos dois anos. A era Covid-19 nos trouxe, como todo mundo, desafios em uma situação sem precedentes. Acredito que juntos conseguimos manter o nosso esporte presente na vida de todos os amantes do judô e com ele. Conseguimos superar obstáculos, continuar nossas atividades tanto quanto a crise de saúde permitiu e trazer inovações que desenvolveram ainda mais fortes laços entre os membros da comunidade internacional de judô. ”

O Sr. Vizer destacou a mudança do escritório da IJF de Lausanne para Budapeste, o que não foi uma tarefa fácil, mas falou do inestimável apoio dado pelo governo húngaro a esse projeto e também à organização do Campeonato do Mundo, durante um período tão tumultuado. 

O Sr. Vizer continuou: “Por mais estranho que possa parecer, uma de nossas maiores conquistas no ano passado foi a organização bem-sucedida de competições. Após 6 meses de intervalo, reiniciámos o World Judo Tour, com um primeiro Grand Slam aqui em Budapeste. Desenvolvemos nosso protocolo interno Covid-19, que distribuímos a todos os nossos membros para garantir condições justas e seguras para todos.

Durante o intervalo conseguimos manter uma comunicação clara e razoável, garantindo que os atletas e treinadores fiquem tranquilos. Em 2020 fomos o único esporte de combate que retomou as competições e nosso trabalho foi elogiado igualmente pelo COI e Tóquio 2020. Com base em um sistema de qualificação sólido, a pandemia não teve nenhum impacto na qualificação e os atletas tiveram condições e possibilidades justas, tanto quanto possível."


A boa notícia não se limita à logística e às competições.

“O mundo está mudando para o consumo digital em todos os esportes e, especialmente durante a pandemia Covid-19, a IJF aumentou sua presença online, envolvendo a comunidade do judô em atividades online exclusivas e personalizadas. Tenho o orgulho de anunciar que a IJF está entre as 10 melhores IFs olímpicas em todos os aspectos da mídia social; um resultado muito bom e promissor.

Embora a pandemia tenha trazido muitos desafios, ela também nos deu tempo e a chance de implementar novas ideias e inovar em diversos setores. Mantivemos uma comunicação regular e transparente com todos os stakeholders e conseguimos manter todos os nossos media partners, apesar de não podermos oferecer todos os eventos que foram contratados para 2020. Não só isso, mas vamos continuar a colaborar com eles, graças ao sucesso das negociações . Concluímos outro contrato de 4 anos com a Taishan, nosso principal fornecedor e parceiro de equipamentos, e também com a SOCAR. Além disso, damos as boas-vindas a um novo parceiro, a Ultima Collection. Agradecemos aos nossos parceiros por sua confiança e investimento no judô e por compartilhar nossa visão global de desenvolvimento. ”


O Sr. Vizer passou a mencionar a colaboração inovadora com Metro Goldwyn Mayer na documentação da história de Saeid Mollaei e Sagi Muki, não apenas rivais, mas grandes amigos, preenchendo a lacuna política entre suas culturas e provando que o esporte e a amizade são mais fortes aliados do que quaisquer diferenças que possamos ter. 

“Todos nós podemos nos orgulhar de nossa determinação humanitária, de apoiar um atleta perseguido e enviar uma forte mensagem de tolerância zero para qualquer forma de discriminação no esporte.”

O Sr. Vizer então falou sobre os desafios enfrentados pelos judocas mais jovens ao redor do mundo, com a perda de competição para a maioria, por mais de um ano, mas estava claro que sua saúde deveria continuar sendo a prioridade mais alta. Com isso em mente, a IJF considera que a reabertura do mundo está em uma fase em que podemos nos concentrar novamente nos jovens e, para isso, o Campeonato Mundial de Judô para Juniores está agendado para acontecer na Itália ainda este ano. Eventos de cadetes estão a seguir. Passo a passo, estamos permitindo que a esperança e a engenhosidade dêem as mãos para esse propósito ou revitalizem nosso esporte em todos os níveis. Nós estamos ganhando!

Isso nos lembrou do evento mais prestigioso de todos: “Estamos a apenas um mês dos tão esperados Jogos Olímpicos de Tóquio. Muitos dos preparativos foram deixados para o último momento, devido à pandemia. Será uma edição muito diferente, com apenas espectadores domésticos e maiores restrições de movimento para todos os interessados. Todos nós tentamos simplificar nossas operações ao máximo e as Olimpíadas de Tóquio serão um excelente exemplo de esforço conjunto e unidade do mundo dos esportes. Estamos determinados a fazer o judô brilhar e sabemos que nossos atletas farão uma competição atraente. Além de nossa cota habitual, em Tóquio a IJF também terá uma Equipe Mista de Refugiados, composta por 6 atletas e 1 técnico, participando da primeira Prova Olímpica de Equipe de Judô.


Paralelamente ao nosso trabalho com atletas refugiados, recentemente assinamos o Quadro da ONU Mulheres Esportivas para a Igualdade de Gerações e também o Grupo de Ação Desportivo das Nações Unidas para a Mudança Climática, mostrando nosso foco tanto na equidade de gênero quanto nas mudanças climáticas. Também estamos trabalhando em uma parceria global com o ACNUR, já que a IJF está claramente liderando o caminho quando se trata de atletas refugiados. ”

O Sr. Vizer agradeceu a todos pela dedicação e passou a palavra ao representante do governo húngaro, Dr. Furjes Balazs, Ministro de Estado para o Desenvolvimento de Budapeste, Gabinete do Primeiro Ministro disse: “Espero que Budapeste se torne sua segunda melhor cidade do mundo, depois suas respectivas cidades de origem. Budapeste é uma cidade extraordinária para esportes, cultura e negócios, com uma localização excelente, clima moderado, instalações de alto nível e uma economia em expansão. Também é uma cidade muito segura. Estou feliz e honrado em ver todos vocês aqui. Por favor, venha com a maior freqüência possível. Estaremos sempre cuidando bem de você. Também estamos muito felizes em ver que a IJF escolheu Budapeste para ser a sede de sua organização. Marius Vizer e sua equipe são capazes de enfrentar todos os desafios. Desejo-lhe tudo de melhor durante a sua estadia. "

O Dr. Laszlo Toth, Presidente da Federação Húngara de Judô disse: "É sempre um prazer ver pessoas de todo o mundo se juntando a nós aqui na Hungria e quero dar as boas-vindas a cada um de vocês. Junto com a IJF, vamos organizar um evento excelente. Desejo-lhe muito sucesso e uma estadia maravilhosa em nosso lindo país. "


Após as apresentações e discursos de boas-vindas, a votação das resoluções continuou ao longo dos procedimentos e, claro, houve a questão da eleição do presidente da IJF. Esta foi a parte mais tranquila do dia, com apoio unânime à reeleição de Vizer. Isso foi seguido pelo anúncio da nomeação do Sr. Vlad Marinescu para o cargo de Diretor Geral do IJF. Ambos os homens receberam aplausos calorosos e aceitaram seus papéis graciosamente.

Seguiram-se relatórios dos membros do Comitê Executivo, relativos a todas as áreas de operações da IJF. 

O Sr. Marinescu falou sobre a montanha de trabalho realizado pelas equipes de TI e mídia, recapitulando projetos como JudoFit, Judo nas escolas, atualizações de mídias sociais e muito mais. 

O Sr. Vladimir Barta, Diretor de Esportes da IJF, fez seu relatório e destacou a singularidade do evento de equipes mistas de judô em Tóquio, em termos do número de atletas autorizados a participar. “Isso é diferente de qualquer outra modalidade esportiva. Não importa quantas equipes se classifiquem, esse é o número que vai participar. ” Novamente, o judô tem orgulho de estar progredindo e liderando.

O Sr. Al Tamimi, Tesoureiro Geral da IJF, falou sobre a boa saúde financeira da IJF e, em seguida, a palavra voltou com o Sr. Vizer para os anúncios sobre os novos e antigos membros do Comitê Executivo. 


O Sr. Sissoko (MLI) foi sucedido por Thierry Siteny (MAD) como Presidente da AJU, mas o Sr. Sissoko permanece no Comitê Executivo. Manuel Larrañaga (MEX) foi sucedido na presidência do PJC por Carlos Zegarra (PER). O Sr. Juan Carlos Barcos (ESP) e o Sr. Jan Snijders (NED) renunciarão às suas funções como Diretores de Arbitragem Principal e passarão seus lugares para o Sr. Daniel Lascau (ROU), Sr. Ki-Young Jeon (KOR) e Sr. Armen Bagdasarov ( UZB). Também nomeados para novos cargos no Comitê Executivo foram Salima Souakri (ALG), Sanda Čorak (CRO), Skander Hachicha (TUN), Mike (CAN) e Erdenetod, Khishigbat (MGL). Observou-se que as novas nomeações incluem 3 mulheres, que se juntarão à Dra. Lisa Allan, que assumiu o cargo como a primeira mulher a fazê-lo, em 2017. O compromisso da IJF com a igualdade de gênero continua a dar grandes passos.

Concluídas todas as votações e celebradas as novas nomeações, o Congresso foi encerrado, cabendo a Vizer a tarefa de desejar a todas as delegações um Campeonato Mundial saudável e de sucesso.

Fotos: Gabriela Sabau e Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada