segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

FIJ: Os valores do judô salvam vidas


Quando um estudante de 19 anos, Giovanni Gottardi, sofreu um ataque cardíaco inesperado enquanto dirigia sua scooter para casa depois de jantar na casa de um amigo, o acidente resultante o deixou em silêncio diante da morte.

Por pura sorte, 2 transeuntes chegaram perto o suficiente para perceber imediatamente que se tratava de uma situação grave e não hesitaram, alcançando o adolescente rapidamente e indo direto para o trabalho. 

Fernando Marverti, judoca e instrutor de defesa pessoal da polícia italiana local, disse: "Nós o colocamos em posição e eu fiz massagem cardíaca, seguindo instruções detalhadas da operadora do serviço de emergência. Durante os primeiros 5-7 minutos, o menino não o fez reagir, mas então houve um suspiro que nos deu esperança de que nossa manobra o tivesse ajudado a resistir. Fizemos tudo o que podíamos para não deixá-lo ir antes que a ambulância chegasse. "

A esposa de Fernando, Sara Vacca, também instrutora de autodefesa, lembrou: “Ele parecia morto; não estava se movendo. Apenas um barulho muito profundo e assustador nos fez perceber que ele estava vivo e por isso chamamos imediatamente o serviço de emergência, descrevemos a situação e tentou seguir todos os seus conselhos. ”

O incidente foi noticiado em jornais e redes sociais e o pai de Giovanni foi inequívoco: "Meu filho está vivo graças à massagem cardíaca explicada ao telefone. Os dois anjos que trouxeram meu filho de volta à vida, se não fosse por eles, por seu senso de dever cívico e sua coragem, Giovanni não estaria mais conosco. Nem todo mundo tem coragem de dar uma massagem cardíaca em um menino em estado tão grave. Tivemos sorte, mas quero dizer a todos, se vocês passar pelo local de um acidente, por favor, pare e intervenha. Você pode salvar uma vida. ”

O jovem de 19 anos está se recuperando em sua cidade natal, Verona, após 5 dias em coma e várias cirurgias. A volta ao normal será um longo caminho, mas está a caminho graças a Fernando e Sara e a sua adesão natural aos valores do judô. A coragem e o senso intrínseco de jita kyoei deles entraram em ação automaticamente e deram a Giovanni e sua família uma chance.

Fernando Marverti em competição

Embora Giovanni não se lembre do acidente ou das ações que salvaram a vida do casal, ele teve a chance de agradecê-los por vídeo chamada e está ansioso para conhecê-los quando tiver alta. Sara acrescentou: “Ele imediatamente nos agradeceu com lágrimas nos olhos. Podemos nos encontrar quando ele se recuperar. Somos instrutores de artes marciais há 30 anos e estamos acostumados a lidar com emoções e situações inesperadas e repentinas, mas eu nunca tinha feito massagem cardíaca antes e o prazer de saber que salvei uma vida é enorme. ”

Giovanni deseja retomar seus estudos no Instituto Técnico-Científico de Verona, assim que puder. Antes do acidente, ele não tinha problemas de saúde e acredita-se que terá uma recuperação total.

Por: Jo Crowley - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada