domingo, 6 de junho de 2021

Mundial de Budapeste: Uma lição de 90 segundos

Luca Mamira (HUN) e Otgontsetseg Galbadrakh (KAZ)

Ela nos garante que dormiu bem, que estava um pouco nervosa, mas não o suficiente para privá-la de sono. É surpreendente porque poucas horas depois, no dia 6 de junho de 2021, Luca Mamira ia participar, pela primeira vez, de um campeonato mundial sénior de judô.

Luca Mamira tem 16 anos. A jovem húngara não pode dirigir, nem votar, mas pode competir. Mamira é a campeã mundial na categoria cadete, desde 2019. Nós a conhecemos em Almaty quando ela ganhou o ouro, naquele que é, até o momento, sua maior conquista em seu recorde de serviço recém-impresso. O que vimos então é que o judô corre em suas veias.

Ela é alta e pratica judô ofensivo. Budapeste significa muito para ela porque se apresentou como voluntária no Grand Slam. Para ela, o Estádio Laszlo Papp é a sua casa, a casa onde iria estrear ao mais alto nível. 

O que ela talvez não tivesse previsto era como seria enfrentar a realidade de forma brutal. Mamira compete na categoria –48kg e no primeiro round esperava Otgontsetseg Galbadrakh (KAZ). É a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, medalha de prata dupla no mundial, vencedora de 2 Grand Slam e 5 medalhas de Grand Prix e está treze anos mais velha. 

Otgontsetseg Galbadrakh (KAZ) derrotando Luca Mamira (HUN)
 
Mamira não entrou no tatame de forma contemplativa. Ela não se intimidou, ela queria aprender. A lição foi rápida e eficaz. Noventa segundos depois, Galbadrakh rebateu um ataque e marcou ippon. 

“Ela está mais forte e tem muito mais experiência”, confessou Mamira. "Foi uma boa lição, uma que não esquecerei." A jovem judoca é inteligente e ao invés de reagir com tristeza, prefere guardar as conclusões de sua primeira luta no melhor dos cenários. 

Seu próximo encontro,  em duas semanas , será mais acessível porque ela enfrentará meninas da sua idade na Copa da Europa em Porec. Digamos que o World Judo Championchips Hungary 2021 tenha oferecido uma pequena amostra do que o futuro reserva para uma jovem com vontade de aprender e com ideias claras e esses são os sintomas que permitem a Luca Mamira projetar um futuro brilhante. 

Fotos: Lars Moeller Jensen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada