sexta-feira, 2 de abril de 2021

Grand Slam de Antalya: Basile brilha novamente e Turquia obtém a primeira vitória - Resultados do segundo dia


Pouco antes do início do bloco final do dia 2, o Antalya Grand Slam 2021 foi oficialmente inaugurado pelo Presidente da IJF, Sr. Marius Vizer, que declarou: "Quero agradecer ao governo turco, o governador da região de Antalya, o Comitê Olímpico Nacional, Federação Turca de Judô e autoridades locais, por organizarem o evento em um período difícil para todos. Estamos todos atravessando esse tempo juntos e o esporte continua sendo uma boa forma de trazer esperança, ser um modelo e uma motivação para toda a sociedade. "

Durante a cerimônia, o Sr. Sergey Soloveychik, Vice-Presidente da FIJ e Presidente da União Europeia de Judô, disse: "Parabéns aos organizadores e especialmente ao presidente da Federação Turca de Judô, por organizar um dos eventos mais importantes do mundo calendário. Desejo a todos um bom evento e uma boa rota para Tóquio. "

O Sr. Sezer Huysuz, Presidente da Federação Turca de Judô também falou, "durante este momento difícil, conseguimos organizar o evento, com muito esforço de todos. Desejo sucesso a todos os judocas e organizadores no caminho para os Jogos Olímpicos de verão . "

Ao longo do segundo dia de competição no Grand Slam de Antalya, como foi o caso no dia 1, vimos batalhas esportivas ferozes, mas amigáveis, com regras e códigos morais sendo empregados ao lado de uma infinidade de emoções. De manhã todos os atletas estavam em busca de medalhas e às vezes, mais importante, de pontos, já que o foco principal agora é o próximo Campeonato Mundial de Budapeste e os Jogos Olímpicos de Tóquio.

No dia 2 também vimos as aspirações dos competidores mais jovens, que pressionam muito em busca de reconhecimento e respeito, enquanto estrelas conhecidas fazem todo o possível para voltar a brilhar. Esta é a lei do esporte. O segundo dia trouxe uma sacola de lutas interessantes e um novo capítulo nessa luta por uma vaga olímpica e muito mais.

Ao chegar o final do dia, a Turquia pode respirar e festejar uma merecida medalha de ouro que sublinha ainda mais o fantástico trabalho realizado pela Federação Turca de Judô, não só para organizar o evento, mas também para preparar a equipa para o desempenho. Grã-Bretanha e Holanda confirmam que são verdadeiras nações do judô e que devemos sempre contar com elas para ganhar medalhas, enquanto o campeão olímpico Fabio Basile voltou a arder hoje. Este foi definitivamente um bom dia de judô, antes do terceiro e último dia começar no dia 3 de abril às 10h45, hora local.

-63kg: RENSHALL vence o primeiro Grand Slam em Antalya

Quinto em Tbilisi há uma semana, Lucy RENSHALL (GBR) obviamente encontrou soluções desta vez para chegar à final da primeira categoria feminina do dia. Lá ela enfrentou a venezuelana Anriquelis BARRIOS (VEN), terceira em Tashkent no início da temporada.

Por mais de 6 minutos, a final foi bem equilibrada, apenas os pênaltis foram distribuídos, mas depois de dois minutos do golden score, Lucy RENSHALL conseguiu finalmente enganchar o pé de BARRIOS com um ko-uchi-gari para um waza-ari libertador.

Para a primeira medalha de bronze, encontramos os duas representantes chinesas, a 19º no mundo TANG Jing (CHN) e a 15º no mundo YANG Junxia (CHN), por um conflito fratricida que poderia muito bem decidir a vaga olímpica da China. Rapidamente liderado por uma pontuação de waza-ari, YANG se rendeu um pouco mais tarde devido a uma lesão e deixou o tatame sob aplausos.

Catherine BEAUCHEMIN-PINARD (CAN), que foi semeada a número um da competição, não conseguiu chegar à final, batida na semifinal pela RENSHALL. Ela ainda tinha a chance pela medalha de bronze, contra Gili SHARIR (ISR), mas levou quase 6 minutos de golden score para finalmente ganhar a medalha, pois SHARIR foi penalizada pela terceira vez. 


Resultados finais
1. RENSHALL, Lucy (GBR) 2. BARRIOS, Anriquelis (VEN) 3. BEAUCHEMIN-PINARD, Catherine (CAN) 3. TANG, Jing (CHN) 5. SHARIR, Gili (ISR) 5. YANG, Junxia ( CHN) 7. BJAOUI, Meriem (TUN) 7. OLSEN, Laerke (DEN)

-73kg: BASILE Did it again

Quando o campeão olímpico Fábio Basile está presente em um evento do circuito mundial tudo pode acontecer, tanto o pior quanto o melhor. Hoje Fábio estava tendo um bom dia, chegando à final para encontrar o judoca turco Bayram KANDEMIR, tendo tirado todos os adversários que encontrou no caminho para a final, nas fases de eliminação.

Como era de se esperar, Fábio BASILE deu show ao longo da final, encadeando os ataques, às vezes com um pouco de preparo, mas sempre incisivo e contundente. Portanto, é certo, o grand slam de Antalya ainda não é Jogos Olímpicos, mas não esperávamos necessariamente que o italiano chegasse a esse pico na manhã da competição na Turquia. Durante todo o dia, ele demonstrou que não deveria ser esquecido em Tóquio e que, juntamente com sua motivação, tudo era possível. A única diferença com o Rio 2016 é que nós sabemos disso. Esta é a primeira medalha de ouro do BASILE no Grand Slam.

Na primeira disputa pela medalha de bronze, o Campeão Europeu de 2020 Victor STERPU (MDA) enfrentou Adam STODOLSKI (POL), nunca antes classificado no World Judo Tour. Menos de 30 segundos antes do final, Victor STERPU ganhou sua primeira medalha de Grand Slam com um enorme utsuri-goshi, uma técnica que não é vista com frequência.

5º em Tel Aviv no início da temporada, Tommy MACIAS (SWE) teve mais uma chance de subir ao pódio, contra Arthur MARGELIDON (CAN), finalista em Tbilisi há uma semana. Um grande sorriso apareceu no rosto de MARGELIDON após quase um minuto de golden score quando ele marcou ippon com um enorme ko-soto-gari.


Resultados Finais
1. BASILE, Fabio (ITA) 2. KANDEMIR, Bayram (TUR) 3. MARGELIDON, Arthur (CAN) 3. STERPU, Victor (MDA) 5. MACIAS, Tommy (SWE) 5. STODOLSKI, Adam (POL) 7. CASSE, Jeroen (BEL) 7. CILOGLU, Bilal (TUR)

-70kg: POLLING brilha em Antalya

Kim POLLING (NED) não é estranha, muito pelo contrário. Quatro vezes vencedora do World Judo Masters e medalhista mundial, a holandesa encontrou na final outra regular do podio internacional, a croata Barbara MATIC, segunda em Tashkent há algumas semanas e vencedora do Hungría Grand Slam em outubro, que foi o primeiro evento na retomada do Circuito Mundial de Judô.

Kim POLLING não deu chance a MATIC! Depois de ter conseguido um primeiro waza-ari com um seoi-nage reverso, ela executou um uchi-mata quase perfeito que também foi premiada com waza-ari, ganhando a quinta medalha de ouro em um grand slam para a estrela holandesa. 

A Venezuela tem uma verdadeira escola de judô, principalmente entre as mulheres. Elvismar RODRIGUEZ (VEN) provou mais uma vez ao chegar ao bloco final, onde enfrentou a estrela em ascensão do judô feminino uzbeque, Gulnoza MATNIYAZOVA (UZB), terceira em casa há pouco tempo, pela primeira luta pela medalha de bronze da categoria. Desta vez, MATNIYAZOVA não conseguiu repetir sua performance em Tashkent e durante o golden score foi lançada por RODRIGUEZ para waza-ari.

Pela outra medalha de bronze, Maria BERNABEU (ESP), segunda colocada no Grand Slam da Hungria de 2020, se opôs a Minel AKDENIZ (TUR), apenas 135 classificado no mundo antes do evento. Depois de um período de pontuação de ouro, Maria BERNABEU, que dominava com uma pegada poderosa, mas sem adicionar o lance necessário, finalmente fez o pino de AKDENIZ para ippon. Essa é a primeira medalha de bronze em um grand slam para a BERNABEU, depois que ela se sagrou medalhista mundial de prata em 2015, em Paris, apenas derrotada por Gevrise Emane (FRA) na final daquele dia.


Resultados finais
1. POLLING, Kim (NED) 2. MATIC, Barbara (CRO) 3. BERNABEU, Maria (ESP) 3. RODRIGUEZ, Elvismar (VEN) 5. AKDENIZ, Minel (TUR) 5. MATNIYAZOVA, Gulnoza (UZB) 7. PEREZ, Maria (PUR) 7. SUN, Xiaoqian (CHN)

-81kg: Turquia pode comemorar com ALBAYRAK

O país anfitrião obteve uma segunda chance de medalha de ouro, com Vedat ALBAYRAK (TUR) se classificando para a final de -81kg, contra Christian PARLATI (ITA), já vencedor do Grand Slam de Tashkent há algumas semanas atrás e que mais uma vez conseguiu escapar das armadilhas das preliminares, que foram numerosas.

O país anfitrião deste grand slam de Antalya esperava sua primeira medalha de ouro! Neste segundo dia os espectadores, em casa, online, tiveram que esperar até a última final do dia para festejar um título merecido para o Vedat ALBAYRAK, que dominou o PARLATI. Desta vez, o italiano teve que aceitar a medalha de prata. Este ouro para a Turquia é lógico depois do desempenho que a ALBAYRAK deu ao longo do dia. Antes do início da competição questionávamos se um atleta da casa poderia vencer nessa categoria de peso. Não foi o caso em Israel, nem no Uzbequistão ou na Geórgia, mas desta vez a história foi diferente e todos podem ser felizes aqui.

Uma equipe italiana inspirada colocou um novo atleta no bloco final com a presença de Antonio ESPOSITO (ITA), contra Murad FATIYEV (AZE) pela medalha de bronze, mas o italiano não conseguiu impedir FATIYEV de conquistar sua segunda medalha no Grand slam, depois de acertar um waza-ari com o-goshi.

UNGVARI Attila (HUN), que estava prestes a se aproximar da final, conseguiu se infiltrar de forma brilhante nas seis últimas restantes do torneio, para enfrentar Robin PACEK (SWE) pela segunda medalha de bronze. A final não estava exatamente ao alcance. Foi uma partida tensa e acirrada, com dois shidos de cada lado enquanto os atletas alcançavam o golden score. Sempre à frente de seu oponente, UNGVARI Attila parecia ser capaz de vencer aquela batalha, mas nada era certo até que ele foi capaz de contra-atacar o ataque sasai-tsuri-komi-ashi de PACEK, para um waza-ari. O UNGVARI levantou-se imediatamente, convencido de que tinha marcado, o que foi confirmado pela reprodução do vídeo.


Resultados finais
 1. ALBAYRAK, Vedat (TUR) 2. PARLATI, Christian (ITA) 3. FATIYEV, Murad (AZE) 3. UNGVARI, Attila (HUN) 5. ESPOSITO, Antonio (ITA) 5. PACEK, Robin (SWE) 7. ABDELAAL, Mohamed (EGY) 7. KARAPETYAN, David (RUS)

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Fotografias de Gabriela Sabau, Emanuele Di Feliciantonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada