domingo, 18 de abril de 2021

FIJ: O que eu acredito (3)


É mais fácil conseguir um encontro com o presidente dos Estados Unidos do que com Igor Kun. Você tem que ser paciente e depois insistir. Com Elisabetta Fratini não há problema; ela está sempre disponível. Com Louisa Galea, mais ou menos igual; uma mensagem é enviada e a resposta leva apenas alguns segundos para chegar. Eles são três veteranos da Federação Internacional de Judô e conhecem o judoca em primeira mão porque estão na linha de frente.

Igor Kun
 
Se fosse ator, é altamente provável que Igor recebesse alguns prêmios de atuação, sempre no papel de vilão, que são os personagens mais divertidos. Com aquela atitude aristocrática e seu olhar balcânico, o sérvio gosta que as coisas sejam bem feitas. Ele exige o mesmo profissionalismo que se impõe. Seu trabalho possui duas versões. O primeiro cobre as finanças da Federação. Igor é o sargento que qualquer capitão gostaria de ter em suas fileiras; ele é o garante de um orçamento respeitado. Então, durante as competições, ele é o guia dos atletas no bloco final. É então que Igor se transforma e seus traços físicos se suavizam. Quase não fala, comunica-se com gestos elegantes e o judoca obedece; ninguém pula a barreira que Igor representa. No final, quando chega a hora das entrevistas, se algum judoca parecer distraído ou recalcitrante, recorremos ao Igor. Resultado garantido. Quando cai a noite e chega a hora do jantar, surge a terceira versão de Igor, simpática e divertida, porque na região dos Balcãs também há bom humor. 

Quando ele finalmente concordou em passar algum tempo conosco, sua condição era que falássemos bem dele. Ele não gosta de surpresas e quando pedimos duas fotos, ele nos mandou uma. Falta de tempo ou brincadeira? Ele vai nos dizer. 

Elisabetta é, sem dúvida, a pessoa mais querida no campo do judô. Ela é tão gentil que faz com que quem lida com ela esqueça a enorme quantidade de trabalhos que realiza, sempre com um sorriso no rosto. A italiana recebe as inscrições para os torneios, atualiza as informações do calendário, recebe os atletas em busca de credenciamentos e durante as competições, informa os árbitros e as delegações sobre a ordem das lutas. Tudo está ao vivo, sem pausas. Ela também é a confidente não oficial de todo o circuito. Todos vão até ela para conversar, confessar segredos, desabafar e compartilhar alegrias. 

Louisa é o som de saltos altos passando da tribuna presidencial ao pódio, executando uma cerimônia formal precisa e rigorosa. Louisa é também quem organiza as viagens e estabelece os horários dos transportes para cada torneio. Ela está sempre com pressa e é capaz de dar ordens a qualquer general quatro estrelas. 

Há tantas coisas a dizer que quase esquecemos as perguntas. 

Se você tivesse que fazer um resumo dessa temporada especial, com apenas alguns torneios, mas todos essenciais, qual seria? 

Elisabetta Fratini
 
"Empolgação e apreciação! Não só o judoca, mas também nós, estamos extremamente animados para voltar às nossas rotinas de viajar pelo mundo, para curtir e revisitar as cidades e torneios favoritos. Esta pandemia fez com que todos percebêssemos e apreciássemos o que pensávamos ser normais ”Explica Igor. 

Elisabetta vai na mesma direção; "Paixão e alegria, eu acho, são as palavras para definir o início após o bloqueio. Estávamos todos tão impacientes no isolamento. Sem viagens, sem hotéis, sem aeroportos, sem locais, mas principalmente sem amigos! No início, eu tenho que admitir que havia uma certa ansiedade pela nova situação durante os acontecimentos, mas ela desapareceu como a neve da primavera assim que apareceram os sorrisos por trás das máscaras. O mais difícil foi não abraçar todo mundo! Claro, adoro o trabalho, mas Eu adoro as pessoas! "

Por sua vez, Louisa sublinha o que, visto de fora, parece óbvio, mas não é de todo: a dificuldade de voltar à normalidade quando nada mais é normal. 

“Depois de uma longa pausa, pudemos começar de novo. Sabíamos que isso não seria fácil. Todos os protocolos, do ponto de vista dos serviços de logística e delegação, tiveram que ser alterados, para garantir que nossos judocas estejam o mais seguros possível. Esta é uma enorme curva de aprendizado, pois nenhum evento é como o anterior. É como viver em um mundo que avança rapidamente, pulando de um evento para o outro, mas isso também é uma grande descarga de adrenalina, sempre olhando como estamos melhorando para o próximo. ” 

Louisa galea

O que você acha que vai acontecer no Japão? Conte-nos suas previsões.

As previsões de Igor são breves, ele não precisa mais ser conciso, “Bilodid, Ono, Riner deveriam levar o ouro e a surpresa seria se não o fizessem. Esperançosamente, teremos medalhas sérvias ou húngaras, talvez as duas. " 

A resposta de Elisabetta é fruto da experiência, agregando um toque generoso, digno de um discurso na sede das Nações Unidas. 

“Tudo pode acontecer no Japão! Antes da minha primeira vez nos Jogos, em Londres, alguém me disse 'você vai ver, as Olimpíadas são diferentes!' Isso é verdade! É tão difícil prever e gostaria que todos ganhassem. Principalmente, gostaria que todos os continentes tivessem medalhas, para mostrar a universalidade do nosso esporte. ” 

Louisa se afasta das previsões e traz outro elemento para a discussão. O maltês tem razão porque falar de medalhas é bom e enfeita inúmeras conversas em torno de um café, mas sem logística e planos de segurança não há Jogos Olímpicos. 

“Nos últimos meses, tudo girou em torno da bolha. Acho que essa deve ser a palavra que mais ouvi durante este ano, junto com o teste de PCR. Durante esses eventos vimos que é possível manter as pessoas seguras, desde que a bolha permaneça intacta e protegida e é o que acho que vai acontecer no Japão. Os atletas e dirigentes que lá chegam sabem o quão importante é este evento e tenho certeza que todos estarão prontos para abrir mão da 'liberdade' temporária e respeitar as bolhas, para garantir que este evento tão importante aconteça e seja bem sucedido. ” 

Igor Kun

Para o caso de Igor estar olhando as horas, vamos direto para a terceira e última pergunta: Quem você acha que vai te surpreender em Tóquio? 

"-81kg, -90kg e -100kg estão cheios de fortes candidatos onde o pódio de 4 pessoas é muito pequeno para todos." Ok, obrigado Igor e da próxima vez sorria nas fotos. 

“Quero ser surpreendido! Tenho toda a gama de emoções dos Jogos anteriores. Acompanhei de perto o processo de qualificação e sei o quão difícil foi para alguns dos atletas. Os meus lenços estarão prontos, junto ao meu computador, para todos as lágrimas de alegria ”, declara Elisabetta, já dissemos que ela é especial. 

Encerramos este capítulo com Louisa, que agora nos abre seu coração na forma de uma torrente de informações: “Como muitos dos meus colegas sabem, tenho meu time de favoritos, que sigo com muita paixão. Toma Nikiforov, que teve um ciclo olímpico muito difícil, mas estou muito feliz por ele estar de volta, conquistando uma medalha em cada uma das 2 últimas provas e também está de volta à zona verde na lista de qualificação olímpica. Ele definitivamente merece estar lá e estou ansioso para vê-lo nos Jogos com seu judô explosivo. Outro competidor nos -100kg que estou de olho, que também é um novo competidor nos Jogos, é Piter Paltchik (ISR). Também estou curiosa para ver como estará o Fabio Basile no dia. Quando Fabio está em modo de vitória, ele pode criar o maior espetáculo da Terra e então o que acontece com os jovens: Christian Parlati, Francesca Milani, Tato Grigalashvili, Gela Zaalishvili, Gulnoza Matniyazova e Davlat Bobonov? E o ex-campeão mundial e campeão mundial, respectivamente, Saeid Mollaei e Sagi Muki? E a campeã olímpica Tina Trstenjak e a medalhista olímpica Odette Giuffrida? Estou contando os dias para assisti-los no palco olímpico. Além de todas essas estrelas, já estou roendo as unhas para assistir os muitos novos competidores e jovens atletas. ”

Obrigado a todos os três. Então, Igor, feliz? 

Louisa galea

Por:  Pedro Lasuen - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada