quarta-feira, 28 de abril de 2021

Holanda: Sanne van Dijke indicada para os Jogos Olimpicos de Tóquio


O comitê de seleção da Associação Holandesa de Judô nomeou Sanne van Dijke, Guusje Steenhuis e Henk Grol para os Jogos Olímpicos. O conselho indicará o judoca do Comitê Olímpico Holandês NOC * NSF para a participação em Tóquio. Nas três categorias de peso U70kg, U78kg e +100kg, houve uma competição severa para a qual um comitê de seleção teve que fazer um julgamento a qual judoca é atribuída a maior chance de medalha.

“Nessas categorias de peso, lidamos exclusivamente com os melhores lutadores do mundo e, portanto, candidatos a medalhas”, explica Tjaart Kloosterboer como presidente do comitê de seleção. Podem estar ainda mais próximos em uma categoria de peso do que em outra, mas é tarefa do comitê de seleção fazer uma escolha com base nos resultados, conhecimento, visão e opinião dos quatro treinadores olímpicos."

Os dois judocas estão em processo de qualificação olímpica desde 2018. Devido ao adiamento dos Jogos, o processo já está em andamento há três anos, dos quais quase um ano inteiro não foi julgado. Kloosterboer: Em um processo tão longo, são muitos os momentos, resultados e outros fatores que passam a fazer parte da tomada de decisão e são cuidadosamente considerados. O melhor é quando a escolha é feita no tatame e não atrás da mesa. Nas duas classes de peso, U78kg e +100kg, surgiu uma diferença durante os últimos momentos de medição em 2021, o que fez com que fosse este o caso. Guusje Steenhuis é indicado para a categoria peso U78kg e Henk Grol representará a Holanda pela quarta vez nos Jogos Olímpicos, na tentativa de conquistar a terceira medalha olímpica. Marhinde Verkerk e Roy Meyer não foram selecionados. Para os Jogos Olímpicos, você pode apostar em eventos esportivos como o Torneio Olímpico de Judô onde Van Dijke lutará na categoria U70kg no quinto dia 28 de julho. 

A decisão na classe até 70 kg foi mais difícil. Você pode dizer que é impossível ”, continua Kloosterboer. Já estive em posição de fazer escolhas antes na minha carreira, mas essa foi a mais difícil. Claro, como um comitê de seleção, você sempre tem a certeza de uma boa escolha quando se fala sobre os números 3 e 4 no mundo, mas obviamente não parece isso. É incrivelmente amargo para Kim que não possamos levá-la para Tóquio.

A decisão do comitê decorre do desempenho em momentos de medição e do conhecimento e contribuição de quatro treinadores olímpicos em todos os critérios predeterminados. Se olharmos para os resultados, não há diferenças significativas entre as duas senhoras após todo o processo de qualificação. No final - em parte com base nas sugestões dos treinadores - destacamos a última parte do processo. Isso é um pouco a favor de Sanne. ”

Van Dijke reagiu à indicação: “Aliviada, feliz, reconhecida, um pouco de tudo. Sério, foi o dia mais longo da minha vida, havia uma tensão enorme, pois estava tão perto. Apesar da confiança que tenho que demonstro pertencer a esses jogos, é sempre subjetivo o que é a sua opinião, é sempre colorido. Tentei analisar de forma objetiva e mesmo assim sou a melhor, mas sempre dá medo se está fora do seu alcance. Agora há alívio. ”

Kloosterboer fecha esta parte do processo de seleção com sentimentos contraditórios. "Estou extremamente orgulhoso de todos os atletas e treinadores que passaram por esse processo. Gostaria de expressar minha gratidão pelo espírito de luta e perseverança que experimentei, especialmente à luz da pandemia da corona. Não devemos subestimar isso. Foi um luxo sem precedentes, mas também simpatizo com aqueles que agora estão perdendo peso. Aqueles que não foram eleitos para os Jogos agora são perfeitamente capazes de ganhar uma medalha na próxima Copa do Mundo em junho. Isso diz tudo sobre o nível dos judocas e o quão perto estiveram."

Juul Franssen (U63 kg), Tornike Tsjakadoea (U60 kg), Frank de Wit (U81 kg), Noël van 't End (U90 kg) e Michael Korrel (U100 kg) já tinham sido nomeados numa fase anterior para participar no Jogos Olímpicos de Tóquio. Como está agora, a seleção será ampliada com Sanne Verhagen (U57 kg). Estamos convencidos de que Sanne se classificará para Tóquio - seja ou não pelo ranking continental ”, disse Kloosterboer. Tessie Savelkouls (+78 kg) também tem potencial para vencer os Jogos Olímpicos. Savelkouls está em uma longa e intensiva reabilitação após um grave ferimento sofrido em fevereiro de 2020.

Para os Jogos Olímpicos você pode  apostar em eventos esportivos  como o Torneio Olímpico de Judô, onde Van Dijke lutará U70kg no quinto dia 28 de julho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada