terça-feira, 13 de abril de 2021

EJU: Campeonato Europeu 2021 - Estimativas para o dia 3


O terceiro e último dia do European Championships 2021 verá as categorias de pesos pesados ​​irem frente a frente pelos cinco títulos restantes em Lisboa. 

-90kg 
Todos, exceto um dos oito melhores atletas europeus na categoria de -90kg, estão inscritos para competir esta semana, devido à ausência de Mammadali MEHDIYEV (AZE), Michael ZGANK (TUR) se encontra em uma posição privilegiada na semente. 

Com uma vasta quantidade de nomes de classe mundial, incluindo atuais e ex-campeões mundiais, Noel VAN T END (NED), Nikoloz SHERAZADISHVILI (ESP) e Nemanja MAJDOV (SRB), bem como o atual campeão europeu Mikhail IGOLNIKOV (RUS), não há dúvidas teremos algumas competições sensacionais, mas provavelmente o que causará transtorno é Marcus NYMAN (SWE). O atleta sueco dobrou sua sorte recentemente ao arrebatar duas medalhas de ouro consecutivas no Grand Slam em Tbilisi e Antalya. 

Nyman voltou em 2019 depois de um quinto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e parece não ter perdido nada nesse tempo livre, tendo poucos problemas em chegar ao bloco final na maioria das ocasiões, inclusive durante o Campeonato Mundial de 2019 em Tóquio. Outra situação difícil é a da dupla georgiana Lasha BEKAURI e Beka GVINIASHVILI, que parece estar em uma difícil batalha para tomar seu lugar nos Jogos de 2021. 


Marcus NYMAN (SWE) pode ser uma grande ameaça já que vem sem sementes na categoria de -90kg.

-78kg
As holandesas estão em confronto direto com as sementes # 3 e # 6, Guusje STEENHUIS e Marhinde VERKERK. Esta competição por si só coloca pressão sobre o par, para não mencionar a competição externa de outro par formidável também dentro dos oito primeiros; Fanny Estelle POSVITE e Audrey TCHEUMEO. Vai ser uma competição muito acirrada na categoria de -78kg, mesmo com a falta da francesa Madeleine MALONGA entre as campeãs, mas todas devem estar atentas a Karla PRODAN (CRO). 

Prodan tem se fortalecido cada vez mais desde que saímos do bloqueio, conquistando medalhas em eventos do Campeonato Europeu de Sub-23 e Sênior, bem como uma medalha de bronze no Grand Slam de Tel Aviv e mais tarde alcançando a final em Tashkent. Ela pode ter apenas 22 anos, mas está rapidamente garantindo seu lugar entre as melhores. 

Não podemos perder a favorita da casa e mais uma jovem em ascensão, Patrícia SAMPAIO (POR). Será um regresso interessante para os portugueses, uma vez que não a vimos desde uma saída precoce no Grand Slam de Budapeste, no entanto, ela terá trabalhado muito para causar impacto como anfitriã do Campeonato da Europa. 

Karla PRODAN (CRO) comemora sua medalha de bronze no Campeonato Europeu de 2020.

-100kg
Na categoria de -100kg, os dois primeiros colocados, Varlam LIPARTELIANI (GEO) e Peter PALTCHIK (ISR) se encontraram para uma troca anterior no Campeonato Europeu de 2020, uma competição digna de uma final, mas desta vez os dois podem ter seu momento para lutar pelo ouro. Ou seja, não sem antes encontrar uma investida do atual Campeão do Mundo e representante da nação anfitriã, Jorge FONSECA (POR), Michael KORREL (NED) e Niiaz ILYASOV (RUS), todos entre os cinco primeiros. 

Parece haver uma batalha contínua da equipe azeri com o recente vencedor do Antalya Grand Slam e medalhista de bronze europeu do ano passado, Zelym KOTSOIEV, que subiu para os dez primeiros no WRL, passando o companheiro de equipe, medalhista de prata olímpica de 2016 Elmar GASIMOV. 

Mais abaixo no ranking, temos Cyrille MARET (FRA), que está de volta após um grave acidente automobilístico, juntando-se ao número 8 da série Alexandre IDDIR, que também busca o título da França. Uma verdadeira virada de jogo poderia ser o jovem georgiano Ilia SULAMINADZE, o Campeão Europeu Júnior de 2019 e 2020 e medalhista de prata do Grand Slam de Tbilisi. Essa seria sua segunda medalha consecutiva em um Grand Slam e certamente está provando que ele está aqui para competir com os melhores jogadores. 

Jorge FONSECA (POR) fará questão de ter um bom desempenho em casa.

+ 78kg
Com Romane DICKO (FRA) fora da corrida do Campeonato Europeu, a companheira de equipe Anne Fatoumata M BAIRO pode ser a única a levar a glória para a França, mas precisará lutar contra várias medalhistas mundiais e europeias para chegar ao topo do pódio. Embora na segunda metade da lista de inscritos, Lea FONTAINE da França provou ser imparável no circuito europeu de juniores e vai testar as águas seniores em Portugal. 

A competição é forte com nomes como Larisa CERIC (BIH), Iryna KINDZERSKA (AZE) e a campeã dos Jogos Europeus de 2019, Maryna SLUTSKAYA (BLR). 

Mais uma vez, a nação da casa tem uma grande personalidade no ranking. Rochelle NUNES conquistou uma medalha de bronze muito emocionante no Campeonato Europeu sênior no ano passado em Praga. Podemos imaginar o quão extasiada ela ficaria se vencesse em casa. Desempenhos recentes certamente sugeririam que ela está pronta para, pelo menos, chegar à final devido às suas conquistas com a medalha de prata nos Grand Slams de Tel Aviv e Tbilisi. 

Um emocionante triunfo europeu do bronze para Rochele NUNES (POR).

+ 100kg
O Campeonato Europeu de 2020 em Praga não correu de acordo com o planejado para Lukas KRPALEK (CZE), mas após um caso positivo de covid-19, ele não estava mais como sempre. O cabeça-de-chave número 1 teve tempo de se recuperar e agora está no ano dos Jogos Olímpicos, onde ele poderia completar sua reivindicação do título europeu, mundial e olímpico na categoria + 100kg para igualar suas realizações em -100kg. 

Infelizmente para Krpalek, os seus adversários não vão tornar as coisas fáceis, alguns mais desesperados do que outros para chegar ao topo do pódio em Portugal. Os holandeses estão de volta no terceiro dia com uma dupla feroz no top 5. Henk GROL e Roy MEYER estão incrivelmente próximos no WRL e precisarão fazer um desempenho incrível para contribuir com suas chances de serem escolhidos para os Jogos. 

Guram TUSHISHVILI (GEO) estará ansioso para retomar o seu papel de liderança, o Campeão Europeu de 2019 foi forçado a se contentar com o bronze no ano passado após uma derrota para o segundo colocado em Lisboa, Inal TASOEV (RUS). 

Guram TUSHISHVILI (GEO) conquistou o bronze em Praga no ano passado, mas estava claramente desapontado por não ter chegado à final.

Por: Thea Cowen - EJU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada