terça-feira, 27 de abril de 2021

Eleições FPJ: Conheça Rodrigo Guimarães Motta

     

Candidato à Presidente da Federação Paulista de Judô nas eleições 2021 pela chapa RenovaJudô, Rodrigo Guimarães Motta, 51 anos, é judoca e administrador. Casado, pai de dois filhos, Motta vem de uma família de acadêmicos, cuja tradição faz questão de manter.
      Sua base é sua família. Possui muitas histórias de sucesso nos três pilares de sua trajetória: a acadêmica, a profissional e a esportiva.

Acadêmica:
      Graduado em Administração Pública pela EAESP-FGV, mestre e doutor em Administração pela PUC-SP. Pós-graduado em Filosofia, Sociologia e Marketing, MBA em Varejo. Possui também experiência internacional adquirida através de atividades profissionais e acadêmicas na América Latina, Estados Unidos, Europa e Oceania. É Autor e co-autor de artigos acadêmicos e livros sobre as áreas que possui experiência, entre os quais se destacam "Trade Marketing - teoria e prática para gerenciar os canais de distribuição" e "Esportismo - valores do esporte para a alta performance profissional".

Profissional:
      31 anos de experiência profissional, como executivo, empresário, consultor e conselheiro em algumas das principais empresas multinacionais e nacionais de bens de consumo e saúde; Professor de marketing e vendas em cursos de extensão, graduação, pós-graduação e MBA alem de ter realizado palestras em diversas organizações públicas e privadas empregando sua experiência profissional e acadêmica para formar indivíduos e times de alto desempenho.
      Atuações de liderança em empresas de projeção mundial também fazem parte de seu histórico profissional. Antes de se dedicar a consultoria, foi sócio-diretor da Sucos do Bem, empresa que ajudou a construir e que hoje é um grande case de sucesso no mercado brasileiro, adquirida pela Ambev em 2016. Também foi country manager da Heineken no Brasil e diretor comercial da Nutrimental, entre outras posições ocupadas em algumas das mais bem-sucedidas empresas que atuam no mercado brasileiro.
      Com a sua empresa de consultoria, a R.G. Motta Consultoria de Impacto, obteve resultados esplêndidos com a Enova Foods, Flora, Longevidade Saudável, Roots To Go, LowKo, Delícias Incríveis, Diletto, entre outras empresas. 
      Dentre seus atributos profissionais, é Conselheiro de Administração do Vita Ortopedia e Fisioterapia desde 2018, atuando principalmente na área de ortopedia, participando ativamente e ajudando no processo da venda de parte da empresa para o Grupo Fleury.  
      Trabalhando dentro de suas especialidades, o judô e a administração, além dos trabalhos e apoio à ONG, Motta ministra junto com seus companheiros de ICI o Programa Faixa Preta, usando a analogia do judô para adquirir excelência na qualidade total em vendas.  É um programa que linka aspectos do judô com os da organização. Um projeto pioneiro que revolucionou os resultados das empresas que aderiram ao programa. Consiste, basicamente em treinar equipes de vendas com as mecânicas do processo de aprendizagem do judô e refletir através de processos  institucionalizados nas empresas.  O programa é aplicado 50% do tempo no dojô com treinamento prático e 50% em auditório com treinamento teórico e apresentação de cases de sucesso obtidos com o programa.

Esportes:
      Complementa sua formação com a prática esportiva. Como atleta, é faixa-vermelha e branca 6º grau de Judô (43 anos de prática), faixa-preta de Jiu Jitsu (20 anos de prática) e praticante de Pólo Aquático (10 anos de prática, hoje aposentado). Como dirigente esportivo já liderou diversas entidades e atualmente é presidente da ONG Instituto Camaradas Incansáveis. 
      Competidor na categoria de judô veteranos, conquistou um bronze em campeonato mundial, campeão pan-americano, tetra campeão sul-americano e tetra campeão brasileiro. Faixa preta de jiu-jitsu, foi, também entre os veteranos, foi campeão mundial e campeão brasileiro. E foi aliando a sua experiência profissional à sua experiência esportiva, Motta desenvolveu o conceito “Esportismo" que, além de livro, escrito em parceria com o médico e judoca olímpico Wagner Castropil, já foi tema de palestras, seminários e workshops.
      E o conceito do “Esportismo” trata a influência benéfica dos valores do esporte sobre vários aspectos de nossas vidas. A história de Motta talvez seja o melhor exemplo dessa tese. Depois de uma séria lesão no joelho, médicos chegaram a dizer que ele não mais poderia praticar judô. Motta venceu o diagnóstico médico, provando a premissa dos judocas de que vencer não é jamais cair, mas sempre se levantar.

Instituto Camaradas Incansáveis
      Em 28 de maio de 2018 Motta inaugura, junto com Bahjet, Cristian e uma grande equipe de judocas, na Vila Pompéia, o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI), uma academia totalmente equipada para atender judocas de todas as faixas etárias, porém com um olhar especial para o judocas veteranos. No mesmo ano também inauguram a ONG ICI, com um pólo na cidade de Guarulhos.
      Os conceitos administrativos aplicados no ICI e os resultados obtidos resultou em um livro “Os Incansáveis”, escrito pelo jornalista esportivo Sergio Xavier com co autoria dos três sócios do ICI. Motta destaca a importância de se registrar a história, principalmente se for ajudar outras pessoas a melhorar processos administrativos. É a soma de suas competências contribuindo para o crescimento individual e coletivo de professores.
      Também e 2018, finalizou junto com sensei Rioiti Uchida o terceiro e último volume do livro Uruwashi. Motta e Uchida trilharam um projeto de três volumes, que durou 10 anos para ser finalizado. Uma joia rara para o judô, elogiado por professores que tiveram o privilégio de adquirir os três volumes, como sendo uma obra completa, esmerada, item de coleção. “10 anos. 5.000 fotos. 700 páginas de teoria. Textos de prefácio de Mário Matsuda, Chiaki Ishii e Massao Shinohara. Duas editoras. A trilogia Uruwashi, reputa para Motta como a maior realização no judô, junto com Rioiti Uchida.


Preocupação em compartilhar conhecimento
      Em toda sua carreira acadêmica, Rodrigo Guimarães Motta, com sua determinação, adquiriu experiências que faz questão de compartilhar através de seus inúmeros artigos acadêmicos. E ainda consegue administrar sua equipe no Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) com projetos, programas e desafios que superariam a sua capacidade individual, porém, tem outra qualidade adquirida em anos de experiência, a de saber dividir, compartilhar e delegar. Motta sabe que uma equipe sincronizada traz resultados significativos em qualquer área de atuação. 
      E ao concluir o seu doutorado, lançou mais um livro: "A trajetória de um doutorado", da editora Labrador. Que seja uma inspiração para todos que decidirem trilhar pelo caminho acadêmico para desenvolvimento profissional e realizações.
      A trajetória deste livro se confunde com o percurso de uma vida que, até aqui, mais do que na aspiração por uma carreira acadêmica, encontrou nessa própria vivência a sua maior realização. Assim foi que, como executivo, atleta e acadêmico, Rodrigo Guimarães Motta rompeu com os possíveis “limites” que situariam cada uma dessas suas atuações em esferas de atividades distintas e, como doutorando em Administração pela PUC-SP, transformou três das suas maiores paixões em três dos seus mais recorrentes problemas de pesquisa. 
      Dividida em resultado, esporte e crítica, esta obra reúne uma breve análise e a seleção de seis artigos acadêmicos que, mais do que simplesmente compor “A Trajetória de um Doutorado”, podem igualmente indicar um caminho de estudo e de pesquisa para interessados no doutorado em Administração, além de revelar o processo de amadurecimento de um pesquisador essencialmente qualitativo. Não por acaso, Motta também se tornou o autor mais lido e referenciado entre os estudantes de pós-graduação da PUC-SP, de acordo com as plataformas de acesso e pesquisa da produção acadêmica.


AAAGV
      Motta foi presidente da Associação Atlética Acadêmica Getúlio Vargas em 1989, atuando e motivando os alunos da Getúlio Vargas a participarem de competições e eventos universitários. O Jacaré, mascote da atlética, foi criado pela AAAGV em sua gestão.
      Suas ações na AAAGV são reconhecidas até hoje, tanto que o ICI realizou uma parceria de três anos com a atlética da GV para treinar a equipe de judocas para participarem das competições universitárias. Sempre solícito, Motta ainda mantém contato com a AAAGV, ajudando na divulgação da prática do esporte para a vida profissional.

Judoca com experiência em gestão
      Rodrigo Guimarães Motta possui uma grande experiência em gestão. Está preparado para ajudar a transformar a Federação Paulista de Judô em uma entidade maior e melhor, modernizando-a, tratando todos os processos administrativos com excelência e transparência, cumprindo todos os regulamentos, processos e protocolos necessários e obrigatórios para que todos os filiados possam acompanhar e ter conhecimento. Uma gestão aberta para conversar e ouvir, pautada em ética e verdade e com a certeza de que poderá contar com a ajuda de todos os filiados para que a administração da Federação Paulista de Judô seja a melhor possível nos próximos quatro anos.


Depoimento do Dr. Wagner Castropil

      Conheço Rodrigo Motta há mais de 30 anos. Treinamos e competimos juntos no esporte universitário e pude ver como ele fez uma bela gestão à frente da Atlética da FGV. Muitos anos mais tarde ele foi meu paciente após uma grave lesão no joelho em um treino de judô quando estava morando e trabalhando em Curitiba. Tivemos anos superando o desafio de recuperar sua lesão e devolve-lo aos treinos e competições. Há 4 anos tivemos a necessidade de melhorar os resultados e a gestão do Vita, a empresa que fundei e sou sócio, e o Motta foi convidado para fazer parte do conselho de administração.
      Foram anos intensos e a colaboração do Motta foi fundamental para atingirmos nossos objetivos. Nesse meio tempo escrevemos dois livros juntos sobre os valores do esporte na gestão: Esportismo lançado em 2010 e Jornadas heroicas lançado em 2020. O Motta é um cara com uma energia incansável, sempre de bem com a vida e pronto para aprender e empreender.
      Tem sido um prazer encarar os desafios ao seu lado nos últimos 30 anos.

Wagner Castropil é formado em Medicina pela USP, especializado em Ortopedia e Medicina Esportiva pela mesma instituição. Mestre e Doutor pela USP. Especializado em cirurgia de Joelho e Ombro com fellow no Hospital Lenox Hill (NY). Ex-atleta Olímpico de Judô (Barcelona-92) e fundador do Vita.


Clique aqui e leia as propostas da chapa RenovaJudô e compare. 

Por: ASCOM RenovaJudô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada