segunda-feira, 19 de abril de 2021

Campeonato Europeu 2021: Geórgia conquista quatro medalhas no último dia de competição


-90kg
A final totalmente georgiana dominou a conversa até o bloco final. Ao longo do dia, tanto Lasha BEKAURI quanto Beka GVINIASHVILI impressionaram a todos na arena com seu judô emocionante e agora não é apenas sua técnica que está fazendo todos falarem. Atualmente Bekauri está em 4º lugar no WRL, com Gviniashvili não muito atrás em 7º, já que estamos nos aproximando rapidamente dos Jogos Olímpicos, todos estamos antecipando quem veremos indo para Tóquio, representando a Geórgia. 

Para algumas rivalidades nacionais, há muito sentimento envolvido para poder celebrar um ao outro, especialmente quando uma decisão olímpica está pesando sobre eles, no entanto, quando Gviniashvili chegou à semifinal contra o campeão europeu de 2020, Mikhail IGOLNIKOV (RUS), Bekauri comemorado a poucos passos de distância. 

Claro que as coisas mudaram quando eles saíram do túnel para a final definitiva. Infelizmente para o mais velho dos dois, Gviniashvili, não era para ser e a medalha de ouro foi para o Campeão Europeu Júnior de 2019, Bekauri. Embora feliz por ter vencido, foi uma vitória solene, pois você pode ver o quão triste ele estava por seu amigo.

-90kg Campeão Europeu, Lasha BEKAURI (GEO).

O padrão era incrível na categoria de -90kg hoje, com a maioria das sementes de topo enfrentando o desafio de se tornar o Campeão Europeu, mas só pode haver um. As medalhas de bronze foram para Igolnikov que executou sua assinatura uchi mata e TOTH Krisztian (HUN) Mihael ZGANK (TUR). 

-78kg
Para Guusje STEENHUIS (NED) foi um dia importante, ainda em competição com a companheira de equipe Marhinde VERKERK. A dupla acabou por se encontrar nas quartas de final com a última acumulando três shidos que a enviaram para a repescagem. Infelizmente, ela se encontrou exatamente na mesma situação que terminou seu dia aqui, mas ainda havia esperança para os holandeses, já que Steenhuis se encaminhou para a final após uma finalização com golden score de Loriana KUKA (KOS). 

A finalista de -78kg que esperava Steenhuis era Beata PACUT (POL), que teve que enfrentar a dupla francesa Fanny Estelle POSVITE e Audrey TCHEUMEO para ter a oportunidade de um título europeu. As coisas certamente estavam melhorando para Pacut após sua medalha de prata no Grand Slam de Antalya e ela mereceu seu lugar no bloco final. 

Parece que a recente medalhista do Grand Slam não poderia errar, dominando a competição, porém ela não conseguiu passar pelas defesas de Steenhuis, e os holandeses perderam a força, pegando três shidos e entregando o ouro a Pacut. 

Posvite saiu forte e levou para casa o primeiro bronze seguido de Bernadette GRAF (AUT).

-78 kg Campeã Europeia, Beata PACUT (POL).

-100kg
Um não-semeado Toma NIKIFOROV (BEL) teve um sorteio difícil hoje, mas conseguiu chegar à semifinal, derrotando os medalhistas olímpicos Elmar GASIMOV (AZE) e Cyrille MARET (FRA). Em sua disputa final do bloco preliminar, Ilia SULAMANIDZE foi o primeiro georgiano a tentar impedir o belga em sua sequência de vitórias, mas não teve sucesso. Nikiforov garantiu a vaga na final contra Varlam LIPARTELIANI (GEO), três vezes campeão europeu e agora dez vezes medalhista do campeonato continental. 

No final, foi um grande sucesso para Nikiforov, que conquistou seu segundo título europeu em grande estilo. 

As medalhas de bronze foram para Zelym KOTSOIEV (AZE) e Alexandre IDDIR (FRA).

-100 kg Campeão Europeu, Toma NIKIFOROV (BEL).

+ 78kg 
Kayra SAYIT (TUR) teve uma atuação brilhante na categoria +78kg, tão grande que conquistou seu segundo título europeu, vencendo na final a Campeã Européia Júnior Lea FONTAINE (FRA), um grande ippon garantiu a medalha de ouro. A competição que ela mais lutou foi contra a outra francesa Anne Fatoumata M BAIRO sem nenhum dos atletas capaz de marcar, mas Sayit foi inteligente taticamente e no final M Bairo pegou três shidos. 

As medalhas de bronze ficaram com as campeãs europeias de 2019 Maryna SLUTSKAYA (BLR) e Rochele NUNES (POR), o que causou rebuliço nas tribunas, felizes por terem conseguido festejar mais uma vitória no terceiro e último dia de competição. 

+ 78kg Campeã Europeia, Kayra SAYIT (TUR).

+ 100kg 
A categoria + 100kg masculina foi explosiva, com os campeões olímpicos e mundiais subindo ao topo e reclamando seu lugar no bloco final, mas acabou sendo o russo de 23 anos, Inal TASOEV, que levou a medalha de ouro. Foi um esforço incrível da parte dele, conseguindo derrotar o eventual medalhista de bronze, Guram TUSHISHVILI (GEO) na semifinal para enfrentar Henk GROL (NED) na final. 

Tasoev não esperou muito, apenas um minuto antes do início do concurso. Ele aproveitou um fraco ataque de Grol e rebateu para um ippon fenomenal, para a alegria de toda a equipe russa e delegação na tribuna. 

O segundo bronze foi para Lukas KRPALEK (CZE). Depois de um ataque de cobiça e performances com as quais ele não estava feliz em torneios anteriores, a conquista da medalha de bronze foi definitivamente algo para comemorar. 

+ 100kg Campeão Europeu, Inal TASOEV (RUS).

Por: Thea Cowen - EJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada