domingo, 25 de abril de 2021

Canadá: Vaga olímpica entre Deguchi e Klimkait será decidida no Campeonato Mundial.


Em 8 de junho, em Budapeste, Christa Deguchi e Jessica Klimkait lutarão não apenas pelo título de Campeã do Mundo, mas também, e talvez mais importante, pela única vaga disponível no Canadá na categoria de peso até 57 kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A atleta melhor colocada no Campeonato Mundial de 2021 ganhará uma vaga nas Olimpíadas.

De acordo com os atuais regulamentos de saúde pública do Canadá, o judô não pode ser praticado por um período indefinido. Como resultado, o Judô Canadá não consegue segurar os combates que normalmente acontecem quando dois atletas estão classificados entre os 8 melhores do mundo. De acordo com as regras da Federação Internacional de Judô, apenas um atleta por país por categoria de peso pode competir nas Olimpíadas.

Com Deguchi e Klimkait atualmente ocupando o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no ranking internacional de até 57kg, a federação nacional de judô do Canadá foi forçada a encontrar uma solução alternativa para decidir quem representaria o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ainda há muita incerteza, mas o relógio está em contagem regressiva rápida para as Olimpíadas. Como ex-atleta, sei que na hora de se preparar não há nada pior do que não saber o que está por vir. Portanto, tivemos que encontrar uma maneira definitiva e conclusiva de decidir entre Christa e Jessica ”, disse Nicolas Gill, CEO e Diretor de Alto Desempenho da Judo Canada.

Com a aprovação do Comitê Olímpico Canadense (COC), a diretoria do Judô Canadá fez uma alteração excepcional em suas regras para chegar a uma solução. As atletas em questão foram contatadas e informadas e concordaram com o método alternativo de seleção olímpica.

Em caso de empate no Campeonato Mundial de 2021 (Bronze-Bronze, 5º-5º, 7º-7º ou exclusão mútua do Top 8), ou se a competição for cancelada, o CEO e Diretor de Alto Desempenho do Judô Canadá, com a aprovação do conselho de administração, selecionará qual das duas atletas será nomeada para o COC para seleção para a equipe olímpica, com base em um agregado dos seguintes três critérios igualmente ponderados:

• Desempenho nos Campeonatos Mundiais Sênior de 2018 e 2019

• Classificação mundial após o Campeonato Mundial de 2021

• Lutas frente a frente entre as duas atletas durante o período de qualificação olímpica

A atleta não selecionado será nomeado suplente da equipe olímpica.

Após o Campeonato Mundial na Hungria, caso surja outra situação no ranking mundial em outra categoria que requeira um confronto, a diretoria do Judô Canadá examinará suas opções de acordo com as normas de saúde em vigor no país à época.

Por: JudoInside
Foto: Gabriela Sabau - FIJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada