sexta-feira, 16 de abril de 2021

FIJ: Primeiro Evento de Avaliação da Coalizão de Esporte para Refugiados


A Olympic Refuge Foundation (ORF) e a UN Refugee Agency (ACNUR) recentemente (14-15 de abril) organizaram o 'Evento de Avaliação da Coalizão do Esporte para Refugiados 2021', no qual a IJF participou e Nicolas Messner, como Diretor de Judô para a Paz, foi um dos palestrantes.

"Neste ano turbulento, o esporte provou ser vital para nós para restaurar a saúde física e mental, construir resiliência e trazer solidariedade e esperança, em particular para pessoas deslocadas à força que vivenciaram e continuam a experimentar conflitos e incertezas prolongadas", disse o organizadores do evento.

À medida que se aproxima a marca de dois anos do Fórum Global de Refugiados, em 2021, todas as entidades que prometem esportes foram reunidas para reconectar e revitalizar a Coalizão do Esporte para Refugiados como um todo, para trabalhar juntos na construção de um mundo melhor para os refugiados, através do esporte.

Durante este primeiro evento virtual da Coalizão do Esporte para Refugiados, houve uma reflexão muito positiva sobre o primeiro ano desde que o Fórum Global de Refugiados (GRF) foi realizado e os holofotes foram voltados para alguns dos avanços feitos pelos membros, transformando promessas em concreto e atividades impactantes.

Nicolas Messner apresentou a estrutura e filosofia do Judô pela Paz a todos os participantes, ao mesmo tempo em que destacou o trabalho concreto realizado no campo nos diferentes programas de Judo para Refugiados, incluindo Turquia, Síria, Jordânia, Zâmbia, Malawi e África do Sul.

Em 2019, a IJF foi uma das primeiras organizações a prometer apoio aos refugiados antes do primeiro Fórum Global de Refugiados, realizado em Genebra em dezembro do mesmo ano ( https://www.ijf.org/news/show/ijf-pledge-support-for-refugees-ahead-of-first-ever-global-refugee-forum ).

As promessas são as seguintes:

- Promover e garantir o acesso de todos os refugiados, sem distinção de qualquer espécie, a instalações esportivas seguras e inclusivas.

- Aumentar a disponibilidade e o acesso a esportes organizados e iniciativas baseadas no esporte para refugiados e comunidades de acolhimento, considerando ativamente a idade, gênero, habilidade e outras necessidades de diversidade.

- Promover e facilitar o acesso e a participação dos refugiados em eventos e competições esportivas em todos os níveis.

O esporte e o judô podem proporcionar aos deslocados à força e às comunidades que os hospedam um lugar mais seguro para viver e valores para crescer. É isso que a FIJ está fazendo com seu programa Judô pela Paz. Continuaremos a trabalhar dessa forma no futuro, porque estando juntos e unidos podemos realmente mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor.

Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada