sábado, 17 de abril de 2021

Campeonato Europeu: Dia dois com judô sensacional


Ambos os blocos preliminares e finais estavam cheios de disputas de roer as unhas. Para alguns, as decisões olímpicas serão tomadas e para outros atletas mais jovens foi uma chance de provar que podem correr com os melhores.

-63kg
Tina TRSTENJAK (SLO) teve um desempenho tipicamente bom, com a atual campeã olímpica garantindo seu terceiro título europeu. A final não foi nada fácil, pois ela enfrentou Daria DAVYDOVA (RUS), que a levou a toda a duração da competição, embora ambas tivessem cedido dois shidos. Foi uma pontuação waza ari de um seoi nage que acabou valendo a Trstenjak o título, colocando pressão sobre seu oponente. Esta foi a primeira medalha sênior europeia de Davydova 

Embora a única outra pontuação que ela conseguiu foi em sua primeira disputa, a batalha tática que ela executa significa que seus oponentes hoje não foram capazes de marcar contra ela e, em vez disso, sofreram pênaltis, resultando em uma derrota. 

As medalhas de bronze foram para os companheiros de equipe de Trstenjak, Andreja LESKI (SLO) e Sanne VERMEER (NED). 


Tina TRSTENJAK (SLO) conquistou seu terceiro título europeu.

-73kg
Outra cabeça-de-chave a chegar à final foi Tohar BUTBUL de Israel, que provou repetidamente porque era o atleta número um a entrar no torneio, mas a sua sequência de vitórias cessou na final quando foi derrotado por Akil GJAKOVA (KOS ) na final. 

Butbul e Gjakova lutaram pela medalha de ouro na categoria -73kg. Este último já tendo conquistado o título de Sub-23 em 2018, pode agora afirmar que é o Campeão Europeu sênior. Cada uma de suas competições venceu com estilo, além de uma luta exaustiva contra o eventual medalhista de bronze, Musa MOGUSHKOV (RUS). Gjakova explica que eles se conhecem muito bem e ele esperava esse concurso devido ao seu estilo de classe mundial. 

As medalhas de bronze foram para os merecedores Nils STUMP (SUI) e Mogushkov.


O primeiro campeão europeu sênior masculino do Kosovo, Akil GJAKOVA.

-70kg 
Incrivelmente, os -70kg viram mais uma revanche no Campeonato Europeu deste ano. Nos Jogos Europeus de Minsk 2019 e no Campeonato Europeu de Judô 2020, Margaux Pinot (FRA) e Sanne VAN DIJKE (NED) lutaram pela medalha de ouro. 

Pinot pode ter tido a vantagem recorde indo para esta competição, mas Van Dijke não iria deixar essa oportunidade escapar facilmente, já que ela está em um confronto nacional frente a frente com Kim POLLING. Essa decisão pode ter sido um pouco mais fácil hoje, já que Van Dijke pegou Pinot e foi conquistar seu segundo título europeu neste ciclo olímpico. Uma comemoração que só poderia ser descrita como um imenso alívio foi tida e ela ficou em êxtase com a vitória, provando que ela pode bater os melhores e que suas esperanças são grandes agora para Tóquio. 

As medalhadas de bronze nesta categoria foram Madina TAIMAZOVA (RUS) e Barbara TIMO (POR).


Uma vitória importante e emocionante para Sanne VAN DIJKE (NED).

-81kg
Decorreu uma final fantástica entre o medalhista mundial de prata e antigo campeão europeu, Matthias CASSE (BEL) e Vedat ALBAYRAK (TUR). Grandes equipes sentaram-se na tribuna para os dois atletas, contribuindo para uma atmosfera incrível que acabou levando Albayrak a levar o ouro. 

Esta categoria era extremamente forte hoje, mesmo tendo que enfrentar um favorito da casa, Anri EGUTIDZE (POR), que sem dúvida poderia ter sido o mais agradável, pois ambos têm estilos semelhantes e, por uma fração de segundo, a multidão esperou com a respiração suspensa para ver para que lado o 'clinch' iria. A força de Albayrak venceu no final e mandou-o para a final. 

As medalhas de bronze foram para Christian PARLATI (ITA) e Sagi MUKI (ISR).


Vedat ALBAYRAK (TUR) levou o título de -81kg.

Amanhã veremos as demais categorias de peso; -90kg, -100kg, + 100kg, -78kg e + 78kg competem pelo título europeu, retornando o campeão europeu será Mikhail IGOLNIKOV (RUS) na categoria -90kg Peter PALTCHIK (ISR) na categoria -100kg. Eles serão capazes de conquistar um título consecutivo no terceiro dia?

Autor: Thea Cowen - EJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada