domingo, 11 de abril de 2021

EJU: Campeonato Europeu 2021 - Estimativas para o dia 1


A arena Altice, na costa de Lisboa, Portugal está pronta para receber os atletas europeus que esperam levar para casa o título de 2021 e em menos de uma semana já seremos capazes de nomear cinco após um emocionante primeiro dia de competição. 

-48kg 

Para Daria BILODID (UKR), este será um importante retorno para tentar recuperar seu primeiro lugar após uma luta para retornar ao seu potencial total após a parada inicial do covid-19 para a competição. Desde o Grand Slam de Budapeste, vimos a ascensão de Distria KRASNIQI (KOS), que cimentou esse papel principal, mas um pequeno erro em seu nome permitiu que o título europeu a escapasse e em vez disso fosse para Shirine BOUKLI (FRA), que não irá competir .  

Mais um confronto nacional continua para Julia FIGUEROA e Laura MARTINEZ ABELENDA (ESP), com as duas mulheres classificadas entre as oito primeiras e lutando pelo pódio. 

Distria KRASNIQI (KOS) não ficou satisfeito com o bronze e vai buscar a final.

-60kg 
Na categoria de -60kg, o atual campeão europeu Robert MSHVIDOBADZE (RUS) está deixando para o companheiro de equipe Yago ABULADZE trazer para casa o ouro para a Rússia este ano, já que este último é o cabeça-de-chave. O russo de 23 anos já enfrentou e derrotou sua competição, incluindo vários medalhistas europeus, Francisco GARRIGOS (ESP), mais recentemente no último Campeonato Europeu, bem como Tornike TSJAKADOEA (NED) no evento FIJ World Master este ano. 

Apesar dessas vitórias, há sempre o perigo de pressão que ele certamente estará sentindo como o cabeça-de-chave número um, mas uma ameaça também pode vir do vizinho georgiano, Temur NOZADZE, após sofrer derrota no Grand Slam de Baku 2019. Nozadze mais recentemente roubou o show e a medalha de ouro no Grand Slam de Tbilisi e prata em Tel Aviv. O campeão da categoria peso leve será uma decisão difícil de fazer. 

Temur NOZADZE (GEO) levou o ouro em casa no Grand Slam de Tbilisi. (c) Marina Mayorova

-52kg

Um dos apenas cinco campeonatos europeus que retornam na próxima semana é Odette GIUFFRIDA (ITA). Foi uma vitória emocionante em 2020, depois de um ano difícil com a Itália no epicentro da pandemia por algum tempo e, para finalmente conquistar o título, foi uma grande conquista. A competição é acirrada na categoria de -52kg com Amandine BUCHARD (FRA) como o seed # 1, bem como Ana PEREZ BOX (ESP) e Gili COHEN e Gefen PRIMO em duas posições israelenses. 

No entanto, pode haver algumas dificuldades externas na forma da medalha de prata em 2020 Andreea CHITU (ROU) e companheira de equipe da PEREZ BOX, Estrella LOPEZ SHERIFF, que conquistou a prata na semana passada em Antalya e ficou em terceiro lugar no Campeonato Europeu de 2020. Olhando mais abaixo na lista de entradas, um nome se destaca. Sofia ASVESTA, que conquistou a primeira medalha europeia de juniores no ano passado pelo Chipre, está agora a tentar a sorte na liga sénior. 

Estrella LOPEZ SHERIFF (ESP) é uma ameaça invisível na categoria de -52kg.

-66kg 

A segunda divisão masculina no segundo dia verá um possível confronto direto entre os dois atletas do Azerbaijão que permanecem lado a lado no WRL, Orkhan SAFAROV vai querer manter seu título europeu e liderar no ranking, mas ele não vai estar lutando apenas contra seus oponentes europeus, mas também contra seu amigo Nijat SHIKHALIZADA. 

Campeão da Europa Sub-23 2018, Alberto GAITERO MARTIN (ESP) com certeza deixou sua marca na categoria -66kg, fazendo finais dos Grand Slams de Tel Aviv e Antalya este ano, perdendo o ouro neste último para o ABE Hifumi (JPN). Um título europeu sênior pode estar em jogo para ele este ano. 

Alberto GAITERO MARTIN (ESP) está em busca de seu título europeu sênior que corresponda ao título de Sub-23 de 2018. (c) Emanuele Di Feliciantonio

Claro, nomes como as duas primeiras sementes Vasha MARGVELASHVILI (GEO) e Manuel LOMBARDO (ITA) não vão facilitar. Este último vai se esforçar para ter uma melhor experiência, já que um choque na primeira fase o mandou para casa durante o Campeonato Europeu de Praga.

-57kg

As melhores sementes da Europa na categoria de -57kg estão todas aqui e esperando para provar seu valor na classificação. No topo está Nora GJAKOVA (KOS), um componente incrivelmente forte da equipe de Kosovo e líder das mulheres europeias de até 57kg, seguida de perto por Sarah Leonie CYSIQUE da França. Com o potencial de uma final de confronto direto entre os dois primeiros, não há como prever o resultado com base apenas no histórico, pois há um registro de 1:1. 

No entanto, não podemos fazer suposições finais ainda olhando para o resto da escalação. Telma MONTEIRO está hasteando a bandeira de Portugal, um título em casa seria realmente especial, a medalhista mundial de bronze Julia KOWALCZYK (POL) está em forma de luta, conquistando o bronze no Grand Slam de Antalya e logo atrás estão duas das maiores arremessadoras da categoria; Eteri LIPARTELIANI (GEO) e Daria MEZHETSKAIA (RUS) em # 7 e # 8. As cabeças-de-chave parecem suficientes para um grande torneio, mas não vamos nos esquecer dos altos e baixos, incluindo a italiana Veronica TONIOLO e Silvia PELLITTERI, ambas em busca de uma chance de sénior. 

A campeã mundial Júnior de 2019 Eteri LIPARTELIANI (GEO) pousou sem problemas no circuito sênior, conhecida por suas grandes e poderosas técnicas.

Os grandes torneios estão sempre lançando surpresas em nosso caminho e mal podemos esperar para ver quem fará as atuações surpreendentes no primeiro dia do Campeonato Europeu Sênior de 2021. 

Autor: Thea Cowen - EJU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada