sábado, 17 de abril de 2021

Campeonato Europeu 2021: Lisboa tem muito a comemorar no primeiro da de disputas


O primeiro dia do Campeonato da Europa Sénior de Judo 2021 trouxe-nos as esperadas surpresas e uma festa sensacional para os anfitriões, Portugal. 

-48kg
A categoria de -48kg terminou de forma infeliz, pois Distria KRASNIQI (KOS) perdeu a oportunidade muito esperada de enfrentar a rival Daria BILODID (UKR) na final. O que começou como um dia forte para Krasniqi acabou com um final decepcionante, já que ela havia se preparado para uma revanche contra o atual Campeão do Mundo na categoria de -48kg, porém Bilodid sofreu uma pequena lesão na semifinal que a impediu de competir pelo ouro. 

Apesar da disputa final, Krasniqi provou que é digna de sua posição de número um no ranking mundial e sem dúvida continuará seu reinado no futuro próximo, seu Campeonato Mundial e as perspectivas olímpicas parecem ótimas. 

As medalhas de bronze foram para Sabina GILIAZOVA (RUS) e Melanie CLEMENT (FRA). 

Distria KRASNIQI (KOS) conquistou seu primeiro título europeu.

-60kg 
Francisco GARRIGOS (ESP) deu início às comemorações espanholas arrebatando o merecido título europeu. Este troféu sênior agora está ao lado de seu título Júnior de 2014, mas o mais impressionante é sua quarta medalha europeia desde 2017, um bronze em Varsóvia, prata nos Jogos Europeus de 2019 e outro bronze brilhante no ano passado em Praga, após seu retorno às competições. 

Garrigos esperou pacientemente por esta grande vitória e ela não poderia ter vindo em melhor hora, com o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos a apenas alguns meses de distância. Isso cimenta sua posição no topo da categoria e o coloca em uma ótima posição para o período de 2021. Adversário digno, Luka MKHEIDZE (FRA) travou uma luta forte que só ficou decidida após o placar de ouro. Recebendo as medalhas de bronze estavam a semente número um, Yago ABULADZE (RUS) e Karamat HUSEYNOV (AZE). 

-52kg
Apesar de suas habilidades e da medalha de prata olímpica, antes de 2020, uma medalha europeia escapou de Odette GIUFFRIDA (ITA), mas a atleta voltou com força e garantiu seu título europeu em Praga. Uma fogueira foi claramente acesa para ela enquanto lutava para chegar à final contra Amandine BUCHARD (FRA). Infelizmente, ela não foi capaz de continuar seu reinado quando Buchard fez dois ataques inevitáveis ​​e conquistou seu primeiro título europeu. Ela pode ter um histórico de vitórias contra a italiana, mas a considera uma rival digna, explicando que é claro que ela não é uma medalha de prata olímpica à toa! 

Não vimos Buchard desde o evento FIJ Masters em janeiro, pois ela machucou o pé e permaneceu fora do tatame por dois meses para garantir que estava em forma e pronta para os principais torneios de 2021, e aqui está ela, continuando sua sequência de vitórias. 

A primeira das medalhas de bronze foi para Gefen PRIMO (ISR), uma vitória emocionante para a jovem atleta que segue sua companheira de equipe Gilli COHEN por apenas algumas centenas de pontos no WRL, esta vitória reduzindo significativamente o espaço entre elas. PUPP Reka (HUN) já está garantida em seu lugar para os Jogos Olímpicos, mas foi um bronze continental impressionante e importante para ela. 

Amandine BUCHARD (FRA) continua sua sequência de vitórias na categoria -52kg.

-66kg
Manuel LOMBARDO (ITA) teve um desastre no seu último Campeonato da Europa, apesar de sentir que era o seu dia, saiu na primeira eliminatória com uma decisão muito infeliz. Desta vez, ele não cometeria erros. Suas rodadas preliminares foram fortes, simples e fáceis de decidir, então sua confiança estava no auge e ele estava feliz com sua preparação no mês anterior. A final não ia ser fácil, Lombardo classificou-se em 3º lugar e Vasha MARGVELASHVILI (GEO) em 2º. Este último se tornou campeão europeu no Campeonato Europeu de 2016 em Kazan e também estava em sua melhor forma, mas não era para ser. 

Em vez disso, Lombardo completou sua coleção de títulos continentais de cadetes, juniores e seniores e parece que estará no pódio nos Jogos Olímpicos. 

Outra medalha foi para a Espanha por meio de Alberto GAITERO MARTIN, mais uma grande atuação após seus sucessos no Grand Slam deste ano. Portugal já estava em clima de comemoração antes da final de Telma MONTEIRO, quando João CRISOSTOMO enfrentou uma difícil disputa pela medalha de bronze que quase foi ao contrário antes de uma mudança de decisão. 

-57kg
Na última disputa do dia, Telma MONTEIRO (POR) na categoria -57kg incendiou o estádio com a sua vitória de ouro. Foi incrível por uma infinidade de razões. Não só esta foi conquistada frente à sua equipe, federação e família nas tribunas, mas também foi o 6º título europeu de Monteiro e a 15ª medalha europeia em tantos anos, um feito incrível. 

Foi uma vitória emocionante para ela, mas foi uma prova de sua ética de trabalho e amor pelo esporte, o fato de mais uma vez ter ficado no topo em seu último Campeonato Europeu. 

O caminho para a final foi difícil, derrotando Nora GJACKOVA (KOS) em um placar de ouro extenuante, mas ela acabou por sair por cima, com a energia de sua equipe por trás dela. A medalha de prata foi para Kaja KAJZER (SLO), que teve um desempenho excepcional para derrotar Sarah Leonie CYSIQUE (FRA), mas se lesionou na final. Seus colegas medalhistas a carregaram até o pódio para coletar sua grande conquista. Cysique aceitou o primeiro bronze e o segundo foi para Gjackova. 

Um dia difícil para a portuguesa Telma MONTEIRO, mas ela roubou o show.

Ao todo, foi um ótimo primeiro dia para os melhores europeus e estabeleceu o padrão para o resto do torneio. Amanhã recebemos as categorias de -63kg, -70kg, -73kg e -81kg. 

Por: Thea Cowen - EJU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada