quinta-feira, 4 de novembro de 2021

FIJ: Baku está pronto


O sorteio do Baku Grand Slam, o terceiro evento do World Judo Tour desde os Jogos Olímpicos de verão, aconteceu hoje no Hyatt Regency em Central Baku, Azerbaijão.

A Dra. Lisa Allan, Diretora de Eventos da IJF, abriu os procedimentos com um anúncio triste e ofereceu um momento de silêncio em homenagem a Elnur Shukurov Ashraf Oglu, Secretário Geral Adjunto, Chefe do Departamento de Imprensa e Mídia da Federação de Judô do Azerbaijão, “É com grande tristeza que devemos anunciar à família do judô o falecimento de Elnur Shukurov Ashraf Oglu. Nossas sinceras condolências a sua família e amigos. Por favor, vamos parar um momento agora em sua memória. ” 

Após um breve período de reflexão silenciosa, o Dr. Allan continuou com o sorteio, “Bem-vindo ao sorteio. Vou começar apresentando nossos convidados e pedir ao Diretor de Educação da IJF, Sr. Mohamed Meridja, que diga algumas palavras. ”


O Sr. Meridja deu as boas-vindas a todos, “Caros membros da Associação de Judô do Azerbaijão e toda a família do judô, bem-vindos ao 7º ano do nosso evento do Tour Mundial de Judô em Baku. Em nome do Sr. Vizer, gostaria de agradecer aos organizadores do evento e desejo boa sorte a todos os competidores e treinadores de judô. ” 

Presentes para representar a Federação de Judô do Azerbaijão estavam o membro do Comitê Executivo Sr. Elkhan Mammadov, o Vice-Presidente Sr. Elnur Mammadli e o Secretário Geral Sr. Elmar Babanli. 

O Sr. Babanli deu as boas-vindas dos anfitriões, “Caros convidados e membros da família do judô, estamos felizes em dar as boas-vindas a cada um de vocês em Baku novamente para a 7ª edição do evento. Por causa da pandemia, adiamos o evento no ano passado. Graças ao apoio das autoridades estaduais e da IJF, pudemos organizar este prestigioso evento novamente e gostaria de desejar boa sorte a todos os participantes e muita força para vencer. ”

Secretário Geral, Sr. Elmar Babanli.

O Dr. Allan continuou: “Agradecemos o apoio profissional dos organizadores locais e também dos patrocinadores locais. Obrigado a todos por trabalharem juntos, seguindo as regras em torno dos protocolos da Covid. 

Você tem a responsabilidade de defender a integridade do esporte e deste evento. Qualquer tipo de escolha deliberada de desempenho inferior é manipulação da concorrência e deve ser informada a nós. Quem for pego saindo da bolha será disciplinado. Por favor, vamos trabalhar juntos para manter nossa família de judô segura.

Em questões de organização; haverá três tatames para as preliminares, começando ao meio-dia no primeiro dia e às 13h nos dias dois e três. A cerimônia de abertura será às 16h no primeiro dia. ”

Em seguida, seguiu-se um lembrete das regras do judogi e da alocação de patches nas costas dos patrocinadores, antes que o Diretor de Árbitro Chefe da IJF, Sr. Florin Daniel Lascau, falasse para reforçar a ideia de trabalhar juntos para um nível ainda mais consistente, “Caros membros do Comitê Executivo e todos os membros da IJF , voltamos a trazer árbitros de ponta para garantir a arbitragem justa do evento. ” Essa ideia será ainda mais fortalecida quando a Comissão de Arbitragem da IJF e todos os árbitros se reunirem antes do torneio para continuar seu projeto de educação unificada. A sessão será baseada no tapete, como já é prática usual no Circuito Mundial de Judô.

Diretor de Árbitro Chefe da IJF, Sr. Florin Daniel Lascau

O Diretor de Esportes da IJF, Vladimir Barta, conduziu o sorteio: “Prezado Secretário Geral, distintos convidados, bem-vindos ao Grand Slam de Baku”. O Sr. Barta ofereceu um detalhamento estatístico da entrada do evento e passou a conduzir o sorteio para cada categoria.

O Dr. Allan concluiu o sorteio, “Concluímos o sorteio desejando a todos boa sorte e, por favor, mantenham-se seguros. Obrigado."

Com as formalidades atendidas, podemos agora voltar nosso foco para a emoção que temos pela frente, olhando alguns dos detalhes das competições que desfrutaremos a partir de amanhã. 

Com Orujov e Heydarov e Orujov semeados em 3 e 4, respectivamente, com -73kg, eles vão tentar se encontrar na final e produzir um pódio com os dois primeiros colocados exibindo a bandeira do Azerbaijão. Ambos falaram sobre a intensa sensação de estar bem em casa e nenhum abrirá mão da chance de conquistar o ouro facilmente.

Orujov e Heydarov se encontraram na semifinal do Campeonato Mundial de 2019 em Tóquio.

Com + 100kg, podemos ver Rakhimov semeado número 1. É um grande endosso do judô que tenhamos tanta diversidade a ponto de ter o Tajiquistão no primeiro lugar no topo da folha e, como descobrimos no passado, semear é importante e muitas vezes produz um pódio que apóia o sistema. Rakhimov não é a única cabeça-de-chave incomum aqui e entre as 14 categorias de peso, 12 países estão representados no topo, com apenas Alemanha e Israel tendo a segunda cabeça-de-chave no sorteio. Veremos quantos desses hinos nacionais vão tocar no Heydar Aliyev Sport Arena durante o fim de semana.

Não é possível fechar uma lista exaustiva de questões interessantes, mas devemos dar uma olhada em -52kg, incluindo o campeão olímpico de -48kg, Distria Krasniqi de Kosovo. Ela está de volta a uma categoria de peso na qual ela era uma vencedora de medalhas do World Judo Tour regular, antes de seu ciclo de conquista da medalha de ouro olímpica no peso abaixo. Mas ela não está no topo do ranking aqui; aquele lugar é reservado para o britânico Chelsie Giles, vencedor do bronze olímpico em Tóquio e alguém que venceu o precursor de Krasniqi, Kelmendi, no cenário internacional. Para chegar até ela, porém, Krasniqi terá que passar por uma judoca japonesa desconhecida no primeiro assalto rumo à final, onde Giles planeja encontrar quem a alcançar. 

Assista a toda a ação na transmissão ao vivo a partir do meio-dia de amanhã. 

Fotos: Emanuele Di Feliciantonio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada