sábado, 13 de novembro de 2021

Campeonato Europeu Sub 23: Geórgia conquista título histórico nas equipes mistas

Grandes comemorações foram realizadas com a equipe jogando para o alto o técnico Lomeri ZHORZHOLIANI. © Rui Telmo Romão

Nas primeiras rodadas do evento de Equipes Mistas, Geórgia e Hungria derrotaram os adversários França e Romênia por 4 a 2 para chegar às semifinais. Não foi uma tarefa fácil para as equipes Turquia, Rússia, Áustria e Alemanha. 


Todas as quatro equipes venceram três disputas cada uma e foram enviadas para uma decisão que é revelada na telona da arena. Os primeiros na oportunidade de ouro foram Peter THOMAS (GER) e Samuel GASSNER (AUT). Thomas havia vencido a troca anterior, mas a pressão era muito grande e a determinação de Gassner muito forte que a vitória acabou indo para a Áustria. Exatamente no mesmo estilo, a categoria de -57kg foi sorteada para Rússia x Turquia, com Vita MAIDANIK (RUS) determinada a corrigir seu erro anterior e derrotar Hasret BOZKURT para levar seu time à semifinal. 

Após essas rodadas de abertura, fomos direto para as competições de repescagem, onde a França e a Alemanha foram bem-sucedidas e disputaram o bronze.

A primeira semifinal foi entre Geórgia e Hungria e terminou em 3 a 3, o que significa mais um empate aleatório. Com o empate de -73kg, as duas equipes se reanimaram em torno de seus atletas; Luka KAPANADZE (GEO) e SZEREDAS Botond (HUN). Foi uma disputa acirrada com os dois quase marcando várias ocasiões, mas no final foi um ippon inevitável de Kapanadze que colocou sua equipe na final. 

Do outro lado do sorteio, a Áustria enfrentou a Rússia. Apesar do grande esforço da Áustria, este foi um assunto mais direto. Mansur LORSANOV conseguiu a quarta vitória de sua equipe para seguir em frente e enfrentar a Geórgia na final. 

As disputas pela medalha de bronze foram emocionantes, embora a França tenha conseguido suas quatro vitórias para levar a medalha de forma relativamente rápida, foi um cenário diferente para a Alemanha contra a Hungria. Um resultado de 3-3 entregou a agonia de esperar o sorteio aleatório. Foi elaborado, -70kg. OZBAS Szofi (-63kg) pela Hungria e Seija BALLHAUS (-57kg) pela Alemanha se enfrentaram novamente. Com apenas 20 segundos de jogo, Ozbas roubou o espetáculo e tanto a equipe quanto os espectadores explodiram, uma ótima maneira de encerrar o tempo aqui na capital. 

A pressão continuou para Eteri LIPARTELIANI (GEO), mas ao contrário de sua tentativa individual pelo título de Sub-23, ela conseguiu se levantar para ajudar sua equipe e na final venceu a disputa na tentativa final de ouro. A vantagem inicial de 1 a 0 foi frustrada com as vitórias de Armen AGAIAN e Dina GIZATULINA, da Rússia. O atual campeão europeu junior, Nika KHARAZISHVILI, conseguiu igualar o placar e então partimos para a luta feminina de +70kg.

Tanto Sophio SOMKHISHVILI (GEO) e Daria VLADIMOROVA (RUS) tinham estilos e táticas semelhantes que resultaram em dois shidos por peça no placar de ouro, infelizmente foi decidido nos pênaltis, pois ambos continuaram lutando até o final, mas sem sucesso, outra vitória para Geórgia. Coube então à campeã mundial junior Saba INANEISHVILI derrotar o campeão europeu Sub-23, Valeriy ENDOVITSKIY, para evitar o empate. 

Ontem foi um dia amargo e doce para Somkhishvili, que conquistou a medalha de prata na categoria + 78kg, o que a motivou ainda mais a conquistar o título para sua equipe.

Eu estava perdendo a final ontem, então estava muito motivado para vencer essa luta importante para mim, minha equipe e meu país.
Foi um dia de orgulho para Somkhishvili, mas ainda mais para a treinadora feminina, Kakha Motsradze,

Estou muito feliz pela equipe e também pelo Sophio. Ela lutou até o fim e nunca desistiu. Eu a conheço desde que ela era criança. É a primeira medalha de ouro por equipes mistas da Geórgia e estou muito orgulhoso.

Uma pontuação waza ari foi para o placar mais cedo para a equipe Geórgia, e um segundo contra-ataque de Inaneishvili deu à Geórgia o título de Seleção Mista da Europa Sub-23 de forma incrível, e o primeiro ouro para sua equipe mista em qualquer nível.

O técnico masculino Levan ZHORZHOLIANI ficou muito satisfeito com o desempenho da equipe,


Foi meu primeiro torneio como técnico Sub-23 e voltaremos com a medalha de ouro. Isso é absolutamente incrível. Todos os atletas deram o seu melhor e o grande espírito de equipa que demos nos deu a força para o gerir.

Como sempre, o dia todo teve uma atmosfera brilhante e as equipes foram emocionantes de assistir, todas as equipes teriam merecido uma medalha. Um grande parabéns à Team Georgia pelo seu primeiro título de Equipa Mista, à Rússia pela prata e ao bronze, à França e à anfitriã Hungria.

Por: Thea Cowen - EJU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada