quinta-feira, 18 de novembro de 2021

FIJ: Novo sucesso para o judô no Paquistão


O judô tem se desenvolvido com sucesso no Paquistão há vários anos. Apesar do complicado contexto global de saúde, a Federação de Judô do Paquistão (PJF) continua a se estruturar e a oferecer atividades para promover nosso esporte em todo o país. Recentemente, a federação participou ativamente do Dia Mundial do Judô. Desta vez, a PJF organizou uma competição importante, a Copa de Judo do Ministro-Chefe do Jubileu de Diamante do Baluchistão, para ajudar a promover a visibilidade do judô localmente e em todo o território nacional.

De 12 a 16 de novembro de 2021 em Quetta, Baluchistão, no sudoeste do país perto da fronteira com o Afeganistão, a equipe Wapda dominou e conquistou a maioria dos laurels com um total de 10 medalhas de ouro, 3 na categoria masculina e 7 na feminina categorias, no Estádio Ayub. A equipe HEC terminou em segundo lugar.

O campeonato contou com um total de 14 equipes pertencentes a várias províncias, departamentos e cidades diferentes do país e incluiu: Khyber Pakhtunkhwa (KPK), Punjab, Sindh, Baluchistan A e B, Islamabad, Gilgit-Baltistan (GB), Azad Jammu Caxemira (AJK), WAPDA, Ferrovias, Polícia, Marinha e Comissão de Educação Superior (HEC). Um convite especial também foi estendido ao Distrito mesclado (MD) a fim de aumentar a participação.


As competições masculinas foram realizadas em dez categorias de peso diferentes de -50kg a + 100kg, bem como um grupo de peso aberto, enquanto para as mulheres, 8 categorias diferentes de peso de -40kg a -70kg e um aberto ocorreu.

Pela primeira vez na história do Paquistão, um evento de equipes mistas também foi incluído, que foi mais uma vez vencido pela equipe Pak-Wapda, seguido pela Marinha ganhando a prata e KP e HEC dividindo o bronze.


O Sr. Durro Baloch, Diretor Geral do Baluchistan Sports Board, foi o principal convidado na cerimônia de encerramento. Ele declarou: "Agradecemos as lutas da Associação de Judô do Baluchistão, especialmente do Presidente Dr. Bashir Ahmed e do Secretário-Geral da Associação de Judô do Baluchistão, Noor Ahmed, pela promoção do judô no Paquistão. A organização do evento em Quetta, pelo A Federação Paquistanesa de Judô não foi uma tarefa fácil, pois eles tiveram que configurar tudo em um curto período de tempo devido à situação global da saúde, mas este evento tem sido um grande sucesso. ”

A PJF também aproveitou a oportunidade para conduzir um seminário e exame de arbitragem nacional de 3 dias, de 9 a 11 de novembro. A federação declarou: “Foi uma boa oportunidade para aprender, trocar e esclarecer todos os aspectos relacionados com a competição e arbitragem de judô. Isso nos ajudará a continuar nossas atividades em harmonia, mostrando uma imagem positiva do judô em nosso país”.


As condições podem ser difíceis para todos e talvez ainda mais naquela região do mundo, mas nada impede o desenvolvimento do judô, que continua crescendo no Paquistão a um ritmo que inspira admiração. Aos poucos, a federação nacional vai colocando em prática as estruturas e atividades que já lhe permitem vislumbrar dias felizes nos próximos anos. O bem-estar mútuo e a eficiência máxima nunca foram tão precisos como no Paquistão.

Por:  Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada