sábado, 6 de novembro de 2021

Grand Slam de Baku: No dia 2, a caça pelo Ippon


É sempre intrigante ter conversas profundas com os verdadeiros praticantes do judô, aqueles que entendem todas as nuances das regras e já desempenharam sua parte em cada setor da comunidade do judô, em um momento ou outro.

Tonino Chyurlia é o Secretário da Comissão de Arbitragem da IJF e usa um 7º dan ao redor do lixo, cortesia de uma carreira que inclui arbitragem em Jogos Olímpicos e campeonatos mundiais. 

“Ontem fiquei surpreso com a qualidade do judô, mas hoje está em um nível ainda mais alto e me surpreendi novamente. Na verdade agradeço aos treinadores. Sem eles não podemos ter esse judô bacana e a atitude linda que vemos, agora da grande maioria. No passado, vimos atletas esperando que a oposição fizesse shido, mas esta geração agora tem uma atitude positiva, procurando bons kumi-kata e nage-waza. Eu vejo vários jogadores agora continuando a atacar, mesmo liderando a luta por waza-ari, realmente caçando o ippon.

Para os árbitros, vejo que estão mais atentos. Eles não têm escolha, por causa do nível de atividade. Não houve muitas disputas pelo placar de ouro, mas aqueles que lá estiveram mereceram a prorrogação. Competições realmente acirradas estão oferecendo pontuação ou mesmo shido, mas ainda continuam em um ritmo, entregando judô de alta qualidade. A maioria dos períodos de pontuação de ouro estão terminando com uma pontuação positiva dos jogadores ativos. "

Os primeiros dois dias trouxeram foco obrigatório para todos os árbitros.

“Para refletir o bom trabalho dos treinadores e atletas estamos vendo pouquíssimas penalidades para o falso ataque. Com todos trabalhando juntos para cumprir as regras temos todos no caminho certo para o judô da mais alta qualidade, apresentando muito bem o nosso esporte. 

Juntos, somos uma família, não partes separadas, como oficiais, árbitros e atletas. Somos todos judocas e devemos ter orgulho do nosso produto. Eu vi o-uchi -gari muitas vezes hoje, mas aplicado de quatro ou cinco maneiras diferentes, mostrando que existe um estudo genuíno do judô em todo o mundo e este é um produto que vale a pena comercializar. 

Vimos mais do que apenas o judoca japonês usando ne-waza e outros países estão derrotando os japoneses agora no chão e isso significa que a atitude é muito positiva em relação ao treinamento em ne-waza e torna nosso judô mais completo. "

Haydarov ganha bronze em ne-waza para o país anfitrião

"Eu vi o sode-tsuri-komi-goshi, de Tomokiyo (JPN) contra Zaborosciuc (MDA) de -81kg e ele ficou em pé o tempo todo. Foi tão perfeito, como um kata e ter esse nível de técnica sendo aplicado no O World Judo Tour é incrível. "

Tomokiyo (JPN) entregando judô controlado e clássico.

“Hoje, no geral, está mais explosivo do que ontem e eles estão realmente prontos para lutar. Acho que todos já estavam aquecidos para o evento. 

A colaboração entre os treinadores e a Comissão de Arbitragem é muito melhor agora do que nunca. Estamos recebendo muito poucos ou nenhum pedido de treinadores para revisar as lutas após o término. Este é mais um sinal de que estamos caminhando na direção certa. ”

Tonino Chyurlia está satisfeito com esta jornada de judô, com a técnica sendo exibida no tatame, com o desenvolvimento acontecendo entre treinadores e árbitros e principalmente com a atitude de todos em chegarem prontos para a caça ao ippon. Este é o foco de todos e realmente mostra.

Fotos: Emanuele Di Feliciantonio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada