quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CBJ promove palestra sobre integridade no esporte aos atletas, técnicos, árbitros e staff do Brasileiro Sênior


Os Campeonatos Brasileiros Sub-21 e Sênior realizados pela CBJ têm oferecido aos atletas, técnicos, árbitros e staff uma experiência completa. Não apenas competitiva, mas também técnica e educacional. Após as competições, o programa do evento conta com treinamentos de campo e palestras educacionais do programa de Integridade da CBJ.  

Nesta terça-feira, 24, os participantes do Brasileiro Sênior feminino, depois de competirem e treinarem, voltaram ao tatame para aprender um pouco mais sobre temas relacionados à integridade, como abuso, assédio, racismo, manipulação de resultados e doping no esporte. Cerca de 100 pessoas envolvidas com o evento - atletas, treinadores, árbitros, dirigentes, staff -  assistiram à palestra “Integridade no Esporte”, ministrada pelo dr. Paulo Schmitt, consultor de integridade da CBJ.  

Schimitt abriu o bate-papo com o grupo explicando o que é manipulação de competições, seus riscos e prejuízos ao esporte e como agir em situações desse tipo. Em seguida, ele abordou o tema sensível do abuso e assédio e destacou a importância da denúncia para proteger os atletas. 

“As coisas acontecem e as pessoas não falam, guardam para uma vida toda e a gente não pode deixar isso acontecer. Esporte não pode ser um ambiente assim. É importante que vocês saibam identificar, se sentirem algo que lhes tragam desconforto, desconfiança, conversem com as autoridades, façam denúncias que sejam anônimas, conversem com seus pais, suas famílias. É preciso falar! A CBJ e o COB têm canais de denúncia que são externos. Então, vocês podem ficar à vontade para denunciar, relatar, reportar esses problemas. Os canais são independentes e as vozes de vocês serão ouvidas”, explicou. 

Doping 

A palestra abordou também os riscos referentes ao doping, como previnir e as consequências que o doping pode trazer à carreira do atleta. Schimitt explicou sobre a utilização de medicamentos e suplementos, alertando para a necessidade de consulta ao médico do esporte antes de usar qualquer subtância.  

“O atleta é responsável por tudo que ingere. O mais importante é a gente previnir. O atleta corre muitos riscos. Nossa intenção aqui é tentar minimizar esses riscos para que ninguém passe por isso. Eu não quero que vocês decorem a lista de substâncias proibidas. Eu quero que vocês perguntem: eu posso usar isso?”, pontuou.  

Para ajudar a esclarecer dúvidas, a CBJ produziu um Guia Antidoping para Atletas com informações didáticas sobre a prevenção ao doping. Clique aqui e leia. INFORME-SE! 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada